segunda-feira, 30 de julho de 2012

INVESTE QREN APOIA EMPRESAS NA EXECUÇÃO DE PROJETOS



Investe_qren
Depois do reforço da linha de crédito PME Crescimento, as empresas têm agora mais mil milhões para garantir a execução de fundos comunitários. Trata-se da linha INVESTE QREN, que permitirá financiar projetos até quatro milhões de euros. As candidaturas podem ser apresentadas já a partir de 16 de agosto. 
O objetivo é conceder um empréstimo às empresas e outras entidades com projetos aprovados pelo QREN, permitindo-lhes assim financiar o montante de investimento não abrangido pela comparticipação comunitária ou assegurar o fundo de maneiro necessário para a realização do projeto. 
 
São ainda objeto de financiamento as contrapartidas privadas associadas à concretização de projetos de investimento. Esta é, de resto, a única modalidade de apoio destinada a associações empresariais, centros tecnológicos ou entidades públicas com candidaturas aprovadas no âmbito do sistema de Ações Coletivas. 
 
O prazo máximo de financiamento é de oito anos, com dois anos de carência de capital. Em todo o caso, os beneficiários deverão assegurar, com recursos próprios, pelo menos 10% do investimento global. 
 
Já as taxas de juro estarão sempre associadas a cada investimento, tendo em linha de conta as duas componentes de recursos, isto é, os recursos originários do Banco Europeu de Investimento (BEI) e os recursos do próprio banco. Isto porque a linha INVESTE QREN será financiada em 500 milhões de euros pelo BEI e em outro tanto pela banca nacional. 
 
As candidaturas são efetuadas junto da rede de instituições bancárias aderentes. A ANJE, através da Loja do Empreendedor, presta apoio na elaboração e submissão de candidaturas. Se pretende obter mais informações, contacte-nos através do nosso Balcão Virtual.  

sexta-feira, 27 de julho de 2012

EUA convocam concurso de empreendedores para gerar emprego na A. Latina


O objetivo é ajudar a desenvolver as ideias dos jovens participantes para criar empregos na região.

26 de julho de 2012 - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou nesta quarta-feira um concurso de jovens empreendedores com o objetivo de ajudar a desenvolver suas ideias e criar empregos na América Latina.
"Vamos encontrar as melhores ideias e ajudar a transformá-las em negócios de sucesso que agreguem valores e gerem postos de trabalho em todo o hemisfério", disse a secretária de Estado em uma conferência.
Hillary participou do Fórum Global da Diáspora que reconhece o trabalho das comunidades dos imigrantes vindos do mundo todo e lhes encoraja a contribuir para o desenvolvimento e a manter relações diplomáticas com seus países de origem.
A secretária de Estado destacou o "enorme potencial" da diáspora para ajudar a solucionar problemas e criar oportunidades em seus países de origem, "podemos avançar, reinvestindo", disse.
Hillary encorajou os presentes a utilizar as novas tecnologias como o Twitter para compartilhar suas experiências bem-sucedidas e assim evitar a "fuga de cérebros" que acontece em diversas partes do mundo, contribuindo com o desenvolvimento de seus próprios países.
Em termos de desenvolvimento internacional, este esforço conjunto somado ao trabalho da comunidade internacional para reduzir a pobreza e melhorar a vida de milhões de pessoas "pode ser um esforço definitivo".
Além disso, considerou que desenvolver a atividade empreendedora pode ser uma receita para estimular um maior crescimento econômico nos Estados Unidos e ser uma esperança para a reconstrução de sociedades após conflitos ou desastres.
"Isto é uma prioridade para nós", assinalou, porque "o crescimento (econômico) e as políticas econômicas estão ligadas e apoiamos ambas".
"Tanto se trata de um negócio rentável como de uma ONG inovadora", declarou, "é possível ajudar a trazer o progresso e a prosperidade a um país".
(Redação com agência EFE - www.ultimoinstante.com.br)


Leia Mais: http://www.ultimoinstante.com.br/economia/mercado-internacional/77271-EUA-convocam-concurso-empreendedores-para-gerar-emprego-Latina.html#ixzz21pnrmk8q

quinta-feira, 26 de julho de 2012

ICT Proposers´ day 2012‏


Logotipo
26 de Julho 2012 | Newsletter Nº 314 

ICT Proposers´ day 2012

Formação de consórcios para projetos europeus na área das TIC
26 e 27 de Setembro 2012 - Varsóvia, Polónia
A Agência de Inovação, associa-se ao ICT Proposers' Day através da organização de um evento de networkingque permitirá às instituições nacionais um contato direto com parceiros internacionais para projetos europeus em TIC.
Temas em destaque:
. Pervasive and Trusted Network and Service Infrastructures
. Cognitive systems and robotics
. Alternative Paths to Components and Systems
. Technologies for Digital Content and Languages
. ICT for Health
. ICT for a Low Carbon Economy
. ICT for Learning and Access to Cultural Resources
. Future and Emerging Technologies
ICT Proposers' Day é o maior evento na área das TIC organizado pela Comissão Europeia onde é promovido o networking para a formação de consórcios de excelência para apresentação de candidaturas aos concursos de 2013 no setor das TIC que irá contar com cerca de 1.5 biliões de euros de financiamento comunitário.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até ao dia 7 de Setembro emhttp://www.b2match.eu/proposersday2012
São esperados mais de 2000 participantes no ICT Proposers' Day 2012.
O evento irá proporcionar:
- Um contato em primeira mão com representantes da Comissão Europeia encarregues do ICT Work Programme 2013
- Uma oportunidade para apresentar a sua ideia de projeto durante uma das sessões de networking
- Um evento de brokerage com reuniões pré-agendadas
- Aconselhamento para submeter uma proposta com sucesso
Ou contacte:
Alexandre Ulisses (eenetwork@adi.pt)
Enterprise Europe Network - Portugal
Tel.:            22 616 78 20      

Reprogramação do QREN – Impacto ao nível do financiamento da formação para empresas



Conforme divulgado pelo Instituto de Gestão Financeira do Fundo Social Europeu - IGFSE, Portugal propôs à Comissão Europeia a reprogramação estratégica do QREN. Algumas das linhas dessa reprogramação terão impacto no apoio financeiro da formação para empresas: alterando as entidades competentes pela gestão, alterando a dotação orçamental disponível, etc.
Em concreto, e com base na divulgação feita pelo IGFSE, destaca-se ao nível do financiamento da formação as propostas de:
·         Transferências: reforço em cerca de 597 M€ da dotação FSE do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) nos eixos 1- Qualificação Inicial, 4 - Formação Avançada, 5 - Apoio ao Empreendedorismo e Transição para a Vida Activa, e 6 - Cidadania, Inclusão e Desenvolvimento Social; por libertação dos eixos 2 - Adaptabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida e 3 - Gestão e Aperfeiçoamento profissional.
·         Os apoios da tipologia Formação para a Inovação e Gestão (Eixo 3) passarão a ser financiados pelo COMPETE e Programas Operacionais Regionais.
Prevê-se a conclusão do processo de análise e decisão por parte da comissão europeia, desta proposta do Governo Português, no último trimestre de 2012.
Não foram ainda definidas expectativas relativamente ao facto de este processo atrasar (ou não) a abertura de candidaturas para financiamento da formação, para empresas, em Setembro/Outubro (época “normal” nos anos anteriores), nem o formato em que isso poderá vir a acontecer.
Conheça o texto completo da divulgação feita pelo IGFSE aqui.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Lançada a iniciativa Naturfunding de crowdfunding ambiental


É lançada hoje a iniciativa Naturfunding http://www.indiegogo.com/partners/ntfd , uma iniciativa internacional de crowdfunding* ambiental que resulta de uma parceria estabelecida entre o portal ambiental português Naturlink http://naturlink.sapo.pt e a plataforma de crowdfunding norte-americana Indiegogo http://www.indiegogo.com .
O Indiegogo é a principal plataforma generalista mundial de crowdfunding, através da qual já foram apresentados milhares de projectos sedeados em quase 200 países, e uma análise realizada em 2011 recorrendo ao Google Ad Planner indicou que o portal Naturlink era o portal ambiental de maior tráfego da Europa.
 
Esta parceria tem por objectivo disponibilizar uma plataforma de referência e proporcionar visibilidade internacional a campanhas de crowdfunding ambiental. Assim, a Naturfunding encoraja e promove causas, iniciativas empresariais e/ou projectos criativos que contribuam para a conservação da natureza, o uso sensato dos recursos naturais e um dia-a-dia mais sustentável.
 
As duas primeiras campanhas lançadas no contexto desta parceria tratam de temas e têm objectivos muito distintos.
1) Por um lado, é solicitado pela organização não ambiental de ambiente Grupo Lobo apoio colectivo para a aquisição dos terrenos onde o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico tem estado localizado nos últimos 25 anos ( http://igg.me/p/175073?a=825388 ) dado que, apesar do reconhecimento nacional e internacional que esta instituição já granjeou, se não conseguir adquirir os 17 hectares de terreno onde o Centro está localizado, este terá de fechar as instalações e sair do local, colocando em risco a continuidade de um trabalho de referência e conferindo dramatismo ao apelo desta organização.
 
2) Por outro lado, a Iniciativa Construção Sustentável, constituída desde 2007 com o objectivo de contribuir activamente para o alargamento de boas práticas na construção, apresenta uma campanha destinada a angariar fundos para a produção de um livro e de uma ferramenta online que servirão deguia para a aplicação dos princípios e medidas de construção sustentável em regiões de Clima Mediterrânico ( http://igg.me/p/175649?a=825388 ). Estes produtos destinam-se não só a proprietários de imóveis e às equipas de projecto que participam na sua construção ou reabilitação, com vista a conferir-lhes salubridade, conforto e economia enquanto acrescentam valor ambiental, mas também a permitir aos moradores tomar decisões fundamentadas que contribuam para melhorar a sua qualidade de vida e a favorecer o orçamento familiar.
 
Agradecemos o apoio e máxima divulgação destas campanhas.
 
Convidamos todos aqueles que têm ou apoiam ideias inovadoras e causas ambientais a financiá-las através da iniciativa Naturfunding http://www.indiegogo.com/partners/ntfd. Se desejarem desenvolver campanhas associadas a esta iniciativa, beneficiando do apoio do portal Naturlink e da plataforma Indiegogo na sua preparação e promoção, sugerimos que nos contactem através do e-mailnaturlink@naturlink.pt
 
 

Candidaturas Nutrition Awards terminam a 31 de Julho



Para mais informações, consultem o regulamento dos prémios aqui.

Os melhores cumprimentos,

A equipa Rede INOVAR


Serviço Inovação: uma das novas categorias dos prémios

Se a sua empresa disponibiliza um serviço na área da nutrição que se distingue pelo seu grau de inovação e que, devido às suas caraterísticas, promove hábitos alimentares e/ou estilos de vida saudáveis, concorra à categoria Serviço Inovação dos Nutrition Awards. 

"Através da categoria Serviço Inovação, queremos distinguir boas práticas e bons exemplos. O que esperamos é, sobretudo, contribuir para que a cultura de inovação no nosso País seja promovida no setor agroalimentar. E também que o sucesso dos serviços distinguidos com este prémio seja contagiante", explica a organização da iniciativa.

Neste sentido, os Nutrition Awards irão premiar o serviço mais inovador no setor agroalimentar, conferindo-lhe visibilidade através da atribuição de um símbolo alusivo ao prémio obtido. 

A esta categoria poderão concorrer projetos que se caracterizem pelo mérito e excelência no seu segmento e pela inovação na sua conceção e/ou utilização.

As candidaturas aos prémios terminam a 31 de julho e os vencedores serão conhecidos a 16 de outubro de 2012, Dia Mundial da Alimentação. Para mais informações, consulte o site dos Nutrition Awards aqui, bem como a página de Facebook da iniciativa.

Nutrition Awards procuram iniciativas de mobilização

Os Nutrition Awards vão premiar, este ano e pela primeira vez, a iniciativa de mobilização que mais fez pela promoção de hábitos alimentares saudáveis. 

Assim, até ao dia 31 de julho, poderão concorrer à categoria Iniciativa de Mobilização projetos e/ou ações de educação e comunicação, no âmbito das ciências da nutrição e alimentação, que, devido às suas características, promovam hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis. 

E porque é de bons exemplos que estamos a falar, relembre a campanha "Comer bem é mais barato" que foi lançada, no ano passado, pela Fundação Calouste Gulbenkian, patrocinadora dos Nutrition Awards, Fundação EDP e SIC, com o apoio da DECO e da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Esta iniciativa percorreu algumas cidades do País, com o objetivo de contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos alimentares das famílias portuguesas. 

Saiba mais aqui sobre a campanha "Comer bem é mais barato".

Nutrition Awards criam Prémio Especial Jornalismo

O Prémio Especial de Jornalismo está de volta com a terceira edição dos Nutrition Awards. Consulte os formulários de candidatura no site da iniciativa e veja o seu trabalho premiado! 

O Prémio Especial Jornalismo tem como objetivo estimular abordagens jornalísticas que contribuam para promover a inovação na indústria agroalimentar e hábitos alimentares e/ou estilos de vida saudáveis, e sensibilizar a opinião pública para a temática. 

Neste sentido, podem concorrer a este prémio os profissionais de Órgãos de Comunicação Social portugueses, com carteira profissional de jornalista e com trabalhos nas áreas de Imprensa, Online, Rádio e Televisão.

Cada profissional poderá concorrer com o máximo de três trabalhos – em nome individual ou numa candidatura coletiva. 

Recorde que, no ano passado, o Prémio Especial Jornalismo foi atribuído à reportagem "Anatomia dos bio" da jornalista Luísa Oliveira, que foi publicada na Revista Visão. Ao longo de 12 páginas, a autora do trabalho traça o retrato do setor dos produtos biológicos em contínuo crescimento em Portugal.

Pedro Matias: "Nutrition Awards pretendem premiar boas práticas na área agroalimentar"

Pedro Matias, do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), esteve, no dia 12 de julho, na Edição da Manhã daSIC Notícias, a falar sobre os Nutrition Awards.

"O objetivo dos prémios é selecionar dentro de um conjunto de cinco categorias o que de melhor se faz no setor agroalimentar em Portugal e premiar, dando visibilidade com a ajuda dos meios de comunicação social", explicou Pedro Matias, revelando ainda que, este ano, há duas grandes novidades.

"São elas a integração dos Nutrition Awards no "Portugal Sou Eu" e no"Portugal Foods", iniciativas que pretendem valorizar a produção nacional", acrescentou.

APN preside júri dos Nutrition Awards

As candidaturas aos Nutrition Awards terminam no próximo dia 31 de julho. Após esta data, os projetos a concurso serão alvo de verificação por parte da Associação Portuguesa de Certificação (APCER) e sujeitos ao escrutínio de um júri que será presidido pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN).

"À semelhança das edições anteriores, cada uma das categorias a concurso integra um grupo de jurados autónomo, com reconhecida idoneidade e competência a nível académico, científico ou empresarial", explica Helena Ávila Marques, presidente da Direção da APN.

Ainda de acordo com a presidente da APN, "cada grupo, composto por sete elementos, conta com um coordenador representante de uma das entidades que constituem o AdvisoryBoard": Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (Produto Inovação); Direção-Geral das Atividades Económicas (Serviço Inovação); APN (Investigação & Desenvolvimento); Direção-Geral do Consumidor (Iniciativa de Mobilização) e Fernanda Freitas (Prémio Especial de Jornalismo). 

Numa fase de pré-candidatura, os elementos do júri terão a seu cargo a definição dos critérios de avaliação, que serão construídos com base no formulário de candidatura validado pelos mesmos.

Após o término do prazo de candidatura, todas as candidaturas recebidas serão alvo de verificação por parte da APCER. Esta etapa pode desencadear uma das seguintes medidas: proposta para deliberação do júri da categoria respetiva, eventual alteração de categoria, outras ações necessárias, como exclusão ou validação formal da candidatura. O relatório deste procedimento será posteriormente enviado para todos os grupos de júri, para análise e aprovação.

Subsequentemente, as candidaturas validadas pela APCER e aprovadas pelo júri serão alvo de classificação e seriação final, com base na grelha de avaliação previamente estabelecida. A avaliação de cada candidatura será presencial e realizada sem que os elementos de júri tenham acesso à identidade dos autores. As candidaturas serão ordenadas, de acordo com a classificação final resultante da aplicação da grelha de avaliação.

No final, o júri dos Nutrition Awards irá atribuir um galardão em cada categoria e menções honrosas - em número máximo de três por categoria.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Como o co-working é o futuro dos escritórios empresariais



Como o co-working é o futuro dos escritórios empresariais


Publicado em 16 de Julho de 2012.

Os espaços de co-working, onde vários profissionais freelances dividem o escritório e as respectivas despesas, estão a ganhar cada vez mais popularidade junto das empresas, de acordo com um artigo do agregador Good.
Nos próximos anos, e caso a tendência se confirme, não serão apenas os freelances a ocupar estes espaços informais, mas também as grandes empresas. O Good dá o exemplo da Warecorp, uma empresa de software e serviços web que, em vez de procurar um escritório tradicional no respectivo mercado, preferiu juntar-se a outros profissionais. In Greensavers

sábado, 14 de julho de 2012

Projeto quer incentivar fixação de jovens no Interior



Projeto quer incentivar fixação de jovens no Interior
A BLC 3 - Plataforma de Desenvolvimento da Região Interior Centro candidatou aos fundos comunitários da União Europeia um projeto com o objetivo de potencializar e valorizar o conjunto de experiências e saberes acumulado pelas crianças e jovens, para que estes venham, no futuro, a criar os seus próprios projetos nas regiões com menores índices de desenvolvimento.
 
 O projeto "Inovação Educacional para o Desenvolvimento Sustentável Transfronteiriço: Infanto-Juvenil (Trans-I-duca)" está avaliado em 1,7 milhões de euros e, de acordo com a BLC 3, está direcionado para um público-alvo de extrema importância para a economia da região interior do país e transfronteiriça.Continua em Boas Noticias.

Programa de Apoio ao Empreendimento e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE)


Segunda alteração à que portª que aprovou a criação do Programa de Apoio ao Empreendimento e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE), a promover e executar pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P., e regulamenta os apoios a conceder no seu âmbito ( Portaria n.º 985/2009, de 4 de setembro ).
São destinatários do Programa Nacional de Microcrédito todos aqueles que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e estejam em risco de exclusão social, possuam uma ideia de negócio viável, perfil de empreendedores e formulem e apresentem projetos viáveis para criar postos de trabalho. São também destinatárias as microentidades e as cooperativas até 10 trabalhadores, incluindo neste número os cooperadores trabalhadores, que apresentem projetos viáveis com criação líquida de postos de trabalho, em especial no domínio da atividade na área da economia social. Considera-se que há criação líquida de emprego quando a entidade registar, no fim do prazo de um ano a contar da data da disponibilização do crédito, sem prejuízo de prorrogação mediante acordo da entidade bancária, da sociedade de garantia mútua e do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P., um número total de trabalhadores superior à média dos trabalhadores registados nos 12 meses que precedem o pedido. A criação líquida de emprego é verificada pela CASES, que organiza todo o processo, mediante certificação pelo Instituto de Informática, I. P., após consentimento prestado pelos beneficiários.
Mais Retirado da Cases

Aprova o Plano Estratégico de Iniciativas de Promoção de Empregabilidade Jovem e Apoio às Pequenas e Médias Empresas - «Impulso Jovem».



O referido plano inclui: Programa de Estágios Profissionais «Passaporte Emprego», destinado a incorporar jovens desempregados em entidades com ou sem fins lucrativos, em particular as do setor de bens transacionáveis nas regiões de convergência (Norte, Centro e Alentejo), e a facilitar a transição para o mercado de trabalho nos setores de aposta estratégica através de um mecanismo de estímulo à contratação, incluindo um prémio de integração dependente da contratação sem termo; apoio à contratação de jovens desempregados de longa duração, através do reembolso das contribuições para a segurança social, com vista a diminuir a carga fiscal associada à contratação a termo e a reduzir a diferença entre o custo suportado pelo empregador e o benefício recebido pelo trabalhador, correspondendo a uma forma descentralizada de incentivar novas contratações, com baixos custos administrativos, e cuja concessão está condicionada à criação líquida de emprego; criação do «Passaporte para o Empreendedorismo» e do Programa «Portugal Empreendedor», abrangendo um conjunto de medidas articuladas que desenvolvem projetos de empreendedorismo levados a cabo por jovens ou por empresas que recrutem jovens desempregados há mais de quatro meses e com qualificações superiores; Programa «COOP Jovem» como projeto de empreendedorismo jovem, apoiando a criação de cooperativas, através do financiamento direto por cada cooperador que tenha idade compreendida entre os 18 e os 30 anos e o 9.º ano de escolaridade; desenvolvimento do programa nacional de microcrédito, destinado a facilitar o acesso ao crédito — através da tipologia MICROINVEST — e a prestar apoio técnico na criação e na formação do empreendedor durante os primeiros anos de vida do negócio, dando prioridade aos casos em que o beneficiário ou contratado tenha idade compreendida entre os 16 e os 34 anos e seja um desempregado inscrito num centro de emprego há, pelo menos, quatro meses; apoio ao investimento, com uma componente de facilitação de acesso ao financiamento dirigida a pequenas e médias empresas, através da promoção e reforço dos instrumentos de engenharia financeira, garantindo a plena utilização dos instrumentos existentes, podendo os mesmos ser reforçados em função dos níveis de execução e do estímulo à inovação e internacionalização.
Mais Retirado da Cases

Intercâmbio na Roménia


EMPREENDEDORISMO SOCIAL
JUNTA JOVENS EUROPEUS NA ROMÉNIA 




A Associação 5 Elemento está a promover um evento europeu da Associação Raise It Now.


"Come toS.E.E. (Social Entrepreneurship Exchange)", um intercâmbio de jovens europeus que vai deccorer na Roménia,
 entre 20 e 27 de Julho e estará centrado com base em atividades na área do empreendedorismo social.

Nesta última semana de inscrições ainda há vagas abertas para participantes dos 18 aos 30 anos e líderes de grupo sem
limite de idade.

O valor da inscrição é 190€ e inclui viagens internacionais, alimentação, alojamento e atividades. A este valor pode acrescer 
o da jóia de inscrição na Raise It Now e a respetiva quota anual.

Para mais informações sobre este intercâmbio e candidaturas, basta consultar o comunicado em anexo.

Com os melhores cumprimentos,
ASSOCIAÇÃO 5 ELEMENTO

Fundos: concursos do 7ºPQ | Call 2013‏


Já estão publicados no Participants Portal  os convites à apresentação de propostas no Tema Ambiente no âmbito doPrograma Específico Cooperação do 7º Programa-Quadro de I&DT da União Europeia:


Call
Temas envolvidos
Orçamento
Data Encerramento
Ambiente
248 M€
1ª fase:
16-10-2012

2ª fase:
28-02-2013
Ambiente
17 M€
16-10-2012
KBBE, NMP, Transportes, Energia e Ambiente
55 M€
07-02-2013
Ambiente
40 M€
04-04-2013
KBBE, Energia,AmbienteTransportes, SSH, SiS
61,1 M
28-02-2013
NMP, Ambiente
116 M€
04-12-2012


Toda a documentação relevante, nomeadamente o Programa de Trabalho (com a descrição dos tópicos abertos a concurso), osguias para os candidatos para os diferentes regimes de financiamento, as regras de participação e as regras para a submissão e procedimentos de avaliação e selecção de propostas, estão disponíveis para download na página de cada convite.

Informa-se ainda que a submissão de propostas é feita exclusivamente por via electrónica, através do serviçoElectronic Proposal Submission disponível nas páginas de cada convite.

Como habitualmente, o GPPQ, e nomeadamente os NCP responsáveis pelo Tema Ambiente, estão disponíveis para qualquer apoio que venham a necessitar.