Raia Empreendedora pretende funcionar como um espaço de encontro e de troca de informação (eventos, projetos ou iniciativas) entre os seus membros, ideias de negócio e cooperação entre investidores e criadores. Ajudamos a criar, ideias de negócios, empresas, projetos.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Art&Género
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Fundação EDP disponibiliza €500 mil para IPSS e ONG. CANDIDATURAS ATÉ 10 DE FEVEREIRO.
CANDIDATURAS ATÉ 10 DE FEVEREIRO.
Candidaturas ao 13º Prémio do Jovem Empreendedor decorrem até 29 de Fevereiro
A ANJE recebe até 29 de Fevereiro candidaturas ao Prémio do Jovem Empreendedor. Trata-se da 13ª edição do galardão que distingue, apoia e promove empresas em fase de criação e/ou expansão de negócios. Aquela que é uma das mais antigas competições de empreendedorismo a nível nacional foi criada em 1998 e desde então tem vindo a contribuir para a renovação do panorama empresarial português, lançando no mercado inovadoras start-ups e PME.
Na primeira edição, o Prémio do Jovem Empreendedor consagrou a Critical Software, uma empresa da área das TIC sediada em Coimbra mas que, em virtude dos serviços que presta à NASA, tem também escritório em Silicon Valley, na Califórnia, EUA. Ao longo destes anos, o galardão da ANJE distinguiu ainda projectos de negócio tão inovadores como Central Casa, Stab Biotec, Crioestaminal, Biosurfit e, mais recentemente, as promissoras empresas Active Space Technologies, Master Blank e CreativeBitBox.
PRÉMIOS
O promotor do melhor projecto é contemplado com um prize money no valor de 19.500 euros e usufrui de apoio da ANJE no acesso a instrumentos de suporte financeiro e infra-estrutural, através das iniciativas Ninhos de Empresas, Centros de Incubação e Programas de Apoio a Jovens Empresários. O júri poderá ainda, caso entenda ser pertinente, conceder menções honrosas a alguns concorrentes.
DESTINATÁRIOS
Apoiado pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Prémio do Jovem Empreendedor está aberto a cidadãos entre os 18 e os 35 anos, bastando para tanto que estes apresentem projectos de criação ou expansão de empresas com os seguintes requisitos: exequibilidade financeira, adequação ao mercado, carácter inovador e credibilidade das referências académicas e/ou profissionais dos seus promotores.
INSCRIÇÕES
Resta apenas referir que os candidatos devem preencher um plano de negócios que contemple os seguintes dados: informação pessoal; apresentação do negócio; análise do mercado; aplicação económico-financeira; amostragem da conta Estado e outros entes públicos; cálculo de resultados previsionais; e balanços previsionais. Para apoiar os empreendedores na elaboração do business plan, a ANJE elaborou um documento pré-formatado, o qual pode ser descarregado no site da associação
(http://www.anje.pt/academia/default.asp?id=227&mnu=227).
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Seminário "Franchising, uma Opção para Empreender"
Trata-se, assim, de uma relação com ganhos para ambas as partes: o franchisador fornece a perícia empresarial (planos de marketing, apoio à gestão, assistência financeira, formação) que de outra maneira não estaria disponível para o franchisado; por sua vez, este traz à operação de franchise o espírito empreendedor e o esforço necessários para fazer do negócio um sucesso.
Entre os temas abordados no seminário, estará a explicação sobre como funciona o franchise e as questões contratuais e legais associadas a esta área de negócio. Serão ainda apresentados exemplos práticos de empresas de franchising.
A participação no seminário é aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia, até 10 de janeiro, para o email geral@dnacascais.pt.
Programa:
17h.00m - Abertura da sessão - DNA Cascais
17h.10m – Intervenção de um Master Franchise em Portugal – Grupo Onebiz
17h.30m – Intervenção do jurista do Master da McDonald´s – aspetos contratuais e legais críticos no franchising
17h.50m – Caso de estudo de um franchisado: McDonalds
18h.10m – Caso de estudo de um franchisado: Lanidor
18h.30m – P&R
19h - Encerramento
Moderador: Marco Fernandes – DNA Cascais
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
Curso de Gestão de Organizações da Economia Social
Curso de formação de Gestão de Organizações da Economia Social promovido pela CASES.
Horário:
9:00 – 13:00 / 14:00 – 17:00
Total de Horas:
84
Objectivos:
Sensibilizar técnicos/as e dirigentes para a temática da economia social; melhorar procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social; desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a optimização dos recursos humanos, logísticos e financeiros; dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.
Destinatários:
Dirigentes e Técnicos/as integrados/as em organizações de economia social, nomeadamente Associações, Cooperativas, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações Mutualistas e Misericórdias.
Módulos:
1. A Economia Social
2. Gestão de Pessoas
3. Informação Contabilística
4. Gestão Financeira
5. Marketing e Comunicação
6. Ética e Responsabilidade Social
Formadores/as:
Formadores/as especializados/as com experiência profissional e formativa reconhecida nas diversas temáticas a abordar, e sensibilizados/as para as especificidades de funcionamento das organizações das várias famílias da Economia Social.
Para mais informações, por favor contacte o 213878046/7 ou cases@cases.pt
ATREVE-TE - Concurso de Ideias
Concurso de ideias de negócio
Os estudantes e, particularmente, o movimento associativo nacional têm uma importância fulcral na dinamização sócio-cultural e económica do país, pela criatividade e capacidade de inovar com o arrojo e audácia só ao alcance de uma juventude que quer sempre mais e melhor, mas também com a responsabilidade e dever que lhe são incutidos pelas suas responsabilidades acrescidas na missão da representação estudantil.
Por considerarmos que esta iniciativa representa uma nova oportunidade para os estudantes/recém-licenciados e que deve haver uma forte aposta no incentivo à prática do empreendedorismo na sociedade portuguesa, em particular nas classes mais jovens, os membros desta comissão fazem desta iniciativa uma forte aposta da sua estratégia.
Por contar com o apoio do movimento associativo e pela dimensão dos seus prémios o “ATREVE-TE” afirma-se como o grande Concurso de empreendedorismo e ideias inovadoras, a nível nacional.
São objectivos do “ATREVE-TE 2011”:
- Incentivar os estudantes do Ensino Superior a desenvolverem ideias de negócio para a criação de novas empresas de cariz inovador e produtivo, que venham a contribuir para a criação de riqueza, para o crescimento da economia portuguesa e para a promoção da coesão social.
- Divulgar casos de eventual sucesso junto dos agentes económicos de forma a fomentar o investimento nas iniciativas de jovens empreendedores, premiando assim a mudança e a inovação.
- Constituir-se enquanto plataforma de networking, de génese e de partilha de ideias criativas e consequentes.
- Assumir-se como uma iniciativa de referência na área do empreendedorismo de âmbito universitário, admitindo projetos empresariais originais e que não tenham beneficiado de apoios ou prémios noutras iniciativas semelhantes.
Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo (GAE)
2012-01-02 | |
No âmbito da parceria entre a PSZ, FEUP e JUNIFEUP realiza-se no próximo dia 04 de Janeiro 4ª feira, entre as 14h30 e as 18h30, mais uma sessão do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo. | |
Continuar... |