Data/Local: 23 de janeiro, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, no Porto
Objetivos:
- As empresas portuguesas têm que, necessariamente, expandir-se procurando estar presentes em novos mercados, de preferência de maior dimensão.
- A economia está cada vez mais global e os mercados mais liberalizados, abertos e acessíveis.
- Contudo, o aumento da concorrência internacional e a enorme quantidade de informação disponível torna, paradoxalmente, cada vez mais complexa a tomada de decisões estratégicas sobre as questões ligadas à internacionalização.
- Ao mesmo tempo, a permanente evolução das condições dos mercados e da concorrência obrigam a um processo sistemático de recolha e análise de informação de modo a que esteja actualizada, seja credível e possa ser útil no momento da tomada de decisão sobre internacionalização.
- A curva de aprendizagem num processo de internacionalização é longa e os erros, além de terem custos elevados, traduzem-se em perdas de tempo, desânimo e muitas vezes desistência.
- Com este seminário pretende-se ajudar a ultrapassar estas questões fornecendo ferramentas que possibilitem gerir um processo de internacionalização nas suas diferentes fases: PLANEAR,IMPLEMENTAR e CONTROLAR.
- Adicionalmente pretende-se identificar PROGRAMAS DE APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO que ajudem as empresas a entrar nesse processo.
- O método a utilizar permitirá aos participantes o contacto com casos práticos e ferramentas de análise, a indicação de fontes de informação úteis e o acesso ao conhecimento do orador, que se traduzirão numa maior capacidade de intervenção dos participantes em processos de internacionalização.
- Os empresários, gestores e quadros de empresas que tencionam (ou já tenham em curso) um processo de internacionalização sãos os destinatários naturais deste seminário.
Programa:
- Porquê Internacionalizar?
- A globalização
- Consequências da globalização
- A Internacionalização da economia e das empresas
- Barreiras e riscos aos negócios internacionais
- Diagnóstico de Internacionalização
- Questões presentes num diagnóstico de internacionalização
- O potencial de internacionalização da empresa
- A adequação dos produtos ao mercado internacional
- Ferramenta de diagnóstico de internacionalização
- Definir a Estratégia de Internacionalização
- Definição dos objectivos de internacionalização
- A selecção de mercados
- Como avaliar o potencial de um mercado
- Como estimar as vendas potenciais
- Seleção de modo de entrada no mercado
- A oportunidade (timing) de entrada
- A Exportação
- Conceitos-base sobre comércio internacional
- Processo de exportação – documentos envolvidos
- Os Incoterms 2010
- As questões logísticas e aduaneiras
- Como arranjar clientes internacionais
- Termos de pagamento
- O IDE – Investimento Direto Estrangeiro
- Formas de IDE
- O processo de IDE (Preparação, Business Case, Execução)
- A questão das parcerias
- Gestão de empresas internacionais
- Gerir Recursos Humanos em ambiente internacional
- Questões fiscais
- Aspetos financeiros e cambiais
- Apoios à Internacionalização de Empresas
- Em Portugal/EU
- Nos países de destino
Formador: Dr. José Brandão de Sousa - Engenheiro e Mestre em Gestão (ISCTE). Consultor e formador em Gestão, com especial enfoque em estratégia empresarial e internacionalização de empresas. Tem grande experiência em projetos de internacionalização, tendo sido gestor de empresas em África e na Ásia durante mais de 15 anos. O seu percurso profissional inclui o desempenho de cargos de gestão e de administração em empresas do Grupo Visabeira e da Portugal Telecom, bem como a colaboração, como docente, com diversas universidades. Escreve regularmente artigos sobre gestão para diversas publicações.
Preços:
Publico em Geral: €90 + IVA
Assinantes VE: € 75 + IVA
Preços:
Publico em Geral: €90 + IVA
Assinantes VE: € 75 + IVA
Inscrições / Informações: Patrícia Flores
(email: patriciaflores@vidaeconomica.pt / Telef.: 223 399 466
(email: patriciaflores@vidaeconomica.pt / Telef.: 223 399 466
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