quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Workshop Gestão da Internacionalização


23 Jan 2014
09.30H - 17.30H
Porto
Data/Local: 23 de janeiro, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, no Porto
Objetivos:
  1. As empresas portuguesas têm que, necessariamente, expandir-se procurando estar presentes em novos mercados, de preferência de maior dimensão.
  2. A economia está cada vez mais global e os mercados mais liberalizados, abertos e acessíveis.
  3. Contudo, o aumento da concorrência internacional e a enorme quantidade de informação disponível torna, paradoxalmente, cada vez mais complexa a tomada de decisões estratégicas sobre as questões ligadas à internacionalização.
  4. Ao mesmo tempo, a permanente evolução das condições dos mercados e da concorrência obrigam a um processo sistemático de recolha e análise de informação de modo a que esteja actualizada, seja credível e possa ser útil no momento da tomada de decisão sobre internacionalização.
  5. A curva de aprendizagem num processo de internacionalização é longa e os erros, além de terem custos elevados, traduzem-se em perdas de tempo, desânimo e muitas vezes desistência.
  6. Com este seminário pretende-se ajudar a ultrapassar estas questões fornecendo ferramentas que possibilitem gerir um processo de internacionalização nas suas diferentes fases: PLANEAR,IMPLEMENTAR e CONTROLAR.
  7. Adicionalmente pretende-se identificar PROGRAMAS DE APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO que ajudem as empresas a entrar nesse processo.
  8. O método a utilizar permitirá aos participantes o contacto com casos práticos e ferramentas de análise, a indicação de fontes de informação úteis e o acesso ao conhecimento do orador, que se traduzirão numa maior capacidade de intervenção dos participantes em processos de internacionalização.
  9. Os empresários, gestores e quadros de empresas que tencionam (ou já tenham em curso) um processo de internacionalização sãos os destinatários naturais deste seminário.
Programa:
  1. Porquê Internacionalizar?
  • A globalização
  • Consequências da globalização
  • A Internacionalização da economia e das empresas
  • Barreiras e riscos aos negócios internacionais
  1. Diagnóstico de Internacionalização
  • Questões presentes num diagnóstico de internacionalização
  • O potencial de internacionalização da empresa
  • A adequação dos produtos ao mercado internacional
  • Ferramenta de diagnóstico de internacionalização

  1. Definir a Estratégia de Internacionalização
  • Definição dos objectivos de internacionalização
  • A selecção de mercados
  • Como avaliar o potencial de um mercado
  • Como estimar as vendas potenciais
  • Seleção de modo de entrada no mercado
  • A oportunidade (timing) de entrada

  1. A Exportação
  • Conceitos-base sobre comércio internacional
  • Processo de exportação – documentos envolvidos
  • Os Incoterms 2010
  • As questões logísticas e aduaneiras
  • Como arranjar clientes internacionais
  • Termos de pagamento

  1. O IDE – Investimento Direto Estrangeiro
  • Formas de IDE
  • O processo de IDE (Preparação, Business Case, Execução)
  • A questão das parcerias
  • Gestão de empresas internacionais
  • Gerir Recursos Humanos em ambiente internacional
  • Questões fiscais
  • Aspetos financeiros e cambiais

  1. Apoios à Internacionalização de Empresas
  • Em Portugal/EU
  • Nos países de destino
Formador: Dr. José Brandão de Sousa - Engenheiro e Mestre em Gestão (ISCTE). Consultor e formador em Gestão, com especial enfoque em estratégia empresarial e internacionalização de empresas. Tem grande experiência em projetos de internacionalização, tendo sido gestor de empresas em África e na Ásia durante mais de 15 anos. O seu percurso profissional inclui o desempenho de cargos de gestão e de administração em empresas do Grupo Visabeira e da Portugal Telecom, bem como a colaboração, como docente, com diversas universidades. Escreve regularmente artigos sobre gestão para diversas publicações.

Preços:
Publico em Geral:
 €90 + IVA
Assinantes VE: € 75 + IVA
Inscrições / Informações: Patrícia Flores
(email: patriciaflores@vidaeconomica.pt / Telef.: 223 399 466

Nenhum comentário:

Postar um comentário