segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Comissão Europeia lança duas iniciativas para apoiar startups

Comissao Europeia lanca duas iniciativas para apoiar startups

Publicado em 29 de Janeiro de 2014
A Comissão Europeia (CE) irá lançar duas novas iniciativas de apoio às startups: um programa de aceleração e umthink thank, anunciou Neelie Kroes, Vice-Presidente da CE, no passado dia 23 de Janeiro, aproveitando a presença no Fórum Económico Mundial, em Davos.
O novo programa de aceleração intitula-se ‘Startup Europe Partnership’ e inspira-se na iniciativa semelhante lançada nos EUA, a ‘Startup America’. O seu objectivo é apoiar as startups europeias a ultrapassar os constrangimentos regionais e a tornarem-se verdadeiramente globais. Para tal, o programa de aceleração baseia-se numa plataforma online que irá ligar empreendedores, mentores e aceleradores. 

A plataforma oferecerá serviços essenciais para empreendedores digitais a preços reduzidos, como descontos no Google Adwords ou Salesforce. Através da plataforma, será também possível obter apoio no recrutamento de colaboradores e na obtenção de estágios em empresas participantes. Outro objectivo do programa é facilitar o recrutamento de novos clientes e a expansão das startups para novos mercados.

A ‘Startup Europe Partnership’ será coordenada pela Mind the Bridge Foundation e pela Nesta, uma fundação britânica para a inovação.

A segunda iniciativa anunciada pela Comissão Europeia é um grupo de reflexão designado ‘European Digital Forum’. Esta iniciativa, coordenada pelo Lisbon Council e pela Nesta, pretende dar voz aos empreendedores de base tecnológica e à economia digital europeia. Nesse sentido, está prevista a realização de um fórum digital, com periodicidade anual, que reunirá empreendedores de destaque nas áreas das tecnologias da informação em conjunto com decisores políticos, no sentido de reflectir sobre os desafios que se colocam à economia digital na Europa. Adicionalmente, o ‘European Digital Forum’ produzirá o índice ‘European Digital Economy Index’, com um ranking dos países europeus no que diz respeito à área de economia digital. 

De acordo com Neelie Kroes, Vice-Presidente da Comissão Europeia, «a Europa precisa de startups prósperas e de empresas de Internet globais para se voltar a tornar num centro global de crescimento». Para a Comissão Europeia, as duas iniciativas apresentadas têm a mais-valia de articular diversas entidades, como empresas, universidades, responsáveis na área da tecnologia e instituições financeiras. Algumas das empresas que se associaram à iniciativa são a Telefónica, a Orange, o BBVA e o European Investment Bank.
Mais informação sobre a ‘Startup Europe Partnership’.
Mais informação sobre o ‘European Digital Forum’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário