Dois irmãos uniram esforços e criaram em abril do ano passado uma empresa ligada ao babysitting profissional. Tinham uma ideia clara do conceito e serviços que queriam implementar e apesar do contexto económico adverso, não tiveram medo de arriscar e criaram a Plinc!Babysitting&Events. Atuam na área da Grande Lisboa e mais do que cuidar apenas de crianças na ausência dos familiares, organizam atividades lúdicas, terapêuticas e pedagógicas.
André Albernaz Delgado tem 28 anos e é licenciado em educação especial e reabilitação e mestre em psicologia comunitária e proteção de menores. A sua irmã, Joana Albernaz Delgado, tem 30 anos e é licenciada em direito. Foi da experiência de André em diversos projetos no âmbito do cuidado infantil e juvenil, em colónias de férias, casas de acolhimento, babysitting e animação de grupos, que lhes ocorreu a ideia para a abertura deste negócio. “À data do lançamento da empresa o mercado de babysitting tinha pouca ou nenhuma oferta que pudesse concorrer com o serviço que a Plinc! comercializa” , refere Joana Albernaz Delgado. Acrescenta que nessa altura dificilmente se encontravam serviços de babysitting articulados com uma multiplicidade de atividades complementares, como festas ou apoio escolar, que se traduzissem num verdadeiro sistema de suporte familiar, criado de forma personalizada e assegurado por uma equipa profissional.
O modelo de negócio da Plinc!, com sede em Oeiras, assenta numa diversidade de formatos e serviços que vão desde o simples babysitting, até à associação deste serviço com cuidados especializados. Abrange ainda o babysitting em contexto de hotel e a organização e realização de eventos para crianças e jovens. Antes de lançarem o projeto, afinaram o conceito. “A identificação do segmento de mercado que se pretendia atingir e posicionar os serviços que constituem a oferta da empresa foram dois momentos essenciais para o lançamento do negócio” , revela André Albernaz Delgado.
Mas todo este processo não foi fácil. Contam os empreendedores que a primeira dificuldade residiu na falta de sensibilidade do público menos informado para entender os serviços de babysitting como profissionais. Salienta Joana Albernaz Delgado que “a ideia incorreta, mas instalada de que qualquer pessoa está apta para realizar este tipo de serviços, bem como o preço de mercado a que são tradicionalmente transacionados, muito devido à falta de especialização, têm sido duas das suposições enraizadas na mentalidade das pessoas com que a Plinc! se tem debatido” .
A Plinc! encontra-se neste momento numa fase de consolidação de projetos internos e de teste de novas ideias. Está também a equacionar a expansão da sua oferta para fora da Grande Lisboa. E querem no futuro desenvolver produtos de natureza formativa que esperam vir a implementar de forma gradual. Conta André Albernaz Delgado que “traçámos um plano de negócios que a médio prazo passa pelo reforço das relações e parceria com várias entidades. Seguindo esta estratégia pretendemos intensificar a posição de mercado” . Apesar da realidade económica adversa, estes empreendedores acreditam no futuro e que vão continuar a crescer.
Para serem bem sucedidos no mercado consideram que o segredo está em oferecer serviços inovadores e profissionais, ter uma política de proximidade ao cliente, uma equipa qualificada e estável e parcerias consolidadas com entidades fundamentais em vários setores do mercado.
BI Empresarial
Promotores:
André Albernaz delgado, 28 anos
Joana Albernaz Delgado, 30 anos
Área de atividade:
Cuidado especializado de crianças dos zero aos 14 anos, sendo o serviço nuclear da empresa o babysitting.
Data de criação:
Abril de 2010
Serviços:
Além de serviços de babysitting comum, a Plinc! Tem uma oferta especializada a vários níveis, abrangendo as vertentes lúdica (festas de aniversário), terapêutica (intervenção junto de crianças/adultos com necessidades específicas) e pedagógica (acompanhamento escolar e aulas de música). Disponibiliza ainda serviços destinados a empresas e a empreendimentos turísticos, como por exemplo o babysitting on call em unidades hoteleiras da região da Grande Lisboa.
Empregos criados:
19 colaboradores, formados ou em formação em áreas como educação de infância, educação especial, psicomotricidade, intervenção precoce, psicologia ou terapia da fala.
Investimento inicial:
Cinco mil euros para a criação da empresa.
Principais clientes:
Grande parte dos clientes são pais, mães ou famílias, mas também unidades hoteleiras, instituições bancárias, sociedades de advogados, clubes de fitness, jardins de infância, entre outros que estabelecem parcerias com a Plinc!.
Conselhos:
A quem quer criar um negócio os empreendedores aconselham a ter consciência de que não vai ser uma tarefa fácil e que as oportunidades tem de ser procuradas. Mas mais importante que isso é ter sempre presente que mais cedo ou mais tarde o esforço compensa sempre e que uma oferta bem concebida e posicionada na altura certa pode ser a chave para um negócio de sucesso.
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