sábado, 6 de outubro de 2012

Aplicação ajuda crianças a falar

Ideia de três jovens conquistou o público em concurso do Santander
 Totta e ganhou uma menção honrosa


As alterações na fala, provocadas pelo uso da chucha, de uma afilhada de Cristiana Monteiro levou a estudante de ciências farmacêuticas a questionar duas amigas - Célia e Diana, ambas terapeutas da fala - sobre quais os produtos existentes no mercado para evitar e corrigir o problema, e face à ausência de material digital, as jovens desenvolveram a aplicação ‘Linguinhas’.
Trata-se de uma aplicação para ‘smartphones’ e ‘tablets’ que ajuda os pais a estimular os filhos. "A aplicação tem duas componentes: ‘o estudar’ e ‘o brincar’. O estudar dirige-se aos pais e profissionais e consiste numa biblioteca de informação na área de interesse. Por sua vez, o brincar dirige-se à criança, porque possui jogos didácticos".
A colocação da aplicação no mercado será feita através de uma empresa a ser criada, que se dedicará ao desenvolvimento de programas lúdicos e tecnológicos para crianças com alterações de desenvolvimento.
"De acordo com um questionário feito para pais e profissionais de saúde e educação o produto teve uma boa aceitação, aliás estes referiram que os seus filhos/alunos adoram tudo o que passa por alta tecnologia. Em serviços de consultoria têm-nos dado um feedback positivo por ser algo inexistente no mercado nacional", adiantam as três promotoras do Linguinhas.
A ideia mereceu uma menção honrosa no iUP25K, um concurso de Ideias de Negócio organizado pelo Banco Santander Totta e pela Universidade do Porto, ao ser eleito pelo público como o melhor projecto em competição.
Além do desenvolvimento de material de ajuda à correcção de eventuais problemas, as jovens estão também empenhadas em actuar junto das farmácias para que estas possam prestar o melhor aconselhamento possível aos pais, no momento da compra de chuchas e biberões para bebés. "Alguns destes produtos influenciam negativamente o de- senvolvimento das estruturas orais e, portanto, provocam alterações de fala", explicam as duas terapeutas.
Cristiana, Célia e Diana já têm planos para o futuro - desenvolver uma plataforma online na área do desenvolvimento oral e da fala para ajudar crianças e jovens com dificuldades nestas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário