quinta-feira, 21 de junho de 2012

9º POLIEMPREENDE - Resultados do Concurso Regional do Instituto Politécnico de Viseu


9º POLIEMPREENDE
Resultados do Concurso Regional do Instituto Politécnico de Viseu
O desafio do empreendedor é transformar ideias em iniciativas empresariais
Professor Braga da Cruz (ex-ministro da Economia)
Poliempreende é uma iniciativa que visa, através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes de instituições de ensino superior politécnico, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados.
Com o objetivo claro de incutir nos seus alunos o espírito de iniciativa, a vontade de empreender que possa conduzir à criação da própria empresa e gerar postos de trabalho, explorando o caráter eminentemente prático e profissionalizante da sua formação, os 15 institutos politécnicos do país bem como as escolas superiores não integradas (Enfermagem de Coimbra, Enfermagem de Vila Real, Enfermagem do Porto, Hotelaria e Turismo do Estoril e Náutica Infante D. Henrique) e as escolas politécnicas das universidades de Aveiro e do Algarve criaram um concurso de projetos de vocação empresarial a que deram o nome de Poliempreende, que compreende um universo de mais de 100.000 alunos e 7.000 docentes.
O concurso tem uma componente regional e outra nacional.
A nível regional, cada instituto politécnico promove um conjunto de iniciativas que culminam com a atribuição de prémios aos três melhores projetos apresentados.
Os projetos vencedores em cada instituição são, posteriormente, submetidos à apreciação de um júri que irá escolher os três melhores projetos nacionais.
A coordenação nacional do Poliempreende é rotativa, estando a 9ª edição do concurso, de 2012, a cargo do Instituto Politécnico de Viseu.
Fase Regional IPV
No início do mês de junho decorreu no Instituto Politécnico de Viseu a sessão de audição das diversas equipas candidatas à fase do concurso regional do 9º POLIEMPREENDE (concurso de ideias de negócio).
A análise dos planos de negócio e do curriculum vitae de cada concorrente e a sessão de audição permitiram ao júri regional selecionar as três melhores ideias de negócio apresentadas a concurso, tendo sido premiadas as seguintes equipas:
1º Prémio: Ecopirisca – Gestão e valorização de resíduos (ESTGV);
2º Prémio: Bittersweet – Licores, compotas e sobremesas dietéticas (ESAV);
3º Prémio: +Escola – Órgão de Comunicação Social (ESEV).
Foram ainda atribuídas Menções Honrosas aos projetos "ASP – Agricultural Service Provision – prestação de serviços agrícolas" (ESAV), "Secure@TIC - Segurança Informática" (ESTGL) e "Whuf Café – Inalador de cafeína" (ESEV).
O júri do concurso regional foi constituído pelo Dr. João Cotta (Presidente da AIRV), Dr. Nuno Nascimento (CEC – Conselho Empresarial do Centro), Dr. Nuno Martinho (CIM – Comunidade Intermunicipal Dão Lafões) e Prof. José Costa (Vice-Presidente do IPV, em representação do Presidente da instituição).
A equipa classificada em primeiro lugar, "Ecopirisca – Gestão e valorização de resíduos", constituída por Johnny Reis, licenciado em Engenharia do Ambiente, Alexandra Tavares, licenciada em Gestão Comercial e da Produção e o Professor Romeu Videira, vai representar o IPV em setembro próximo no concurso nacional do 9º POLIEMPREENDE, a disputar entre os vencedores de cada um dos institutos politécnicos do país.
Informação adicional em: http://www.poliempreende.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário