quarta-feira, 29 de julho de 2020

V21 Rural | Oficina do empreendedor

V21Rural

Já estão abertas as inscrições para a “Oficina do Empreendedor”, a primeira etapa do Programa “V21 Rural – Empreendedorismo e Negócios em Meio Rural". Os interessados podem inscrever-se aqui, até ao dia 4 de setembro

Com o arranque previsto para setembro, nesta primeira fase, os empreendedores terão a oportunidade de integrar, gratuitamente, um plano de capacitação intensivo, que permitirá aos participantes adquirir importantes conhecimentos teórico-práticos sobre o empreendedorismo de base rural.  
A oficina do empreendedor será assim, composta por 6 sessões de capacitação online e presencial, a partir da Incubadora de Base Rural de Viseu, na antiga escola do 1º C.E.B. de São Cristóvão, em São Pedro de France.  

Para além disso, esta etapa conta ainda, com uma visita a empresários de sucesso, com o propósito de promover o contacto dos participantes com boas práticas e casos de sucesso do setor agrícola, agroindustrial, serviços conexos ou tecnologia. 

Promovido pela Vissaium XXI, em parceria com o Município de Viseu, no âmbito do Viseu Rural, o V21 Rural é um programa inovador dedicado aos promotores de ideias de negócio que pretendam lançar a sua empresa ou empresários instalados, que ambicionem desenvolver novos negócios de matriz rural. Totalmente gratuito, o programa conta com momentos de capacitação, networking, acompanhamento individualizado, visitas de estudo e estágios formativos em empresas modelo.  

Consulte aqui o Regulamento e o Aviso de Abertura da Oficina do Empreendedor. 

Se tem perfil empreendedor, esta Oficina é para si! Inscreva-se! 

V21Rural2
_4

Remover

Versão web

Para mais informações: geral@airv.pt 

Inscrições abertas Gestão de Voluntariado — ONG Centro | VOAHR Interior


 
Projeto de capacitação em Gestão de Voluntariado
 com inscrições abertas para ONG do interior Centro
 
Destinado a reforçar a capacidade e a sustentabilidade da sociedade civil em Portugal, o projeto VOAHR Interior propõe tornar possível uma ação humanitária focada em necessidades reais de populações fragilizadas e em função da concretização da missão de cada organização, procurando criar um forte impacto nas pessoas e no mundo.
Com vista a capacitar em Gestão de Voluntariado um total de 30 Organizações Não Governamentais (ONG) do interior do país que tenham uma base territorial infra-concelhia e dimensão comunitária, o projeto encontra-se agora com inscrições abertas para as organizações de Economia Social da ZONA CENTRO de Portugal (distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém e Portalegre).
 
O projeto propõe capacitar as organizações inscritas e selecionadas (de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento) em Gestão de Voluntariado durante um processo de 6 meses, que envolve:
Capacitação online em Gestão de Voluntariado [aprendizagem assíncrona com sessões de acompanhamento por videoconferência semanais].
— 12 horas de consultoria às organizações que venham a ser selecionadas para participarem no projeto.
 
A participação, sujeita a um processo de seleção, é gratuita e a inscrição pode ser feita até dia 11 de setembro de 2020 através do link: bit.ly/inscriçãovoahrcentro
 
Na primeira etapa do projeto, a decorrer, a fase de capacitação em Gestão de Voluntariado terminou em junho e iniciaram-se as sessões de consultoria para criação de programas de voluntariado à medida de cada organização. Para conhecer os testemunhos de dirigentes e técnicos de ONG participantes na Etapa Norte, espreite aqui.
 
Promovida pela Pista Mágica – Escola de Voluntariado, esta terceira edição do VOAHR – Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência é financiada pelo mecanismo europeu EEA Grants, fundo gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, integrando o Eixo 4 do Programa Cidadãos Ativ@s/EEA Grants.
 
Para chegar às ONG onde os desafios no acesso à capacitação em Gestão de Voluntariado são maiores, são entidades parceiras da Pista Mágica neste projeto:
EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, a maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais de organizações ativas na luta contra a pobreza e exclusão social, com 1547 organizações portuguesas associadas.
Sector 3 – Empresa de consultoria de gestão, especializada em Empreendedorismo Social, vocacionada sobretudo para apoiar a atividade desenvolvida por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) em Portugal. Conta com um diretório de Organizações Sem Fins Lucrativos.
 
Para mais informação sobre o projeto, visite o website do VOAHR Interior, a página de Facebook da Pista Mágica ou contacte:
Gestora de Projeto | Susana Godinho | susana.godinho@pista-magica.pt | 96 700 2323
 

Acompanhe a Pista Mágica no Facebook e Instagram e visite o nosso website. Para deixar de receber esta e-letter, clique aqui.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Estágios PEPAC-MNE – 5ª edição


199
oportunidade, emprego, estágio
Estão a decorrer as candidaturas aos estágios PEPAC-MNE, uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros em colaboração com a Direção Geral de Trabalhadores em Funções Públicas.
Destinado a jovens licenciados ou com grau académico superior, que não se encontrem a trabalhar na sua área de formação e nível de qualificação, com idade até aos 30 anos ou até aos 35 anos, se forem portadores de deficiência superior a 60%.
Os estágios são realizados nas Embaixadas, Consulados-Gerais, Missões e Representações de Portugal.
Para concorrer ao programa os candidatos dispõem de uma plataforma informática alojada no sítio da Bolsa de Emprego Público dedicada ao PEPAC-MNE.
O prazo termina no dia 31 de julho de 2020.
Para mais informações (+)

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Projeto Ibérico procura ideias de negócio ligadas à economia do Mar


Sherpa Journeys vai acompanhar negócios da Galiza e Norte de Portugal

Estão abertas as candidaturas para o Sherpa Journeys, um programa de acompanhamento a empreendedores com negócios na área do Mar.  Os 12 projetos selecionados vão usufruir de apoio científico e técnico de instituições de ensino, de investigação e de promoção empresarial de Portugal e Espanha.

As candidaturas selecionadas para participar no Sherpa Journeys vão beneficiar de um diagnóstico e monitorização da ideia de negócio, recomendações de programas de apoio da Eurorregião Galiza-Norte, aconselhamento científico e técnico, mentoria em transferência de tecnologia e conhecimento, acesso à rede de parceiros e investidores do programa, assim como divulgação da ideia de negócio.

Para concorrer ao Sherpa Journeys, os empreendedores devem ter mais de 18 anos, residência na Galiza ou no Norte de Portugal e uma ideia de negócio ou projeto de empreendedorismo relacionado com a Economia Azul.

A iniciativa acontece no âmbito do Sherpa do Mar, um projeto cofinanciado pelo FEDER ao abrigo do programa de cooperação INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP). Este Projeto de Cooperação Transfronteiriça tem como principal objetivo promover a competitividade no campo marinho-marítimo da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, através da promoção de empresas de base tecnológica.

O programa transfronteiriço conta com parceiros portugueses e espanhóis. Do território nacional fazem parte CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Fórum Oceano, U.Porto Inovação e UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto. Já de Espanha, integram o consórcio a Axencia Galega de Innovación, Campus do Mar, Consorcio Zona Franca de Vigo, REDE - Research group in energy, innovation and environment, Universidade da Coruña, de Compostela e de Vigo.

As candidaturas estão abertas até dia 15 de setembro e devem ser realizadas aqui.

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Abertas as candidaturas para o novo leilão solar – Até 31 de julho


Abertas as candidaturas para o novo leilão solar – Até 31 de julho

AMBIENTEBLOGEFICIÊNCIA ENERGÉTICAENERGIAENERGIA SOLARENERGIAS RENOVÁVEISLEGISLAÇÃOSUSTENTABILIDADE • COMENTÁRIOS FECHADOS EM ABERTAS AS CANDIDATURAS PARA O NOVO LEILÃO SOLAR – ATÉ 31 DE JULHO • 479
No dia em que se celebrou o Dia Mundial da Energia, foi publicado em Diário da República, o Despacho n.º 5921/2020, de 29 de maio, que procede à abertura do procedimento concorrencial, sob a forma de leilão eletrónico, para atribuição de reserva de capacidade de injeção em pontos de ligação à RESP para eletricidade, a partir da conversão de energia solar.

Principais pontos a considerar:

1) Aprovadas as peças do procedimento, constituídas pelo programa do procedimento e caderno de encargos, que podem ser consultadas no sítio eletrónico da Direção-Geral de Energia e Geologia – DGEG, bem como no Portal de Candidaturahttps://leiloes-renovaveis.gov.pt.
2) Podem apresentar-se ao procedimento todas as pessoas, singulares ou coletivas, que preencham os requisitos definidos no programa do procedimento.
3) Os pontos de injeção na RESP, agrupados por lotes, somam uma capacidade de receção de 700 megavolt-ampere (MVA). A distribuição de capacidade de receção e a localização dos correspondentes pontos de injeção, podem ser consultados no programa do procedimento.
4) As propostas de aquisição no âmbito deste procedimento não podem, nos termos do Regulamento 2016/631 da Comissão Europeia de 14 de abril de 2016, ser inferiores a 10 MVA, nos pontos de ligação à Rede Nacional de Distribuição, e a 50 MVA, nos pontos de ligação à Rede Nacional de Transporte, tendo como limite máximo a capacidade colocada em leilão em cada lote a que diga respeito.
5) O leilão é do “tipo relógio ascendente”, apresentando múltiplas rondas sequenciais.
6) São admitidas propostas de aquisição no regime de remuneração geral, nos seguintes modelos:
  1. Prémio Variável por Diferenças, onde o adjudicatário recebe um prémio variável, positivo ou negativo, sobre o preço de mercado que iguala o preço de fecho do leilão, expresso em (euro)/MWh;
  2. Compensação Fixa ao Sistema Elétrico Nacional (SEN), onde o adjudicatário paga o preço de fecho do leilão ao SEN, expresso em (euro)/MW/ano, por contrapartida do recebimento do preço de mercado;
  3. Prémio Fixo por Flexibilidade, onde o adjudicatário recebe o preço de fecho do leilão, expresso em (euro)/MW/ano, por contrapartida do pagamento ao SEN de um seguro de cobertura do risco de preços de mercado, superiores ao limiar de ativação definido e do recebimento do preço de mercado, somente para os concorrentes que pretendam instalar um Centro Eletroprodutor solar que disponha de um sistema de armazenamento, autónomo ou integrado.
9) As candidaturas são apresentadas no Portal de Candidatura a partir do dia 8 de junho. A pré-qualificação das empresas candidatas durará até ao dia 31 de julho, depois haverá uma apreciação do lado da administração e a licitação está prevista para os dias 24 e 25 de agosto. Consulte toda a informação detalhada do Despacho n.º 5921/2020AQUI.
10) Há semelhança do leilão anterior, para este novo leilão também haverá uma comissão de acompanhamento ao leilão solar, que articulará as intervenções com as entidades competentes.
O secretário de Estado da Energia, João Galamba, afirmou que através das realização dos leilões de energia solar, “todos saem favorecidos, beneficiando não só os promotores de novas centrais fotovoltaicas, mas também os consumidores, pelo acesso que terão a energia tendencialmente mais barata”.
Para o novo leilão estarão disponíveis 700 MW de capacidade, distribuídos por 12 lotes, concentrados nas regiões do Alentejo e Algarve. Os projetos terão de estar conectados à rede até 30 de junho de 2024, um ano a mais do que no processo concursal de 2019, atendendo às condições de incerteza criadas pela pandemia, que poderão criar dificuldades ao nível do financiamento.
No entanto, o secretário de Estado da Energia explicou que a data de 2024 é apenas indicativa, podendo ser antecipada caso haja capacidade disponível antes. João Galamba, explicou que o encerramento da central termoelétrica a carvão de Sines poderá acontecer ainda antes de 2023, o que permitiria libertar capacidade na rede antes de 2024.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já realizou vários trabalhos no âmbito da Energia Solar Fotovoltaica, como por exemplo:
5) Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) – Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.
Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

terça-feira, 14 de julho de 2020

GEOfundos | Webinar: Oportunidade de financiamento da semana


O webinar terá a duração de aproximadamente 15 minutos e forcar-se-á na oportunidade de financiamento: Prémio Terre de Femmes - Fundação Yves Rocher 2021.

A inscrição é totalmente gratuita e obrigatória.
Inscreva-se aqui.