EVOLUÇÃO DE MERCADO
A vida económica e as estruturas evoluem a uma velocidade vertiginosa.
As técnicas evoluíram de uma forma fulgurante, mercê da importância adquiridas pelas marcas e pela promoção comercial do produto.
Face às novas exigências da modernização e dinamismo que se impõe ao comércio, os empresários procuram soluções inovadoras para a gestão das suas empresas, de modo a satisfazer as ideias de novos consumidores, derivados do alargamento do mercado de colocação de produtos, nomeadamente a nível da União Europeia.
As novas exigências marcam o marketing actual e futuro, obrigando as empresas a criarem soluções que optimizem a sua relação com os seus clientes, tornando-as mais próximas do seu mercado.
As marcas sobrepõem-se claramente aos produtos. Assim, a imagem de marca e empresas tornam-se elementos fundamentais de gestão de qualquer empresa.
A notoriedade e credibilidade que as marcas consignam alcançar tornam-se num contributo determinante para a expansão do negócio, fidelizando os actuais clientes e conquistando outros.
O conjunto de serviços que se podem complementar aos que a marca já por si só signifique (bom atendimento no acto da compra, imagem de qualidade diferente e melhor, de economia, de durabilidade, de prestígio, de serviços pós-venda) influenciarão as decisões de compra dos clientes.
O franchising entendido como técnica ou sistema estratégico que possibilita à empresa "controlar" o consumidor, através do seu esquema de distribuição, é naturalmente um processo de hoje e de amanhã, num marketing em evolução.
O sucesso alcançado, que abrange inúmeros sectores económicos, explica-se pela atracção que o franchising exerce sobre:
As PME (Pequenas e Médias Empresas) que procuram incrementar a sua implantação ou que recorrem a capitais alheios;
As Grandes Empresas, cujas margens de comercialização são diminuídas, fruto das despesas de estrutura cada vez mais elevadas.
As relações de "parceria", facilitam uma melhor cobertura geográfica, quer a nível nacional, quer internacional, mercê de uma rede exclusiva , sem terem de suportar totalmente os seus encargos financeiros.
A originalidade fundamental do franchising baseia-se no facto desta fórmula organizar a colaboração entre duas empresas independentes, que resolveram contratualmente estabelecer um acordo e conceder, cada uma delas, parte da sua independência.
Este sistema de negócios em expansão a nível mundial, permite lucros a todos os intervenientes:
- Uma unidade empresarial poderá expandir a sua actividade, alargar a sua área de influência e dimensão dos seus negócios sem os correspondentes investimentos directos.
- É possível tornar-se empresário sem riscos graves, sem um longo período de aprendizagem, com prováveis resultados positivos logo após o arranque, numa actividade ou ramo que se considere interessante.
Bibliografia:
- Consulta e informação retirada do Site www.franchising.pt, visitado em 28 de Janeiro de 2011
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