domingo, 15 de dezembro de 2013

A sua empresa usa o Networking para vender mais?


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Por: José de Almeida
Saber  ouvir, empatia, rapportNas vendas, como em tudo na vida, quanto mais pessoas conhecemos, mais portas temos a possibilidade de abrir.
As pessoas gostam de fazer negócio com as pessoas que conhecem e em quem confiam.
Gostam, acima de tudo, de recomendar apenas as pessoas em quem confiam.
O processo de "Networking" ou de criar e dinamizar uma rede de contactos é um dos mais valiosos para a actividade comercial.
A verdade é que, se olhar à sua volta, as pessoas que possuem uma vasta rede de contactos raramente estão desempregadas por muito tempo. São também aquelas que conseguem entrar em clientes nos quais muitas vezes os outros não conseguem.
Manter uma rede de contactos não é tarefa fácil, é algo que envolve investimento de tempo e acima de tudo um processo de "Networking" organizado e sistemático.
Um dos maiores erros que vejo frequentemente é o facto de os comerciais despenderem tempo e energia com pessoas que não vão constituir nenhuma mais-valia neste processo.
Mesmo quando os vejo nos eventos, onde supostamente seria a altura ideal para conhecer novas pessoas, têm tendência a associar-se a pessoas que possuem uma rede de contactos muito fraca ou até inexistente.
Quando fazemos "Networking" temos de pensar sempre: “Qual a mais-valia do contacto que estou a estabelecer?”
Não nos adianta de nada estarmos a investir tempo com pessoas que não sejam uma mais-valia para a nossa actividade.
Será com certeza uma atitude um pouco egoísta. Mas temos de pensar que o tempo que temos não é infinito. À semelhança dos nossos recursos financeiros, temos de o saber investir para termos os melhores resultados possíveis.
O nosso objectivo será investir tempo com pessoas que nos possam ajudar em termos comerciais ou profissionais.
Uma das questões que nos colocam habitualmente nos cursos é: "Então qual o melhor sítio ou sítios para conhecer as pessoas que nos interessam neste âmbito?"
O local ideal dependerá da nossa área de negócio. Temos de olhar à volta e pensar onde podem estar as pessoas que nos podem ajudar.
Onde é que posso conhecer potenciais clientes ou potenciais contactos para a minha rede?
Depois de termos determinado os sítios ideais, temos de pôr mãos à obra e começar a conhecer as pessoas nesses meios.
Mas lembre-se sempre.
As pessoas com as melhores redes de contactos entendem que um dos princípios mais básicos do "Networking" é o factor "reciprocidade".
Temos de dar algo para receber algo.
Seja a nossa experiência para os ajudar a resolver um problema, seja colocá-los em contacto com um contacto nosso que lhes interesse, ou qualquer outra coisa que eles precisem e nós possamos providenciar.
Nestes processos temos de semear para colher.
Comece já hoje. Olhe à sua volta e veja onde é que poderá angariar mais contactos para a sua rede.
Algumas sugestões:
- Câmaras de comércio
- Associações empresariais
- Conferências / Congressos
- Encontros de profissionais
- BNI (www.bni.pt)
- Sites de "Networking" (ex: www.linkedin.com)
Venha fazer networking de copo na mão e celebrar os 10 anos da Ideias e Desafios, num ambiente informal e descontraído.
Assista já ao Vídeo da última edição do cocktail onde estiveram presentes mais de 150 empresas:

Mais informações e inscrições:
http://www.ideiasedesafios.com/workshop/ideias-e-desafios-unplugged-business-networking-cocktail/

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