domingo, 21 de dezembro de 2014

Aberto Concurso para Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico

Apresentação de candidaturas até dia 29 de janeiro de 2015. FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia abriu, dia 26 de novembro, o Concurso 2014 de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (ICDT) com uma dotação orçamental de 70 milhões de euros, provenientes do Orçamento de Estado, no âmbito do Horizonte 2020 – Programa Quadro Comunitário de Investigação & Inovação.
Segundo o Portal do Governo, o financiamento máximo por projeto é de 200 mil euros, por 36 meses, prorrogáveis por mais 12 meses, excecionalmente e o período de apresentação de candidaturas decorre entre 25 de novembro de 2014 e as 17 horas (hora de Lisboa) de 29 de janeiro de 2015.
Consulte aqui o AVISO de Abertura do Concurso.
Este concurso pretende apoiar ideias de mérito inovadoras em todos os domínios científicos, que contribuam de forma significativa para o avanço do conhecimento, e que demonstrem capacidade de ter impacto internacional, em termos de produção científica, e elevado potencial da valorização económica. Os projetos são avaliados por painéis internacionais.
O concurso 2014 de projetos de ICDT junta-se a outras iniciativas levadas a cabo pela FCT para financiamento do sistema científico e tecnológico nacional, como o concurso Investigador FCT, o financiamento de programas de doutoramento, o roteiro nacional de infraestruturas de I&D de interesse estratégico, ou a avaliação internacional das unidades de I&D.
Este compromisso reflete-se também, de forma clara, no aumento de 7,4% das dotações de investimento da FCT, no Orçamento do Estado para 2015.
O investimento é totalmente assente em princípios basilares de excelência, competitividade e de cumprimento de objetivos. Estas características, aliás, são cada vez mais exigidas transversalmente, a todos os processos de financiamento internacionais, no âmbito das diretivas que estruturam o Horizonte 2020, que agora se inicia e representa o maior desafio que a União Europeia alguma vez colocou aos sistemas científicos e tecnológicos dos Estados-membros, com 80 mil milhões de fundos disponíveis.
HORIZONTE 2020
Horizonte 2020 – Programa Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da União Europeia Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração. O apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas. O H2020 é composto por três Pilares programáticos com âmbitos diferentes:
  • Pilar I – Excelência Científica (com cerca de 32% do orçamento total);
  • Pilar II – Liderança Industrial (correspondente a cerca de 22% do orçamento);
  • Pilar III – Desafios Societais (com cerca de 39% do orçamento total).

Nenhum comentário:

Postar um comentário