quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

3º Congresso APECATE


3º Congresso APECATE

A APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos organiza o seu 3º Congresso nos próximos dias 6 e 7 de Fevereiro de 2015. Terá lugar no Altis Grand Hotel, em Lisboa.
Os temas escolhidos para este 3º Congresso decorrem das novas realidades criadas pela aplicação da Directiva Europeia para os Serviços e da importância crescente, para as empresas e para os seus clientes, da qualificação e da certificação como formas de diferenciação da oferta no mercado global. O apoio às empresas na compreensão do novo QREN e o debate de questões sectoriais completam um programa que se pretende vivo e participado por todos os congressistas.
No 1º Painel – Liberalização e concorrência – Sociedades comerciais e entidades sem fins lucrativos: águas turvas ou regras claras? será debatida uma questão complexa, polémica e muito pertinente para todos os empresários do Sector dos Serviços: as relações entre o processo em curso de liberalização da actividade económica e as relações de concorrência que esta liberalização gera entre os diferentes tipos de players (sociedades comerciais e entidades sem fins lucrativos), que operam no mesmo mercado, com oportunidades desiguais e regimes fiscais diferenciados.
Trata-se de um problema que atravessa e afecta todo o sector, incluindo o Turismo que, recentemente, deixou de constituir excepção a este estado de coisas.
Para o analisar sob o ponto de vista fiscal e económico, contamos, respectivamente, com a presença de dois reputados oradores que dispensam apresentação: o Dr. António Lobo Xavier, jurista e fiscalista, e o Professor Augusto Mateus, economista e docente do ISEG.
A dimensão europeia desta temática ser-nos-á trazida por Pedro Carrasco, Doutor em Direito, CEO da empresa ISOAventura e Vice-Presidente da ANETA (Associação Nacional de Empresas de Turismo Activo de Espanha).
No 2º Painel - O barato pode sair caro: valor de mercado da qualidade e da certificação -, mantendo o foco nas condições de facto do exercício da actividade económica, vamos problematizar o valor de mercado das certificações de qualidade existentes para os sectores que representamos (normas ISO, normas nacionais e selo de qualidade APECATE), tendo como pano de fundo a afirmação da qualificação e da certificação contra a cultura do baixo preço, a utilização do dumping e a quebra das mais elementares regras da ética empresarial.
A intervenção de fundo estará a cargo de Ton Soons, responsável por uma  agência privada da Holanda, que tem como objecto a certificação de venues e a acreditação de OPC (Organizadores Profissionais de Congressos). Seguir-se-á uma mesa-redonda com a participação de diversos representantes da cadeia produtiva do sector MI.
Finalmente, no 3º Painel deste 1º dia, teremos uma sessão prática de avaliação do potencial do Programa Portugal 2020, na óptica do apoio a prestar às candidaturas das empresas das áreas de congressos, eventos e animação turística. O prelector será o Dr. José Ferraz Alves, economista, director das Operações Especiais Norte do BPI (Banco Português de Investimento), profissional com 26 anos de experiência na banca, sempre em ligação com projectos empresariais e a forma mais eficiente do seu financiamento.
O 2º dia do Congresso será reservado ao debate de temas sectoriais (4º Painel), ao qual se seguirá, por solicitação dos empresários associados da APECATE, um espaço exclusivamente reservado a networking.
Programa Provisório: Disponível para consulta aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário