sexta-feira, 3 de maio de 2013

Já ouviu falar do projeto READI?




30.04.2013 - Compete, 29-04-2013
Apoiado pelo COMPETE no âmbito das Acções Colectivas, o projeto READI (Regiões, Energia, Ambiente, Desenvolvimento e Inovação) disponibiliza uma ferramenta de autodiagnóstico energético para a sua empresa.
1. Enquadramento

O projeto READI visa desenvolver um conjunto de ações comum para o tecido económico das Regiões Norte e Centro de Portugal, centrados nas áreas da Energia e Ambiente.

Estas ações focam-se na promoção e difusão de práticas e conhecimentos tendentes a um modelo de desenvolvimento sustentado, através do qual a competitividade das empresas se inicia pela utilização racional da energia. Seja pela introdução de medidas internas de eficiência energética, seja pela procura de alternativas em termos de energias renováveis, culminado na adoção dos sistemas mais avançados em termos de práticas ambientais.

O projeto READI foi apoiado pelo COMPETE no âmbito do SIAC | Sistema de Incentivos às Acções Colectivas e envolveu um investimento elegível de 334 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 233 mil euros.

2. Ficha Resumo

Designação: READI - Regiões, Energia, Ambiente, Desenvolvimento e Inovação.  
                
Domínio de Intervenção: Energia, Ambiente e Responsabilidade Social.

Área(s) de Intervenção:
  • Eficiência e diversificação energéticas.
  • Ambiente e desenvolvimento sustentável.

Área(s) de Projeto:      
  • Promoção e difusão de novas oportunidades de produção de energias renováveis.
  • Campanhas de sensibilização para a eficiência energética.
  • Preparação de empresas para novos requisitos comunitários e nacionais.
  • Sensibilização para novas práticas ambientais em empresas.

Objetivos:
  • Promoção do desenvolvimento sustentável, na vertente da política energética e do plano de combate às alterações nas Regiões Norte e Centro do país.
  • Melhoria da competitividade do tecido empresarial (das duas regiões) através da promoção da adoção dum modelo de desenvolvimento alicerçado na utilização racional da energia e no respeito pelo ambiente.
  • Operacionalização da iniciativa Smart Energy.

Parceiros:
  • CEC | Conselho Empresarial do Centro.
  • CCIC | Câmara do Comércio e Indústria do Centro.
  • UERN | União das Associações Empresariais do Norte.

3.  Missão

O Projecto READI  (Regiões, Energia, Ambiente, Desenvolvimento e Inovação) foi uma iniciativa que teve lugar entre Janeiro de 2009 e Junho de 2012, tendo sido liderada pela Câmara do Comércio e Indústria do Centro (CCIC), em parceria com a União das Associações Empresariais do Norte (UERN), corporizando a estratégia definida no âmbito da iniciativa Smart Energy. Teve como objetivo dinamizar o tecido económico das regiões Norte e Centro de Portugal, através de um conjunto de iniciativas destinadas a promover e difundir práticas e conhecimentos para o desenvolvimento sustentado e uma maior competitividade das empresas.

4. Atividades

- Seminários
O ciclo de seminários READI percorreu as principais cidades das Regiões Centro e Norte de Portugal, confrontando em cada sessão diferentes grupos de consumidores de energia com os diferentes tipos de energia.

Os 11 seminários realizados juntaram perto de 400 pessoas - provenientes de  empresas, agentes na envolvente empresarial, centros de conhecimento e administração pública – com o objetivo de estimular a discussão, aprendizagem e incorporação de abordagens diversificadas ao nível da eficiência energética, atualização perante a legislação nacional e comunitária, utilização das energias renováveis e adoção de novas práticas ambientais.
Estiveram ainda envolvidos oradores de 35 entidades.

- Ferramenta de Autodiagnóstico Energético
A Ferramenta de Autodiagnóstico Energético criada no âmbito do projeto foi concebida como instrumento de fácil utilização para PME da indústria, comércio e serviços. 

O objetivo foi claro: proporcionar um meio para que qualquer empresa possa fazer uma avaliação rápida da sua situação em termos energéticos e proporcionar sugestões de melhoria. A ferramenta é de utilização gratuita e está disponível em 
www.projectoreadi.com

- Experiência
A Experiência Rua do Comércio/Praça da Indústria envolveu 40 empresas das Regiões Centro e Norte de Portugal.

Partindo da ferramenta de autodiagnóstico energético, foi realizada uma auditoria mais aprofundada, tendo em vista obter uma fotografia da realidade da maioria das PME e microempresas daquelas regiões e promover a adoção de medidas numa área fundamental para a competitividade das empresas dos dois sectores.

Na Região Centro, a Experiência decorreu no Parque Industrial Manuel da Mota, em Pombal, e na zona comercial envolvente da Rua Direita, em Viseu.

Na Região Norte, a Experiência decorreu na zona comercial envolvente da Rua de Santo António em Chaves e na Zona Industrial de Bragança (Alto das Cantarias).
O relatório desta Experiência está disponível em www.projectoreadi.com.

5. Resultados

Sucintamente, o projeto READI conseguiu:

  • Promover e difundir práticas e conhecimentos tendentes a um modelo de desenvolvimento sustentado, no qual a competitividade das empresas começa na utilização racional da energia, seja pela introdução de medidas internas de eficiência energética, seja pela procura de alternativas em termos de energias renováveis, e acaba na adoção do que existe de mais avançado em termos de práticas ambientais.
  • Transpor para o tecido empresarial, nomeadamente dos sectores comercial e industrial, de metodologias de autodiagnóstico energético e ambiental, bem como de aplicação de medidas relacionadas com os resultados do mesmo.
  • Realizar ações piloto de demonstração em ruas e áreas de localização empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário