sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ideias que saltam da universidade para o mercado



Fraunhofer Portugal Challenge recebeu soluções para problemas em várias áreas vitais

2012-08-02
ideias podem ser ligadas à energia, a saúde, a educação, ambiente, transportes e comunicações
ideias podem ser ligadas à energia, a saúde, a educação, ambiente, transportes e comunicações
Da universidade para o mercado: é este o mote do concurso de ideias Fraunhofer Portugal Challenge (FPC), dirigido a estudantes e investigadores de universidades portuguesas e que pretende incentivar e premiar a“investigação científica de utilidade prática”.

A competição, cujo período de candidaturas já terminou, é promovida pelo centro de investigação Fraunhofer AICOS e lançou aos estudantes e investigadores das universidades nacionais o “desafio” de apresentarem ideias inovadoras, úteis e com potencial de mercado. O objectivo é potenciar o conhecimento adquirido nas universidades e premiar aqueles cujo estudo ou investigação estão orientados para soluções práticas que possam, no final, ser usadas para melhorar o quotidiano das pessoas e das organizações.
Lançado o desafio, o FPC recebeu candidaturas de universidades de todo o país, sendo que as ideias apresentadas deviam ter como base uma tese de mestrado ou doutoramento desenvolvida pelo candidato. O júri mostrou-se impressionado com a qualidade dos trabalhos recebidos, tanto pela “utilidade prática” das ideias como pelo conhecimento técnico demonstrado pelos concorrentes.

As ideias apresentadas exploram soluções para problemas em várias áreas vitais da nossa sociedade, como a energia, a saúde, a educação, ambiente, transportes e comunicações. As ideias vencedoras desta edição serão apresentadas publicamente a 25 de Outubro, no evento de encerramento do concurso.

As duas anteriores edições do FPC, lançado em 2010, revelaram algumas ideias com grande potencial de mercado e com possibilidade de implementação. Entre as ideias premiadas encontravam-se, por exemplo a criação de um mercado electrónico de teleradiografia que permite melhorar o acesso da população aos serviços de radiologia, com mais rapidez e custo mais baixos (2011); um pequeno dispositivo de comunicação wireless que consegue funcionar sem bateria, indo buscar energia a ondas electromagnéticas (2011); um sistema de inteligência artificial que é capaz de substituir, e com melhores resultados, os seres humanos na análise e na gestão de produtos financeiros (2011); uma aplicação para smartphones que consegue rapidamente prever o avanço de um determinado incêndio florestal (2011) ou um novo modelo de acesso à informação médica por parte dos profissionais da saúde, garantindo mais segurança e flexibilidade (2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário