segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Abertura de Candidaturas - 3ª Convocatória INTERREG


De 1 de Dezembro de 2011 a 2 de Março de 2012 estão abertas as candidaturas INTERREG - 3ªa Convocatória
Podem-se candidatar:
organismos públicos ou equiparáveis a públicos, e entidades privadas sem fins lucrativos.
O Programa Operacional do Espaço SUDOE estabelece quatro prioridades estratégicas de acordo com as orientações estratégicas comunitárias relativas ao crescimento, ao emprego e ao desenvolvimento sustentável e aos desafios que o Sudoeste europeu deverá enfrentar coletivamente.
Os projetos estabelecem as seguintes prioridades operacionais:
1. Promoção da inovação e constituição de redes estáveis de cooperação em matéria tecnológica
2. Melhoria da sustentabilidade para a proteção e conservação do ambiente e meio natural do SUDOE
 
O período de elegibilidade das despesas estabelecido para a terceira convocatória de projetos é o seguinte:
Fase de preparação
: de 1 de Janeiro de 2011 a 2 de Março de 2012.
Fase de execução
: a partir de 1 de Julho de 2011 a 31 de Dezembro de 2014
Em caso algum, a participação FEDER poderá ultrapassar os 75% do valor da despesa total elegível do projeto.
Em 17 e 18 de Janeiro, em Santander /Espanha, decorrerá a  Jornada de Lançamento da Terceira Convocatória, decorendo as inscrições até 10 de Janeiro (http://www.interreg-sudoe.eu/PRT/f/110/155/Programa/Eventos/Jornada-de-Lancamento-da-Terceira-Convocatoria-)
INFORMAÇÕES
http://www.interreg-sudoe.eu/PRT/d/117/APPEL-A-PROJETS/Comment-presenter-une-candidature-de-projet---3eme-appel-a-projets

I Congresso Internacional de Valorização de Produtos Tradicionais

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) está a organizar o I Congresso Internacional de Produtos Tradicionais http://traditionalfoodcongress.ipvc.pt/pt/node/15 , o qual decorrerá entre 3 e 5 de Maio de 2012 em Ponte de Lima, no Auditório Eugénio Castro Caldas da ESA-IPVC.

Os produtos alimentares tradicionais constituem uma dimensão importante da cultura, identidade e património de cada país, pelo que a comissão organizadora reuniu uma série de experiências de diferentes países para serem apresentadas e debatidas neste Congresso. A organização considera que é indispensável reflectir sobre a valorização dos territórios e dos produtos tradicionais, pretendendo-se que este encontro seja um espaço de partilha e reflexão que se destina a:
- Melhorar as oportunidades de cooperação e interligação da comunidade científica da UE, em questões como a agricultura, biotecnologia, ambiente, tecnologia de alimentos, nutrição e outras áreas envolvidas.
- Envolver todos os intervenientes na investigação, para que a implementação tecnológica dos seus resultados possa contribuir para a competitividade das PME no mercado global.
- Desenvolver e promover elevados padrões de segurança alimentar e de melhoria da qualidade dos alimentos.
- Contribuir para uma agricultura e indústria alimentar competitivas e multifuncionais, que promovam o desenvolvimento rural.
- Contribuir para uma melhor integração entre as actividades turísticas desenvolvidas no meio rural e a enogastronomia, como forma de promoção dos produtos locais.
O Programa preliminar do Congresso está acessível aqui: 

Os interessados em participar no Congresso deverão submeter inscrição online até Fevereiro de 2012 http://traditionalfoodcongress.ipvc.pt/pt/node/29 , e os interessados em submeter comunicação deverão fazê-lo também online até 15 de Janeiro próximo http://traditionalfoodcongress.ipvc.pt/pt/node/46 atendendo às normas estabelecidas para tal http://traditionalfoodcongress.ipvc.pt/sites/default/files/template%20abstract.pdf 
Os principais prazos a considerar estão listados aqui: 

domingo, 18 de dezembro de 2011

Balcão do Empreendedor substitui Loja da Empresa


/images/textoimagens/fullsize/3716.jpg O Governo vai extinguir as Lojas da Empresa e substituí-las por Balcões do Empreendedor, a instalar nas Lojas do Cidadão de seis cidades, o que vai permitir poupar mais de 400 mil euros por ano, anunciou o secretário de Estado Feliciano Barreiras Duarte.

"A reestruturação e a reorganização das Lojas da Empresa permitirão uma poupança estimada em mais de 400 mil euros por ano, nomeadamente através da redução do pagamento das rendas dos espaços ocupados por estes serviços de apoio aos empreendedores", segundo uma nota enviada à agência Lusa.
De acordo com informação do gabinete de Feliciano Barreiras Duarte, será "extinta a Loja da Empresa de Lisboa e transferido o Balcão do Empreendedor aí existente para uma das Lojas do Cidadão da cidade ou para um espaço físico mais reduzido que reúna as condições adequadas ao funcionamento do balcão e à manutenção da parceria com a Câmara Municipal de Lisboa".
Também serão extintas as Lojas da Empresa do Porto, Braga, Aveiro, Viseu e Loulé.
O processo já está a decorrer, mas ainda não foi adiantada uma data de conclusão. Fonte

sábado, 10 de dezembro de 2011

Serviço Babyssiting Personalizado

Dois irmãos uniram esforços e criaram em abril do ano passado uma empresa ligada ao babysitting profissional. Tinham uma ideia clara do conceito e serviços que queriam implementar e apesar do contexto económico adverso, não tiveram medo de arriscar e criaram a Plinc!Babysitting&Events. Atuam na área da Grande Lisboa e mais do que cuidar apenas de crianças na ausência dos familiares, organizam atividades lúdicas, terapêuticas e pedagógicas.

André Albernaz Delgado tem 28 anos e é licenciado em educação especial e reabilitação e mestre em psicologia comunitária e proteção de menores. A sua irmã, Joana Albernaz Delgado, tem 30 anos e é licenciada em direito. Foi da experiência de André em diversos projetos no âmbito do cuidado infantil e juvenil, em colónias de férias, casas de acolhimento, babysitting e animação de grupos, que lhes ocorreu a ideia para a abertura deste negócio. “À data do lançamento da empresa o mercado de babysitting tinha pouca ou nenhuma oferta que pudesse concorrer com o serviço que a Plinc! comercializa” , refere Joana Albernaz Delgado. Acrescenta que nessa altura dificilmente se encontravam serviços de babysitting articulados com uma multiplicidade de atividades complementares, como festas ou apoio escolar, que se traduzissem num verdadeiro sistema de suporte familiar, criado de forma personalizada e assegurado por uma equipa profissional.


O modelo de negócio da Plinc!, com sede em Oeiras, assenta numa diversidade de formatos e serviços que vão desde o simples babysitting, até à associação deste serviço com cuidados especializados. Abrange ainda o babysitting em contexto de hotel e a organização e realização de eventos para crianças e jovens. Antes de lançarem o projeto, afinaram o conceito. “A identificação do segmento de mercado que se pretendia atingir e posicionar os serviços que constituem a oferta da empresa foram dois momentos essenciais para o lançamento do negócio” , revela André Albernaz Delgado.


Mas todo este processo não foi fácil. Contam os empreendedores que a primeira dificuldade residiu na falta de sensibilidade do público menos informado para entender os serviços de babysitting como profissionais. Salienta Joana Albernaz Delgado que “a ideia incorreta, mas instalada de que qualquer pessoa está apta para realizar este tipo de serviços, bem como o preço de mercado a que são tradicionalmente transacionados, muito devido à falta de especialização, têm sido duas das suposições enraizadas na mentalidade das pessoas com que a Plinc! se tem debatido” .


A Plinc! encontra-se neste momento numa fase de consolidação de projetos internos e de teste de novas ideias. Está também a equacionar a expansão da sua oferta para fora da Grande Lisboa. E querem no futuro desenvolver produtos de natureza formativa que esperam vir a implementar de forma gradual. Conta André Albernaz Delgado que “traçámos um plano de negócios que a médio prazo passa pelo reforço das relações e parceria com várias entidades. Seguindo esta estratégia pretendemos intensificar a posição de mercado” . Apesar da realidade económica adversa, estes empreendedores acreditam no futuro e que vão continuar a crescer.


Para serem bem sucedidos no mercado consideram que o segredo está em oferecer serviços inovadores e profissionais, ter uma política de proximidade ao cliente, uma equipa qualificada e estável e parcerias consolidadas com entidades fundamentais em vários setores do mercado.


BI Empresarial


Promotores:

André Albernaz delgado, 28 anos

Joana Albernaz Delgado, 30 anos


Área de atividade:

Cuidado especializado de crianças dos zero aos 14 anos, sendo o serviço nuclear da empresa o babysitting.


Data de criação:

Abril de 2010


Serviços:

Além de serviços de babysitting comum, a Plinc! Tem uma oferta especializada a vários níveis, abrangendo as vertentes lúdica (festas de aniversário), terapêutica (intervenção junto de crianças/adultos com necessidades específicas) e pedagógica (acompanhamento escolar e aulas de música). Disponibiliza ainda serviços destinados a empresas e a empreendimentos turísticos, como por exemplo o babysitting on call em unidades hoteleiras da região da Grande Lisboa.


Empregos criados:

19 colaboradores, formados ou em formação em áreas como educação de infância, educação especial, psicomotricidade, intervenção precoce, psicologia ou terapia da fala.


Investimento inicial:

Cinco mil euros para a criação da empresa.


Principais clientes:

Grande parte dos clientes são pais, mães ou famílias, mas também unidades hoteleiras, instituições bancárias, sociedades de advogados, clubes de fitness, jardins de infância, entre outros que estabelecem parcerias com a Plinc!.


Conselhos:

A quem quer criar um negócio os empreendedores aconselham a ter consciência de que não vai ser uma tarefa fácil e que as oportunidades tem de ser procuradas. Mas mais importante que isso é ter sempre presente que mais cedo ou mais tarde o esforço compensa sempre e que uma oferta bem concebida e posicionada na altura certa pode ser a chave para um negócio de sucesso.

Primeira lavandaria self-service da Grande Lisboa


Já inaugurou a nova lavandaria self-service “1000wash&care”, situada no distrito de Lisboa, em Agualva (Cacém).


Com horário alargado e aberto sete dias por semana, este espaço promete um serviço inovador, rápido, seguro e de qualidade.

O novo estabelecimento ocupa 100 m2 e foi alvo de um investimento total de cerca de 65 mil euros.

“Esta nova lavandaria vem colmatar uma lacuna no nosso mercado e dar assim resposta às necessidades locais, explica Daniel Peniche, proprietário da lavandaria.

A “1000wash&care” contempla diversos modelos profissionais Miele especializadas no tratamento de roupa: três máquinas de lavar roupa com capacidade para 8kg, 11 kg e 16 kg, duas máquinas de secar com capacidade de 16 kg e uma tábua de passar a ferro profissional.