segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PORTAL DE EMPREENDEDORISMO SÓ PARA ELAS



O projeto «Eva» é uma nova plataforma de empreendedorismo com o objetivo de apoiar a criação de empresas geridas por mulheres. O programa, financiado pelo QREN, já deu origem a 6 empresas.
A TecMinho, interface da Universidade do Minho, acaba de lançar o portal «EVA - Empreendedorismo Feminino de Valor Acrescentado», uma plataforma de empreendedorismo só para elas. 

A partilha de experiências sobre a criação de empresas geridas por mulheres e o lançamento de redes e parcerias para o desenvolvimento e sustentabilidade de negócios são objetivos da nova plataforma. 

O projeto «EVA», implementado no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano do QREN,  pretende estimular as mulheres para a criação de empresas, potenciando o empreendedorismo inovador e qualificado para o desenvolvimento da economia regional. 

«Esta iniciativa vem responder à fraca percentagem de mulheres nas iniciativas de criação de empresas, sobretudo naquelas baseadas em conhecimento intensivo e tecnologia», sublinha Paulo Silva, coordenador do projeto.

Ao abrigo do projeto já foram criadas seis empresas: Alnutri - Nutrimos a Vida, Braga Pop Hostel, Carla Luz Design, Gaveta de Encantos - Consultoria e Organização de Eventos, Metro Cúbico Digital e Sound Tailors.

Os novos projetos empresariais tiveram apoio financeiro - prémios de cinco mil euros para o lançamento das empresas - e também ao nível da formação e consultoria em diferentes áreas inerentes à criação de um negócio como a gestão, tecnologias de informação e comunicação ou relacionamento interpessoal. «Espera-se a abertura de candidaturas a financiamento para a implementação de uma nova edição», acrescenta Paulo Silva, da TecMinho. 

O lançamento do portal corresponde à fase final do projeto «Eva». «Este último passo consiste em criar uma rede interempresarial para facilitar a troca e disponibilização de informação entre as empresas, nomeadamente sobre oportunidades de formação, de intervenção em novos mercados, de financiamento da atividade e possibilidade de negócios conjuntos entre os elementos da rede», explica Paulo Silva, da TecMinho.

projeto «Eva», a ser implementado durante três anos, contempla três componentes: formação, apoio à criação e arranque do negócio e o lançamento de uma rede de empresas. 

POR ANA LUÍSA OLIVEIRA 08/10/2012 12:35

Nenhum comentário:

Postar um comentário