segunda-feira, 4 de março de 2013

Candidaturas Programa Grundtvig_Voluntariado Sénior


A LPCC anuncia, no seu site, a abertura de candidaturas ao Programa Grundtvig, Senior Volunteer Project entre o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro e a A.V.O. Torino até ao dia 28 de Fevereiro.

No âmbito da União Europeia foi lançado o Programa Aprendizagem ao Longo da Vida.

Este Programa tem como objectivo principal a contribuição para o desenvolvimento da União Europeia enquanto sociedade baseada no conhecimento, através dos intercâmbios e da cooperação, pretendendo oferecer diversos tipos de aprendizagem a pessoas de todas as idades. O GRUNDTVIG é um dos subprogramas deste programa.

Em particular, o GRUNDTVIG visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação de adultos. No contexto do GRUNDTVIG encontram-se os projectos de voluntariado sénior. O voluntariado é cada vez mais reconhecido como um meio de aprendizagem informal válido.

Em 2012, enquanto parceira da AVO Piemonte, a LPCC-NRS candidatou-se, com um projecto de voluntariado sénior a este programa, o projecto LIFE.

A LPCC-NRS participa, como parceira, no Projecto LIFE pois acredita na ideia de que o voluntariado é uma forma importante de aprendizagem não formal que se deve basear na troca de diálogo entre organizações similares com práticas e metodologias diferentes, oferecendo aos seus voluntários uma maior consciência da dimensão europeia na qual estão inseridos.

Pelo entrecruzamento de enriquecimento mútuo, como também pela oportunidade de crescimento individual do voluntário sénior, a LPCC-NRS considera importante conceder aos seus voluntários a possibilidade de viverem novas experiências no contexto do trabalho para o sector social de assistência.

Fonte: www.pop.eu.com, em 04 de Março de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário