segunda-feira, 11 de março de 2013

Já pode inscrever o seu projecto no Green Project Awards Portugal

É oficial: já pode inscrever o seu projecto no Green Project Awards Portugal


Seis meses depois da cerimónia de entrega de prémios do Green Project Awards 2012, arrancou ontem oficialmente uma nova edição – e uma nova oportunidade para os interessados inscreverem os seus projectos sustentáveis.
Veja aqui os formulários.
O GPA Portugal 2013 foi ontem apresentado, no Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa (sede da CPLP) e reuniu governantes, empresários, jornalistas e inovadores da lusofonia. “No hemisfério Sul, 240 milhões de pessoas comunicam em português. O GPA assume-se como um agente da cooperação económica no espaço lusófono”, explicou o presidente da GCI e um dos organizadores da iniciativa, José Manuel Costa.
Outro dos organizadores, Nuno Sequeira, presidente da Quercus, admitiu que os 800 projectos inscritos desde a primeira edição foram surpreendentes mas também a prova que o GPA é “um bom exemplo de projecto agregador da sociedade”. Finalmente, Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o terceiro organizador, assumiu que a iniciativa “ainda está a consolidar-se”, mas é uma “montra de ideias assentes na inovação, com potencial de chegar ao mercado”.
“É bom ver espaços informativos e programas dedicados à Economia Verde, em Portugal”, continuou Lacasta. A mensagem caiu que nem uma luva ao orador seguinte, António José Teixeira, director da SIC Notícias que, há um mês, apostou num programa diário sobre a Economia Verde.
“A Economia Verde é a política de futuro para todos”, explicou o jornalista. O Economia Verde, de resto, resulta de uma parceria da estação da Impresa com o Green Savers e o Green Project Awards, pelo que é normal que projectos revelados pelo GPA possam estrear-se, em formato TV, no canal 5 do Cabo.
Numa apresentação onde o empreendedorismo, a inovação e a economia verde foram algumas das palavras-chave, não faltou a relevância do Mar no novo GPA ou a importância dos jovens no desenvolvimento sustentável.
“Os jovens preocupam-se com o ambiente. No âmbito do projecto Inova, nunca me esquecerei de um jovem de 17 anos que afirmou, à minha frente, que o seu projecto iria poupar €1000/mês à sua escola”, concluiu Alexandre Mestre, secretário de Estado do Desporto e Juventude.
Este ano, de resto, o GPA volta a repetir a categoria Iniciativa Jovem, que estará directamente ligada ao Projeto80, uma iniciativa que pretende dinamizar as associações de estudantes do ensino básico e secundário e do qual já aqui falámos.
Também o Prémio Melhor Obra Original GPA, patrocinado pela Sociedade Ponto Verde, volta a fazer parte desta edição do movimento. Saiba mais neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário