segunda-feira, 11 de março de 2013

I Workshop de Técnicas de Construção em Tabique

 



Desde 2001 que a Palombar tem vindo a desenvolver trabalho no sentido de contribuir para a recuperação, conservação e revitalização dos pombais tradicionais na região Nordeste de Portugal (distritos de Bragança e Guarda). Nesse processo, tem-se vindo a salvaguardar um conjunto de técnicas de construção tradicional através da sua transmissão a todos os voluntários e visitantes que colaboram com a Palombar.
Acreditamos, pois, na importância da formação técnica, pelo que temos vindo a organizar workshops de construção com materiais tão variados como cal, pedra, terra e tabique.

Pode visitar o nosso website www.palombar.pt e visualizar informações das edições anteriores.
Este workshop tem por objectivo convidar artesãos locais que, juntamente com os técnicos da Palombar, partilharão conhecimentos e experiências a nível das técnicas de recuperação e/ou construção em tabique. Pretendemos, acima de tudo, promover um momento único de troca de ideias e de experiências.
O workshop terá essencialmente uma componente prática, a ser realizada no Centro de Interpretação de Pombais Tradicionais, na antiga escola primária da aldeia de Uva. Aí, os participantes poderão experienciar as técnicas tradicionais de construção de tabique  - uma estrutura resistente de madeira conjugada com acabamentos em terra e cal - utilizadas em Trás-os-montes e Alto Douro.
Este curso está direccionado a: público em geral interessado em saber mais sobre arquitectura tradicional, profissionais e técnicos de construção, bioconstrutores.
Observação: Nenhuma experiência prévia necessária.

 

PROGRAMA: http://www.palombar.pt/eventos/i-workshop-de-tecnicas-de-construcao-em-tabique-319098104/programa-1118424122/
INFORMAÇÕES: http://www.palombar.pt/eventos/i-workshop-de-tecnicas-de-construcao-em-tabique-319098104/informacoes-1980358724/
INSCRIÇÕES: http://www.palombar.pt/eventos/i-workshop-de-tecnicas-de-construcao-em-tabique-319098104/inscricoes-1629584852/

Nenhum comentário:

Postar um comentário