Raia Empreendedora pretende funcionar como um espaço de encontro e de troca de informação (eventos, projetos ou iniciativas) entre os seus membros, ideias de negócio e cooperação entre investidores e criadores. Ajudamos a criar, ideias de negócios, empresas, projetos.
terça-feira, 30 de outubro de 2012
Workshop - Novo Plano Oficial de Contas (Lisboa)
Workshop em Lisboa, dia 21 de Novembro
Novo Plano Oficial de Contas para OTS
Desenvolve uma actividade profissional ligada ao Terceiro Sector?
Não teve oportunidade de participar na 1ª edição deste Workshop?
Inscreva-se já!
Inscrições limitadas.
Se quer esclarecer as suas dúvidas sobre as novas alterações obrigatórias ao regime contabilistico das Entidades do Sector Não Lucrativo (ESNL), nomeadamente quais as obrigações de prestação de contas e as alterações fiscais que dai decorrem, esta é uma oportunidade que não deve perder.
Workshop:
No âmbito das alterações obrigatórias, em vigor desde 1 de Janeiro de 2012, ao regime contabilístico das Entidades do Sector Não Lucrativo (ESNL) a Fluxfin e a Stone Soup promovem a 2ª edição deste Workshop que visa esclarecer os responsáveis da área administrativa sobre aquilo que mudou nas respectivas organizações e habilitá-los a dar uma resposta adequada às novas solicitações.
A sessão de formação dada por Vitor Vale decorrerá com a apresentação de casos práticos que ajudem a interpretar as alterações contabilísticas e fiscais, assim como as alterações na forma de prestação de contas da sua organização.
Titulo: Workshop sobre o Novo Plano Oficial de Contas para OTS
Local: Ginásio Clube Português, Praça das Amoreiras 1, 1250-111 Lisboa
Data: Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2012
Hora: 10:00 - 18:00
Aberto a: Directores Financeiros, Contabilistas, TOCs, ROCs, responsáveis pelos departamentos administrativos e financeiros e outros com interesse na matéria
Formador:
Vitor Vale, licenciado em Gestão de Empresas pelo ISCTE, é doutorando na IBS em Ativos Intangíveis. Revisor Oficial de Contas (ROC) desde 1992, sócio e administrador da Noras Silvério & Bizarro do Vale, SROC, desenvolve a sua atividade em várias entidades algumas relacionadas com o terceiro setor como a Confederação do Turismo Português, CEAI e a SPEA. Vitor Vale conta ainda com uma vasta experiência como consultor e auditor independente, em diversos grupos empresariais e OTS como por exemplo a Bolsa de Valores Sociais, várias IPSS e Misericórdias e outras entidades sem fins lucrativos (associações, federações, cooperativas, ONG's). É docente universitário desde 1991 nas áreas de contabilidade, auditoria e projetos de investimento e tem sido formador regular em várias entidades entre as quais a OROC e a OTOC.
Inscrições:
Telefone: 213 138 293
E-Mail: geral@fluxfin.pt
Prazo: 19 de Novembro
Preço: 30 €
Programa:
Introdução
- Principais necessidades informativas no Terceiro Setor
Normalização Contabilística aplicável ao Terceiro Setor
- Objetivos e âmbito da aplicação (Consolidação, Certificação Legal das Contas, etc)
- Estrutura e conteúdo das novas Demonstrações Financeiras
- Critérios de reconhecimento e mensuração mais utilizados
- Análise do tratamento contabilístico das ESNL:
- Ativos Fixos Tangíveis e Propriedades de Investimentos
- Comparticipações, subsídios e donativos
- Joias e Quotas
- Problemas mais comuns na adoção da Norma para as ESNL:
- Valorização dos Ativos não registados
- O plano de contas a adotar em entidades com atividades fiscalmente sujeitas, não sujeitas e com custos comuns
- A primeira prestação de contas no novo modelo normativo
Conclusões
- Principais recomendações
- Caso prático
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
2ª Edição do Curso de Empreendedorismo Ambiental
Tenho o prazer de informar que se encontram abertas as inscrições para a 2ª edição do curso de Pós-graduação em Empreendedorismo Ambiental até ao dia 26 de Outubro de 2012.
O curso de Pós-Graduação decorrerá durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 1012, às sextas-feiras à tarde e aos sábados.
Para mais informações contactar:
Com os melhores cumprimentos,
domingo, 21 de outubro de 2012
Concurso BES Realize o Seu Sonho
O Concurso BES Realize o Seu Sonho é uma iniciativa da Associação Acredita Portugal, que visa promover o empreendedorismo empresarial e social, e que desafia os Portugueses a candidatarem uma ideia ou projecto que queiram implementar. Qualquer pessoa, independentemente da sua idade, nível ou área de formação se pode candidatar. A ferramenta DreamFactory irá apoiar os participantes do Concurso BES Realize o Seu Sonho a estruturar as suas ideias em projectos de negócio financiáveis.
Até 4 Dezembro de 2012, encontram-se abertas as inscrições para o Concurso BES Realize o Seu Sonho. Faça já a sua inscrição, só demora 30 segundos!
Mais informações em www.acreditaportugal.pt.
Abertura de Candidaturas - Prémio Igualdade é Qualidade
Encontram-se abertas as candidaturas para o Prémio Igualdade é Qualidade, "uma distinção de prestígio que tem como objetivo estratégico combater a discriminação e promover a igualdade entre mulheres e homens no trabalho, no emprego e na formação profissional, bem como a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal".
O Prémio Igualdade é Qualidade destina-se a distinguir empresas e outras entidades empregadoras com políticas exemplares nas áreas da igualdade entre mulheres e homens, no trabalho, no emprego e na formação profissional e da conciliação entre a vida familiar e profissional.
As candidaturas poderão ser apresentadas até dia 30 de Novembropodendo obter informação complementar no site da CITE e da CIG.
Concurso de Ideias Empreendedorismo e Inovação Social UP
DE: 01 DE OUTUBRO, 2012 ATÉ: 16 DE NOVEMBRO, 2012
Unidade Empresarial de Paranhos
Concurso de Ideias "Empreendedorismo e Inovação Social" UP! Unidade Empresarial de Paranhos
A Junta de Freguesia de Paranhos comunica que após 3 anos de ligação à rede internacional Hub, decidiu pela não renovação do acordo de franchising, mas que mantém com o Hub uma relação cordial e de grande proximidade. A opção passou pela adopção da denominação UP- Unidade Empresarial de Paranhos, mantendo todos os serviços que já prestava, nomeadamente – espaço de Cowork, gabinetes para empresas e cedência de salas. A nossa missão em apoiar o empreendedorismo, nomeadamente de cariz social, ao proporcionar as melhores condições e apoio à realização e implementação de projectos, criação de auto-emprego, e promoção do regime de trabalho partilhado, manter-se-á inalterada.
Mais informações em: ifparanhos-porto.pt
sábado, 20 de outubro de 2012
Workshop de Empreendedorismo Tecnológico
A ANETIE apresenta na UBI o Concurso Nacional de Novas Ideias TI-Potencialmente Empreendedoras, no dia 24 de outubro, a partir das 9h30, no Anfiteatro 6.1.
No âmbito do Programa Empreendedorismo Tecnológico, apoiado pelo Compete (Programa Operacional Factores de Competitividade), a ANETIE decidiu lançar o Concurso Nacional de Novas Ideias TI-Potencialmente Empreendedoras. O objetivo deste concurso é possibilitar aos futuros empreendedores a transformação, amadurecimento e exploração das suas ideias tecnologicamente inovadoras.
A fim de esclarecer as dúvidas dos alunos, em especial, se uma ideia de negócio terá, ou não, viabilidade, a ANETIE tem vindo a realizar diversas sessões nas universidades do norte e centro do país. No dia 24 de outubro, será a vez de a Universidade da Beira Interior acolher este workshop, no qual serão transmitidas aos alunos ferramentas para melhor cimentarem as suas ideias/projetos de negócio. A iniciativa terá lugar no Anfiteatro 6.1, com o seguinte programa:
10:00 - ABC do Empreededorismo Tecnológico
11:15 - Intervalo
11:30 - Como desenvolver um Plano de Negócios
12:30 - Encerramento espaço de diálogo com os participantes
12:45 - Divulgação e informações sobre o Concurso de Ideias TI
15:00 - Metodologias de Financiamento
16:15 - Intervalo
16:30 - Importância do Processo Internacionalização
17:30 - Encerramento e espaço de diálogo com os participantes
17:45 - Divulgação e informações sobre o Concurso de Ideias TI
Toda a informação sobre o Concurso está disponível no site da ANETIE.
Ver Cartaz. A fim de esclarecer as dúvidas dos alunos, em especial, se uma ideia de negócio terá, ou não, viabilidade, a ANETIE tem vindo a realizar diversas sessões nas universidades do norte e centro do país. No dia 24 de outubro, será a vez de a Universidade da Beira Interior acolher este workshop, no qual serão transmitidas aos alunos ferramentas para melhor cimentarem as suas ideias/projetos de negócio. A iniciativa terá lugar no Anfiteatro 6.1, com o seguinte programa:
Manhã
09:30 - Abertura e receção10:00 - ABC do Empreededorismo Tecnológico
11:15 - Intervalo
11:30 - Como desenvolver um Plano de Negócios
12:30 - Encerramento espaço de diálogo com os participantes
12:45 - Divulgação e informações sobre o Concurso de Ideias TI
Tarde
14:30 - Abertura e Receção15:00 - Metodologias de Financiamento
16:15 - Intervalo
16:30 - Importância do Processo Internacionalização
17:30 - Encerramento e espaço de diálogo com os participantes
17:45 - Divulgação e informações sobre o Concurso de Ideias TI
Toda a informação sobre o Concurso está disponível no site da ANETIE.
Agricultura abre vagas para seis mil estágios remunerados
Agricultura abre vagas para seis mil estágios remunerados: é o grau académico dos candidatos que vai determinar o valor da remuneração. Inscrições podem ser feitas directamente no site do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Ações de Formação para o Movimento Associativo - Novembro e Dezembro-12 2012-10-11
O Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo (GAMA) pretende dar continuidade às dinâmicas que promovam a qualificação do tecido associativo do concelho e o seu desenvolvimento equilibrado. Neste sentido, vão ser realizados Cursos de Formação nos meses de Novembro e Dezembro’12, destinados a dirigentes e técnicos das diferentes áreas de intervenção.
A realização destas ações decorrerá nas instalações da Bbiblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.
A participação nas ações de formação é gratuita e confere Certificado de Formação Profissional.
Podem aceder a informações mais detalhadas dos Cursos e á Ficha de Inscrição aqui.
sábado, 13 de outubro de 2012
ANÚNCIO DE ABERTURA DE CANDIDATURAS EM PERIODO CONTÍNUO APOIOS AO INVESTIMENT
O NA AGRICULTURA E NA AGROINDUSTRIA
AÇÃO 1.1.1. DO PRODER – MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DAS EMPRESAS
Apresentação de candidaturas a partir de 15 de Outubro de 2012
Objetivos e Prioridades Visadas
- Promover o processo de modernização, capacitação e redimensionamento das empresas do setor agroalimentar, através do aumento da eficiência das atividades produtivas, do reforço do desempenho empresarial e da orientação para o mercado;
- Promover o desenvolvimento da competitividade das fileiras, nomeadamente pela introdução de inovação;
- Preservar e melhorar p ambiente, assegurando a compatibilidade dos investimentos e de higiene e segurança no trabalho
Tipologias de Investimentos
- Investimentos em explorações agrícolas para produção primária de produtos agrícolas – Componente 1-
- Investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas – Componente 2
Para todas as Fileiras
Todo o território nacional
São elegíveis as despesas realizadas a partir de 1 de Janeiro de 2012
Apoios e Incentivos
SUBSÍDIO A FUNDO PERDIDO
Componente 1
- Taxa máxima de incentivo: 55%
- Taxa mínima de incentivo: 30%
Componente 2
Para PME
- Taxa máxima de incentivo: 40%
- Taxa mínima de incentivo: 25%
Para não PME
- Taxa máxima de incentivo: 20%
- Taxa mínima de incentivo: 12,50%
Consulte aqui o aviso de abertura
Pedem-se ideias luminosas
É mais um concurso de ideias empreendedoras que pode servir para tirar o teu projeto da gaveta e transformá-lo num plano de negócio. AAssociação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) desafia os jovens das Escolas Profissionais,Secundárias e Superiores a apresentar boas ideias até dia 9 de novembro. A melhor candidatura terá direito a todo o apoio para se fazer empresa de sucesso.
Chama-se Concurso Nacional de Ideias e é da responsabilidade da ANJE, que tem como objetivo apoiar as melhores ideias de negócio, independentemente da área em que se insira, ajudando-as (e aos seus mentores) a ganhar vida.
Neste concurso, o ponto de partida é tão simplesmente uma ideia – o resto é fazer com que os jovens empreendedores tenham acesso aos meios necessários para começar uma atividade empresarial, desde a questão financeira, aos recursos humanos, técnicos, de formação e mesmo de aconselhamento especializado. É a tudo isso que a Melhor Ideia de Negócio vai ter direito, para além do Certificado de Jovem Empreendedor do Ano ao mentor, ou mentores, do projeto.
A ANJE promove o concurso numa série de instituições de ensino de norte a sul do país – e do Secundário ao Superior, passando pelo Profissional –, mas deixa espaço para candidaturas independentes, abertas a jovens entre os 18 e os 35 anos (em caso de interesse, preenche o formulário aqui).
Seja qual for a origem das candidaturas, a verdade é que o desafio lançado permite estimular ainovação empresarial, acompanhando os projetos dos jovens portugueses. O prazo para o envio da participação termina a 9 de novembro e a 30 do mesmo mês são conhecidas as candidaturas selecionadas. As ideias de negócio apresentadas pelos estudantes são submetidas a uma avaliação de um júri especializado, que escolherá a melhor de cada escola ou instituição de ensino. Os candidatos independentes são avaliados por experientes consultores empresariais.
Para o caso de já estares a pensar no teu projeto, tem em conta os critérios de avaliação e seleção: em primeiro lugar, terá de ser uma ideia de negócio realista; terá de permitir a criação do próprio emprego; será importante criar outros postos de trabalho; conseguir identificar os beneficiários; ser inovadora; ter referências profissionais e académicas; e, por fim, será avaliada a capacidade empreendedora do promotor do projeto.
Concurso Lugares Criativos
O Concurso Lugares Criativos “100 Ideias, Como Melhorar a Tua cidade”, adiante designado “Concurso” é uma iniciativa da Fundação da Juventude, em parceria com a ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas) e é parte integrante do evento Portugal Criativo 2012, cuja temática é dedicada aos Lugares Criativos.
O objectivo do concurso é estimular a reflexão e a criatividade dos jovens, que resulte numa proposta de ideias para intervenção de melhoria em espaços públicos de três cidades da Região Norte – Porto, Guimarães e Braga.
O concurso pretende fomentar novos olhares e vivências das cidades, identificando potencialidades culturais, económicas e sociais, de valorização e qualificação, mediante a apresentação de uma proposta inovadora e criativa, que considere as comunidades locais, muito especialmente os habitantes destas cidades.
Os espaços públicos objecto do concurso deverão ser seleccionados pelos concorrentes, podendo ou não escolher, aqueles já identificados pelas respectivas Câmaras Municipais.
DESTINATÁRIOS
Podem participar, neste Concurso Nacional, os estudantes a frequentar um curso em estabelecimentos do ensino superior (Licenciatura, Mestrado de Bolonha ou Mestrado Integrado), com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos.
Os trabalhos poderão ser apresentados individualmente ou em grupo.
Não é permitida a apresentação de candidaturas por quem tenha alguma forma de ligação às entidades que fazem parte do Júri do concurso.
Data limite de entrega de candidaturas: 15 de Novembro 2012
Consulta o Regulamento [aqui]
|
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
Incubadora de empresas na ESAC abre ainda este ano
Qual é o significado da sequência de vitórias no concurso Poliempreende para o Instituto Politécnico?
É o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido por todos os que estão envolvidos no concurso. Quanto mais alunos e mais ideias participarem, mais hipóteses temos de vencer. É sempre importante ganhar e dinamizar os alunos e as escolas. Mas o principal é ter boas ideias que depois tenham potencial para implementar as ideias de negócio no mercado. O objetivo é que as ideias de negócio criem empresas geradoras de emprego para quem as cria e para outras pessoas.
Estes resultados refletem a preocupação em vocacionar os cursos do Politécnico para o empreendedorismo?
Esta tem sido uma preocupação no plano curricular dos cursos do Instituto Politécnico. As diferentes escolas têm tido a preocupação de preparar os alunos para a inserção no mercado de trabalho e para serem empreendedores. Queremos que os alunos adquiram bases para serem capazes de criar o seu próprio emprego.
Versão completa na edição impressa do jornar asbeiras
Nutrition Awards receberam 80 candidaturas. Entrega de prémios é dia 16 de Outubro
Os Nutrition Awards (NA), que promovem o empreendedorismo, inovação e portugalidade no sector agroalimentar, receberam este ano mais de 80 candidaturas, anunciou ontem a organização do movimento.
As candidaturas estão distribuídas pelas cinco categorias do prémio – Produto Inovação, Serviço Inovação; Investigação & Desenvolvimento; Iniciativa de Mobilização e Prémio Especial Jornalismo – e revelam o “dinamismo das empresas nacionais”, o que comprava que, “mesmo nos períodos de crise económica, é possível criar valor”.
Os vencedores dos NA serão conhecidos no próximo dia 16 de Outubro, terça-feira, no Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O dia é simbólico – Dia Mundial da Alimentação – pelo que a cerimónia será seguida pela quinta conferência do Ciclo de Conferências – O Futuro da Alimentação, Ambiente, Saúde e Economia. O debate é promovido pela própria Fundação Calouste Gulbenkian.
“[As empresas já perceberam] que a inovação e empreendedorismo estão na génese de um crescimento sustentado, dentro e fora de portas. Por outro lado, este é o momento certo para divulgar boas práticas, partilhar portfólio de produtos e serviços e para estabelecer parcerias que tenham por objectivos comuns a inovação e o crescimento”, explicou a organização – a consultora de comunicação e Public Engagement GCI e a APN – em comunicado.
Uma das novidades desta terceira edição dos NA é a atribuição, aos grandes vencedores, de um rótulo de reconhecimento de qualidade e distinção. O rótulo poderá ser utilizado como ferramenta de marketing de comunicação.
A terceira edição dos NA conta com o apoio institucional da Fundação Calouste Gulbenkian, o patrocínio da APED, Continente e McDonald’s. Os NA têm ainda como parceiro de comunicação a Fuel e de media a SIC Notícias, Público, OJE, Sapo, Store Magazine, Green Savers e Distribuição Hoje.
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Seminário Apoios e financiamento para empresas e projetos
O Seminário "Apoios e financiamento para empresas e projetos" é já no dia 18 de Outubro às14h30.
Tem uma ideia de negócio para um projeto ou uma empresa, mas falta-lhe capital para investir?
Existem muitas formas de ir buscar dinheiro para iniciar uma empresa. Saiba onde pode conseguir financiamento e apoios para investir.
Conheça o progaram e inscreva-se...
Tem uma ideia de negócio para um projeto ou uma empresa, mas falta-lhe capital para investir?
Existem muitas formas de ir buscar dinheiro para iniciar uma empresa. Saiba onde pode conseguir financiamento e apoios para investir.
Conheça o progaram e inscreva-se...
Últimas inscrições:
Sessão de apresentação gratuita - Mercado de Moçambique - 12 de Outubro, 10h - 12h
Se pretende aumentar o seu negócio em novos mercados com potencial, venha conhecer as oportunidades que o mercado de Moçambique tem para lhe oferecer. Conheça o programa inscreva-se...
Se pretende aumentar o seu negócio em novos mercados com potencial, venha conhecer as oportunidades que o mercado de Moçambique tem para lhe oferecer. Conheça o programa inscreva-se...
Missão Empresarial a Moçambique
A próxima Missão Empresarial organizada pela AERLIS será a Moçambique, de 12 a 17 de Novembro .
A próxima Missão Empresarial organizada pela AERLIS será a Moçambique, de 12 a 17 de Novembro .
As empresas poderão integrar as Missões Empresariais organizadas pela AERLIS, beneficiando dos incentivos do QREN que vierem a ser aprovados na candidatura a Projeto Conjunto - Internacionalização no âmbito do SI Qualificação de PME. Para o efeito agradecemos que preencha a manifestação de interesse .
Últimas vagas para Cursos Remunerados para Jovens - equivalência ao 12º ano:
Destinam-se a jovens entre os 16 e os 24 anos com o 9º ano completo.
A participação inclui uma bolsa, subsídio de refeição e subsídio de transporte.
- técnico comercial,
- técnico de CAD/CAM
- técnico de CAD/CAM
- técnico de vendas
- técnico de eletrotecnia
- técnico de logística
- técnico de manutenção industrial
AERLIS apoia candidaturas ao PRODER, oferecendo gratuitamente os seguintes serviços:
- Serviço de informação;
- Serviço de aconselhamento;
- Serviço de enquadramento do projeto;
Tipologias a apoiar
- Explorações agrícolas para produção primária de produtos agrícolas e pecuária
- Atividades de transformação e comercialização de produtos agrícolas e pecuária
Incentivo
O incentivo assume a natureza de subsídio a fundo perdido;
Taxa de comparticipação para produção: de 30% a 55% com o limite de 975.000 €;
Taxa de comparticipação para transformação e comercialização: de 25% a 40% com o limite e 5.200.000 €.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
(Des)emprego em debate na Guarda
No dia 17 de outubro, o Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, será palco de uma tertúlia subordinada à temática do emprego, numa iniciativa levada a cabo pela EAPN Portugal/Núcleo Distrital da Guarda. Com a realização desta iniciativa, a organização tem como objetivos debater o tema do emprego e a forma como este influencia as vivências em situações de pobreza e exclusão social; promover o envolvimento da sociedade civil na discussão das problemáticas do distrito e na procura das suas soluções; sensibilizar a sociedade civil para o seu papel ativo no combate à pobreza e à exclusão social. A tertúlia, que irá decorrer num ambiente informal e descontraído, será orientada por um jornalista da região, que dará a todos a oportunidade de expressarem a sua opinião com base nos seus conhecimentos e experiências, na perspetiva de se encontrarem soluções em conjunto para melhorar a intervenção que é realizada na Guarda. A participação é livre e gratuita não sendo necessária inscrição prévia.
Data Início :
17-10-2012 21:30
Local Evento :
Teatro Municipal da Guarda
Guarda Digital
Workshop Motivar e Encantar
Projeto Guarda Prestige da Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda tem como objetivo definir um conjunto de requisitos, cujo cumprimento confere às empresas a atribuição de um estatuto de prestígio, assumindo assim um compromisso com a qualidade.
Este projeto destina-se a todos os empresários e os restantes agentes económicos locais que cumpram e reúnam todas as condições de acesso à atribuição da insígnia “Guarda Prestige”.
Aceda a www.guardaprestige.pt e faça a Sua candidatura gratuita ou contacte a ACG.
No seguimento deste projeto a ACG, em parceria com a CH Business Consulting, está a promover um Workshop denominado “Aumente a Qualificação da Sua Empresa - Motivar e Encantar”.
Participe! Inscreva-se através do telefone 271 208 880 ou através do e-mail acg@acg.pt.
Este projeto destina-se a todos os empresários e os restantes agentes económicos locais que cumpram e reúnam todas as condições de acesso à atribuição da insígnia “Guarda Prestige”.
Aceda a www.guardaprestige.pt e faça a Sua candidatura gratuita ou contacte a ACG.
No seguimento deste projeto a ACG, em parceria com a CH Business Consulting, está a promover um Workshop denominado “Aumente a Qualificação da Sua Empresa - Motivar e Encantar”.
Participe! Inscreva-se através do telefone 271 208 880 ou através do e-mail acg@acg.pt.
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
PORTAL DE EMPREENDEDORISMO SÓ PARA ELAS
O projeto «Eva» é uma nova plataforma de empreendedorismo com o objetivo de apoiar a criação de empresas geridas por mulheres. O programa, financiado pelo QREN, já deu origem a 6 empresas.
A TecMinho, interface da Universidade do Minho, acaba de lançar o portal «EVA - Empreendedorismo Feminino de Valor Acrescentado», uma plataforma de empreendedorismo só para elas.
A partilha de experiências sobre a criação de empresas geridas por mulheres e o lançamento de redes e parcerias para o desenvolvimento e sustentabilidade de negócios são objetivos da nova plataforma.
O projeto «EVA», implementado no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano do QREN, pretende estimular as mulheres para a criação de empresas, potenciando o empreendedorismo inovador e qualificado para o desenvolvimento da economia regional.
«Esta iniciativa vem responder à fraca percentagem de mulheres nas iniciativas de criação de empresas, sobretudo naquelas baseadas em conhecimento intensivo e tecnologia», sublinha Paulo Silva, coordenador do projeto.
Ao abrigo do projeto já foram criadas seis empresas: Alnutri - Nutrimos a Vida, Braga Pop Hostel, Carla Luz Design, Gaveta de Encantos - Consultoria e Organização de Eventos, Metro Cúbico Digital e Sound Tailors.
Os novos projetos empresariais tiveram apoio financeiro - prémios de cinco mil euros para o lançamento das empresas - e também ao nível da formação e consultoria em diferentes áreas inerentes à criação de um negócio como a gestão, tecnologias de informação e comunicação ou relacionamento interpessoal. «Espera-se a abertura de candidaturas a financiamento para a implementação de uma nova edição», acrescenta Paulo Silva, da TecMinho.
O lançamento do portal corresponde à fase final do projeto «Eva». «Este último passo consiste em criar uma rede interempresarial para facilitar a troca e disponibilização de informação entre as empresas, nomeadamente sobre oportunidades de formação, de intervenção em novos mercados, de financiamento da atividade e possibilidade de negócios conjuntos entre os elementos da rede», explica Paulo Silva, da TecMinho.
O projeto «Eva», a ser implementado durante três anos, contempla três componentes: formação, apoio à criação e arranque do negócio e o lançamento de uma rede de empresas.
POR ANA LUÍSA OLIVEIRA 08/10/2012 12:35
domingo, 7 de outubro de 2012
Gabinete de Apoio aos 3Es (Empresário, Emprego e Empreendedorismo)
O CLDS de Manteigas “Dar e Receber” criou, para si o Gabinete de Apoio aos 3Es (Empresário, Emprego e Empreendedorismo).
- Incentivar desempregados, para melhorarem as suas qualificações e sensibilizar os empresários para os graves problemas de desemprego que afeta o nosso Concelho e também incentivar à formação dos seus colaboradores;
- Transmitir conhecimentos, sobre a procura ativa de emprego;
- Alertar para, algumas situações recomendáveis e outras não recomendáveis, ao nível da análise e resposta a anúncios de emprego, elaboração de currículos, cartas de apresentação e candidatura, preparação de entrevista, etc.;
- Providenciar um apoio, dirigido a pessoas que pretendam criar o seu próprio emprego, a empresários de micro, pequenas e médias empresas. Desenvolvimento de serviços de apoio à criação do autoemprego;
- Dinamizar Workshops;
- Dinamizar o Empreendedorismo;
- Apoiar e orientar, as decisões de investimento de potenciais empreendedores e de empresários do Concelho, no sentido da sua mais eficiente aplicação;
- Realizar ações de formação dirigidas a desempregados, promovendo o desenvolvimento de competências;
- Dinamizar o espírito empreendedor nos jovens, visto ser, fundamental e urgente proporcionar uma geração estruturante ao futuro do Concelho, através de uma maior reflexão crítica sobre o seu papel na sociedade e, desse modo, potenciar iniciativas empreendedoras capazes de gerar emprego e dinamização social e económica;
- Apoiar o preenchimento de Documentação;
- Divulgar e explorar formas alternativas de crédito (por exemplo: Microcrédito).
Para recorrer a estes serviços, contacte-nos ou dirija-se às nossas instalações.
sábado, 6 de outubro de 2012
Concurso de Ideias ECO-BIZ Gerês-Xurés
O Concurso de Ideias para o Parque Transfronteiriço do Gerês/Xurés é uma ação que integra o projeto transfronteiriço “Valor Gerês-Xurés”, no qual o Município de Ponte da Barca também faz parte, que tem o objetivo estratégico de fomentar o empreendedorismo e a criação de valor acrescentado aos produtos e serviços endógenos do território do Parque Transfronteiriço Gerês/Xurés.
A organização deste concurso de ideias é da responsabilidade da Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho (INCUBO) e do Ayuntamiento de Ourense, estando prevista uma sessão de esclarecimento para o dia 8 de Outubro na sede da IN.Cubo, Arcos de Valdevez, marcada para as 15 horas.
Para mais informações consultar o link: (http://ecobiz.concelloourense.es/index.php/pt)
A organização deste concurso de ideias é da responsabilidade da Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho (INCUBO) e do Ayuntamiento de Ourense, estando prevista uma sessão de esclarecimento para o dia 8 de Outubro na sede da IN.Cubo, Arcos de Valdevez, marcada para as 15 horas.
Para mais informações consultar o link: (http://ecobiz.concelloourense.es/index.php/pt)
Aplicação ajuda crianças a falar
Ideia de três jovens conquistou o público em concurso do Santander
Totta e ganhou uma menção honrosa
As alterações na fala,
provocadas pelo uso da chucha, de uma afilhada de Cristiana Monteiro levou a
estudante de ciências farmacêuticas a questionar duas amigas - Célia e Diana,
ambas terapeutas da fala - sobre quais os produtos existentes no mercado para evitar
e corrigir o problema, e face à ausência de material digital, as jovens
desenvolveram a aplicação ‘Linguinhas’.
Trata-se de uma aplicação
para ‘smartphones’ e ‘tablets’ que ajuda os pais a estimular os filhos. "A
aplicação tem duas componentes: ‘o estudar’ e ‘o brincar’. O estudar dirige-se
aos pais e profissionais e consiste numa biblioteca de informação na área de
interesse. Por sua vez, o brincar dirige-se à criança, porque possui jogos
didácticos".
A colocação da aplicação
no mercado será feita através de uma empresa a ser criada, que se dedicará ao
desenvolvimento de programas lúdicos e tecnológicos para crianças com
alterações de desenvolvimento.
"De acordo com um
questionário feito para pais e profissionais de saúde e educação o produto teve
uma boa aceitação, aliás estes referiram que os seus filhos/alunos adoram tudo
o que passa por alta tecnologia. Em serviços de consultoria têm-nos dado um
feedback positivo por ser algo inexistente no mercado nacional", adiantam
as três promotoras do Linguinhas.
A ideia mereceu uma menção
honrosa no iUP25K, um concurso de Ideias de Negócio organizado pelo Banco
Santander Totta e pela Universidade do Porto, ao ser eleito pelo público como o
melhor projecto em competição.
Além do desenvolvimento de
material de ajuda à correcção de eventuais problemas, as jovens estão também
empenhadas em actuar junto das farmácias para que estas possam prestar o melhor
aconselhamento possível aos pais, no momento da compra de chuchas e biberões
para bebés. "Alguns destes produtos influenciam negativamente o de-
senvolvimento das estruturas orais e, portanto, provocam alterações de fala",
explicam as duas terapeutas.
Cristiana, Célia e Diana
já têm planos para o futuro - desenvolver uma plataforma online na área do
desenvolvimento oral e da fala para ajudar crianças e jovens com dificuldades
nestas áreas.
In cmjornal
Concurso Nacional de Ideias
O Concurso de Ideias premeia a criatividade empresarial e apoia as melhores ideias de negócio (independentemente do setor de atividade económica), para que estas se traduzam em projetos viáveis. Partindo da simples descrição de uma ideia, os empreendedores acedem assim a um conjunto de meios indispensáveis ao exercício da actividade empresarial, designadamente meios financeiros, humanos, técnicos, de formação ou de aconselhamento especializado.
OBJETIVOS
Motivar os jovens a desenvolver ideias de negócio inovadoras e reconhecer a criatividade dos mais novos são os grandes propósitos do Concurso de Ideias. O fim último passa por estimular a inovação empresarial, por via do acompanhamento destes jovens projetos.
PRÉMIOS
Distinguidos com o Certificado de Jovem Empreendedor do Ano, os promotores das melhores ideias beneficiam de todo o apoio técnico-empresarial que possibilita a conversão das ideias em planos de negócio. Os vencedores são contemplados com uma intensa acção de formação de oito horas, no valor de 1.000 euros, que lhes permite aceder a informações e conselhos úteis para a concretização das suas ideias e subsequente entrada no mundo empresarial. Complementarmente, a ANJE desencadeará todo um sistema dinâmico de acompanhamento, facilitando o acesso a instrumentos de suporte financeiro e infraestrutural.
DESTINATÁRIOS
O Concurso de Ideias encontra-se aberto às comunidades escolares de universidades e demais instituições de ensino que, de Norte a Sul do país, promovem a competição em parceria com a ANJE. As ideias de negócio apresentadas pelos estudantes são submetidas a um júri, a quem caberá selecionar a melhor candidatura de cada escola.
Paralelamente, o concurso é promovido a nível nacional, dirigindo-se a todos os portugueses com idades entre os 18 e os 35 anos, cujas ideias são avaliadas por um júri constituído por experientes consultores empresariais. De entre os projetos mais inovadores, independentes e oriundos das escolas, será apurada a Melhor Ideia de Negócio.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
- Ideia de negócio realista;
- Criação do próprio emprego;
- Criação de postos de trabalho;
- Identificação de beneficiários;
- Inovação;
- Referências profissionais ou académicas;
- Capacidade empreendedora do promotor.
DATAS
Prazo para a entrega de candidaturas: 9 de novembro de 2012
Prazo para a seleção de candidaturas: 30 de novembro de 2012
CANDIDATURAS
Candidaturas Independes: os promotores de ideias de negócio que não pertencem aos estabelecimentos de ensino em que decorre o concurso da ANJE devem submeter a respetiva candidatura online, através do preenchimento deste formulário.
Candidaturas Estabelecimentos de Ensino: os estudantes das escolas secundárias, profissionais e superiores em que decorre o Concurso de Ideias da ANJE devem fazer o download do formulário aqui disponibilizado e entregar esse formulário ao professor responsável. Na listagem de documentos que se segue é possível aceder ao formulário de candidatura e consultar a listagem de estabelecimentos de ensino protocolados com a ANJE para a promoção da competição.
Documento:
Assinar:
Postagens (Atom)