sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Empreendedores premiados


De Luísa Dâmaso
Semana nº 1079 de 25 a 31 de Julho de 2012


 
Na VIII edição do Concurso de Ideias, a NET – Novas Empresas e Tecnologias distinguiu três projectos inovadores

No âmbito da VIII Edição do Concurso de Ideias, patrocinado pela InovCapital, a NET – Novas Empresas e Tecnologias (BIC Porto) anunciou os três projectos inovadores que se destacaram na competição.

As áreas de tecnologias da informação, inovação no sector tradicional e saúde foram as que serviram de base aos projectos vencedores. O primeiro lugar foi atribuído ao Teco Planner, um projecto de empreendedorismo social, com preocupações ambientais e de sustentabilidade, que consiste num calculador de itinerários nacionais para transportes públicos. 


Publicidade
O segundo lugar coube ao projecto Toys 4U – Ecological & Natural Wood Toys, brinquedos didácticos e ecológicos de madeira natural com produção local. O terceiro lugar foi ocupado pelo projecto Clinic+A, um centro clínico que combina métodos complementares de diagnóstico e tratamento com os últimos desenvolvimentos em medicina funcional e biológica.

Estes três planos de negócio, seleccionados entre os nove finalistas por um júri constituído por representantes da NET (BIC Porto), da InovCapital, do IAPMEI e da Agência de Inovação (Adi), vão agora constituir empresas.

O projecto Teco Planner propõe-se ajudar a fazer o planeamento de viagens em transportes públicos em Portugal, criando um local único onde todas as viagens podem ser planeadas. A sugestão dos autores do projecto é que se lide com o problema de uma forma colaborativa e economicamente sustentável, envolvendo operadores, autoridades reguladoras, utilizadores, sector empresarial e comunidade em geral.

O projecto surgiu como resposta às dificuldades que os mais de 2,2 milhões de utilizadores de transportes públicos enfrentam nas suas deslocações, especialmente as que envolvem diferentes cidades. Esta questão torna-se especialmente pertinente numa altura em que as condições económicas do país e o preço dos combustíveis levam muitos portugueses a deixar de utilizar o transporte individual.

O Toys 4U – Ecological & Natural Wood Toys assenta num conceito inovador de brinquedos didácticos e ecológicos feitos de madeira natural. O funcionamento desta empresa deverá passar pela criação de uma rede para avaliação interactiva dos brinquedos, através de parcerias com IPSS, e para recolha de matéria-prima e produção de componentes, através de parcerias com a indústria de carpintaria local.

O objectivo máximo dos autores do projecto é a internacionalização e a exportação dos produtos, associando à divulgação e à comercialização internacional dos seus produtos as novas tecnologias da comunicação.

O projecto Clinic+A deverá materializar-se num centro clínico com um serviço diferente, exclusivo e inovador, que tem como objectivo combinar métodos complementares de diagnóstico e tratamento com os últimos desenvolvimentos em medicina funcional e biológica. A ideia é atenuar os efeitos de doenças crónicas incapacitantes.

O Concurso de Ideias da NET desenvolveu-se em três fases. Após a recepção das candidaturas, foram seleccionadas as 10 melhores ideias, que durante três meses receberam apoio técnico da NET para o desenvolvimento dos respectivos planos de negócios. Numa segunda fase, foram apresentados e seleccionados os três melhores planos de negócio. Nesta última fase, as ideias vencedoras têm acesso directo ao EIBTnet, programa de apoio à criação e consolidação de empresas inovadoras e de base tecnológica, promovido pela NET e co-financiado pelo ON.2 – O Novo Norte e pelo QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário