quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

MEDIDA DE APOIO À CONTRATAÇÃO VIA REEMBOLSO DA TAXA SOCIAL ÚNICA (RTSU)


imagem


 
Por 
" texto retirado no site do IEFP "


 
MEDIDA DE APOIO À CONTRATAÇÃO VIA REEMBOLSO DA TAXA SOCIAL ÚNICA (RTSU) – Abertura de Candidaturas
OBJETIVO DA MEDIDA
A Portaria n.º 229/2012, de 3 de agosto, veio consagrar uma medida de apoio à contratação de jovens desempregados, através do reembolso de uma percentagem das contribuições para a Segurança Social da responsabilidade do empregador, com vista a diminuir a carga fiscal associada à contratação e, consequentemente, reduzir a diferença entre o encargo financeiro suportado pelo empregador e a remuneração auferida pelo trabalhador.
 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS DE APLICAÇÃO
Na sequência da publicação da Portaria n.º 65-A/2013, de 13 de fevereiro, foram introduzidas alterações relativas às regras de aplicação desta medida, das quais se destacam as seguintes:
• As empresas que iniciaram processo especial de revitalização ao abrigo do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (CIRE), passam a poder candidatar-se à medida.
• Requisitos de acesso dos destinatários - diminuição do tempo de inscrição de 12 meses consecutivos para 6 meses consecutivos ou, independentemente do tempo de inscrição como desempregados, desde que não tenham estado inscritos na segurança social como trabalhadores por conta de outrem ou como trabalhadores independentes nos 12 meses anteriores à data da candidatura à Medida, nem tenham estado a estudar durante esse período.
• Celebração de contrato de trabalho a tempo parcial, sem termo ou a termo resolutivo certo, pelo período mínimo 18 meses.
• Pagamento do apoio financeiro efetuado em quatro prestações.
• Aferição de criação líquida de emprego e procedimento de verificação da manutenção do nível de emprego são alterados.
• A Medida é elegível em todo o território continental.
Candidaturas abertas a partir de 18 de fevereiro.
Faça aqui a sua candidatura: http://www.netemprego.gov.pt/IEFP/index.jsp

Prémios ACEPI - Navegantes XXI'12 - NOVA DATA - ALARGAMENTO DE CANDIDATURAS até 8 de Março 2013



LISBOA EMPREENDE



Teve lugar, no dia 19 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação pública do projeto “Lisboa Empreende – Microempreendedorismo”, com a presença da Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Simoneta da Luz Afonso, dos Presidentes, da CML, António Costa, do Montepio, Tomas Correia, do IEFP, Octávio Oliveira, da CASES, Eduardo Graça, entre outras individualidades de que destacam autarcas, em particular, Presidentes de Juntas de Freguesia.

"Lisboa Empreende" resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (gestora do Programa Nacional de Microcrédito), a Audax (Centro de Apoio ao Empreendedorismo e às Empresas Familiares), o Montepio, e a empresa social, João Sem Medo Center.
Saiba mais sobre este projeto no sítio da Câmara Municipal de Lisboa.

O Analista de Recursos Humanos NOVA AÇÃO FORMAÇÃO‏


O Citeforma desenvolveu uma nova ação de formação na área de recursos humanos, destinada a técnicos e responsáveis da área. Clique na imagem para consultar o programa do curso “O analista de Recursos Humanose faça a sua inscrição on-line. Para mais informações, contacte, por favor, a secretaria do Citeforma, através do geral@citeforma.pt ou do 217994560.
Obrigada!
Título: O analista de recursos humanos - Descrição: O analista de recursos humanos
De 06.03 a 24.04. horário pós-laboral
Informações e inscrições no site do Citeforma
cit
Tel | 217994560www.citeforma.pt

Inspiração

Maior evento comunicacao

Condições especiais até 5 de MarçoAproveite já!
Clique na sua cidade: Porto

Veja aqui testemunhos de quem já frequentou formação LIFE Training!
LIFE Training

LIFE Training 2013 - Todos os direitos reservados
 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Green Project Awards Portugal apresentado a 5 de Março. A inscrição é gratuita.

Green Project Awards Portugal apresentado a 5 de Março. A inscrição é gratuita.


A cerimónia de apresentação do Green Project Awards (GPA) Portugal 2013 terá lugar a 5 de Março, pelas 9h, no Palácio Conde de Penafiel (Sede da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), em Lisboa.
Este ano, o Green Project Awards conta com o apoio institucional da CPLP, uma parceria que visa assinalar a internacionalização da iniciativa que já chegou ao Brasil, Moçambique e Cabo Verde.
“Na sua sexta edição, queremos criar pontes entre os países de expressão portuguesa, fomentar a cooperação económica, a formação de sinergias e o desenvolvimento sustentável no espaço lusófono”, explicou o presidente da GCI, José Manuel Costa.
Leia todas as informações que já publicámos sobre o Green Project Awards, incluindo aedição brasileira, as novidades para 2013 e os premiados da edição de 2012.
A inscrição na cerimónia é gratuita, mas tem de a confirmar através do e-mail:toliveira@gci.pt. In Greensavers

Apresentação Programa Valorizar


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Coimbra lança concursos para ideias empreendedoras

A Câmara de Coimbra, em parceria com a universidade e o instituto politécnico, vai lançar dois concursos de ideias empreendedoras. O objectivo é dinamizar o centro histórico e, ao mesmo tempo, fixar os jovens na cidade através da criação do próprio emprego. 

O "StartUp Quiosque" prevê a criação de espaços inovadores em espaços históricos de Coimbra, locais que ficarão disponíveis para jovens empreendedores testarem os seus produtos. 

Por sua vez, o concurso "Coimbra-inovar o tradiconal no centro histórico" visa a apresentação de ideias de negócio, com o primeiro vencedor a ter direito a um prémio monetário e apoio à sua concretização. 

É uma ajuda do município para que Coimbra deixe de ser o quarto concelho do país com mais licenciados no desemprego. 

"Não está dentro dos meios de uma autarquia dar a volta a isso, são decisões que envolvem muitos meios, mas está nas mãos de uma autarquia dar uma mão, dar uma ajuda, e a autarquia de Coimbra faz o seu papel para minimizar este flagelo", explica àRenascença o presidente da Câmara, João Paulo Barbosa de Melo.
In RR

Empreendedor de Leiria reutiliza garrafas de vinho em kits de ervas aromáticas


Anthony Carter é um velho conhecido do Green Savers, tendo sido alvo de uma longa reportagem e entrevista, no nosso agregador, em Agosto. Agora, ele foi o principal protagonista do episódio 11 do Economia Verde.

Carter é o rosto do My Little Garden, um projecto que dá uma nova vida às garrafas de vinho, colocando-as como centro de um kit de ervas aromáticas.
O projecto nasceu do gosto de Anthony pela horta e tendências de consumo ecológicas. A My Little Garden é, de resto, a união destes dois conceitos.
Desde a nossa conversa de Agosto, Anthony acrescentou uma nova faceta ao seu projecto, desta vez social. É que o agrupamento de escuteiros de Leiria e um grupo de reclusos da prisão local também se associaram ao My Little Garden. Veja a reportagem.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Impulso Jovem: alterações entram em vigor




14.02.2013 - Tvi24

Programa quer atingir 90 mil jovens desempregados
Candidaturas ao programa Coopjovem já estão abertas e decorrem até ao final de setembro. Programa pretende apoiar 945 jovens
Já estão abertas as candidaturas ao programa Coopjovem, criado no âmbito do Impulso Jovem,que visa apoiar, com bolsas até 692 euros por mês, 945 jovens que criem cooperativas ou invistam nas cooperativas agrícolas já existentes, gerando postos de trabalho. A meta deste programa de apoio ao empreendedorismo cooperativo é destinar 2,7 milhões de euros à criação de 100 cooperativas jovens ainda este ano, «como forma de desenvolvimento de uma cultura solidária e de cooperação, facilitando a criação do seu próprio emprego e a definição do seu trajeto de vida», lê-se no site da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES). As bolsas, atribuídas durante um período mínimo de dois meses e máximo de seis, variam entre os 419,22 euros por mês (para jovens com o 9º ano e sem ensino secundário completo), os 544,99 euros (para quem tenha o ensino secundário completo) e os 691,70 euros para os licenciados. Quem pode concorrer? «Jovens dos 18 aos 30 anos que pretendam constituir uma nova cooperativa que integre de 5 a 9 cooperadores/as; Jovens dos 18 aos 40 anos que pretendem criar, com o limite máximo de nove jovens agricultores, uma cooperativa agrícola ou uma nova secção em cooperativas agrícolas já existentes que tenham até 10 trabalhadores/as», sendo que têm de possuir redisência nas chamadas regiões de convergência (Note, Centro e Alentejo). Outro requisito é que o projeto deve estar ainda na fase da ideia e ter potencial de crescimento. Para além das bolsas, os jovens terão direito a apoio técnico para o «alargamento de competências na área do empreendedorismo cooperativo e capacitação na estruturação do projeto cooperativo», ao mesmo tempo que têm a possibilidade de aceder ao crédito para o investimento, «bonificado e garantido nos termos da tipologia MICROINVEST». As candidaturas decorrem até 30 de setembro e são feitas diretamente a partir do site da CASES, onde há também um link destinado especificamente a esclarecer as dúvidas dos potenciais interessados.
As alterações que visam tornar mais abrangente o programa para promover a empregabilidade «Impulso Jovem» foram publicadas em Diário de República na quarta-feira e entram hoje em vigor.

De acordo com fonte do gabinete do ministro adjunto e dos assuntos parlamentares, as alterações publicadas representam «um novo impulso para o Impulso Jovem».

«As alterações a algumas medidas do Plano Estratégico Impulso Jovem visam alargar ainda mais o número de destinatários, em que se destaca a abrangência da região de Lisboa e Vale do Tejo, procurando, assim, contrariar a tendência de aumento do desemprego entre os mais jovens», diz um comunicado emitido pelo gabinete do ministro Miguel Relvas, que coordena o programa, citado pela Lusa.

O Impulso Jovem, destinado a promover a empregabilidade de jovens desempregados entre os 18 e os 30 anos, foi aprovado pelo Governo a 14 de junho e desenvolve-se em torno de três eixos: estágios profissionais, apoio à contratação e empreendedorismo e apoios ao investimento.

Entre as alterações publicadas, nomeadamente no âmbito dos Estágios Passaporte Emprego, consta o alargamento do programa à região de Lisboa e Vale do Tejo com verbas do orçamento do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). 

O alargamento da duração dos estágios de 6 meses para 12 meses, o acesso a estágios de acesso a profissões regulamentadas por ordens profissionais e o alargamento da medida Passaporte Emprego Economia Social às autarquias locais são outras das alterações que vão entrar em vigor.

No âmbito do apoio à contratação de jovens por via do reembolso das contribuições para a segurança social, vai ser reduzido de 12 para 6 meses o prazo de inscrição prévia dos jovens nos centros de emprego. 

O Impulso Jovem tem como meta abranger cerca de 90.000 jovens desempregados.

De acordo com o documento de avaliação do programa distribuído aos parceiros sociais em meados de janeiro, no âmbito da VI reunião de acompanhamento do Impulso Jovem, tinham sido registadas 3.387 candidaturas, e tinham sido abrangidos pelas medidas de empregabilidade 1.356 jovens.

O mesmo documento refere que cerca de 40% dos jovens colocados em postos de trabalho no âmbito de medidas de Apoio à Contratação correspondem a contratos de trabalho por tempo indeterminado.

Enterprise Europe Network - Faça já o seu pedido de informação preenchendo a Ficha disponível em download.



Enterprise Europe Network - Faça já o seu pedido de informação preenchendo a Ficha disponível em download.



Formada por mais de 500 pontos de contacto, espalhados por 40 países na Europa, esta nova rede oferece um conjunto de serviços descentralizados e de proximidade que apoiam as Pequenas e Médias Empresas (PME) no seu processo de internacionalização e no encontro de parceiros estratégicos para a inovação e para o desenvolvimento sustentado dos seus negócios.

Integrada no âmbito do Programa-Quadro para a Competitividade e Inovação da União Europeia, é sucessora das anteriores redes comunitárias deEuro Info Centres e dos Innovation Relay Centers, oferecendo, numa lógica de integração de competências, um serviço de balcão único, reunindo as diversas soluções disponíveis em termos de instrumentos e programas comunitários de apoio às PME.

Em Portugal a rede é representada por um consórcio que envolve nove entidades públicas e associativas, distribuídas regionalmente por todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Liderada pelo IAPMEI, a Enterprise Europe Network em Portugal integra os seguintes parceiros: ADI – Agência de Inovação, Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, AIDA – Associação Industrial de Aveiro, AIMINHO – Associação Industrial do Minho, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, CEC – Conselho Empresarial do Centro/CCIC - Câmara de Comércio e Industria do Centro e Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Serviços disponíveis

Através da rede, os empresários podem aceder facilmente a um conjunto de serviços, que podem ajudar a valorizar as suas estratégias de inovação e investimento no mercado europeu e fora dele:

Informação e aconselhamento
Acesso simplificado a informação vária sobre regulamentação comunitária, novas medidas de política com implicação na actividade empresarial, projectos e programas de financiamento na UE dirigidos às PME.

Ajuda na internacionalização dos negócios
Facilitação na procura de contactos comerciais fora do país, para empresas que pretendam alargar a sua actividade, tanto a nível europeu como internacional.

Apoio à inovação e parcerias tecnológicas
Ajuda às PME no acesso a programas comunitários de apoio à inovação e a parcerias estratégicas, que valorizem a industrialização de resultados de investigação e desenvolvimento obtidos nos diversos países.

Incentivo à cooperação na Europa
Difusão de oportunidades de negócio e ajuda no encontro de potenciais parcerias comerciais, de produção, para transferência de tecnologia ou outras, que incentivem a cooperação e a actividade empresarial internacional.


Vantagens para as empresas

Com este novo serviço, as empresas dispõem de:
- acesso simplificado a informação europeia, através de um único ponto de contacto.
- maior facilidade no aproveitamento de oportunidades de negócio no mercado interno europeu.
- apoio na identificação de parceiros estratégicos para a inovação, desenvolvimento e internacionalização dos negócios.
- aconselhamento na participação em programas financiados pela UE, de apoio à I&DT ou ao empreendedorismo qualificado.
- comunicação directa com a Comissão Europeia, através de um serviço de Feedback, que dá às empresas a possibilidade de participarem mais activamente na formatação das políticas europeias a seu favor.

Dê força aos seus negócios e inovação na Europa
Video sobre a Enterprise Europe Network (para visualizar clique em http://www.youtube.com/watch?v=DJATDvYgFts)
Faça já o seu pedido de informação preenchendo a Ficha de Pedido de Informação disponível em Veja Também.


 


www.enterpriseeuropenetwork.pt  (O apoio às empresas junto de si)
http://www.enterprise-europe-network.ec.europa.eu/index_en.htm (Portal Europeu da Rede Enterprise Europe Network)

CEC e AIMINHO vão apoiar 1400 Empresas na área da Propriedade Industrial




14.02.2013 - CEC Comunicação
Projeto + Valor PME cria Gabinete para aconselhamento nos processos de proteção e na obtenção de direitos de exclusividade sobre invenções.
Sensibilizar as Pequenas e Médias Empresas (PME) para a questão da Propriedade Industrial, visando a promoção da inovação e da competitividade do tecido empresarial nacional, é o objetivo do + Valor PME - Apoiar, Difundir e Organizar a Propriedade Industrial (PI). O projeto do AIMinho, em parceria com o CEC - Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC), prevê apoiar mais de 1 400 empresas do Norte e Centro do País.
A AIMinho e o CEC vão apostar em novas metodologias que privilegiam os contactos de proximidade, enquanto implementam atividades de suporte à difusão e partilha de informação sobre a PI, reforçando o Sistema da Propriedade Industrial nacional.
O + Valor PME terá à disposição das empresas um Gabinete de Apoio Técnico e Aconselhamento naquela área. Além de assessoria especializada na elaboração das estratégias das empresas em matéria de proteção das suas criações empresariais, dará apoio nos processos de proteção das empresas e na obtenção de direitos de exclusividade, entre outros serviços.
Alargar a Rede de Apoio à Propriedade Industrial, que conta já com 19 entidades relevantes do Norte e Centro do País, é outro dos objetivos do projeto. Além disso, será criada uma Plataforma colaborativa, fundamental para que a AIMinho e o CEC/, em estreita colaboração com os principais atores (redes e empresários), possam garantir a gestão e disseminação de conhecimento e informação estratégica de suporte ao planeamento, programação, execução e avaliação de iniciativas a promover.
No âmbito do projeto + Valor PME serão ainda realizados dois estudos, um de benchmark, para identificar, no mercado internacional, dois países líderes no desenvolvimento de diferentes metodologias de apoio à Propriedade Industrial e outro que reúne casos de sucesso empresarial nacionais também na área da Propriedade Industrial, seja pela notoriedade da marca alcançada, pela patenteabilidade de um produto de sucesso ou pelo registo de design.
Ao longo da vigência do projeto será ainda organizado um ciclo de seminários para impulsionar, incentivar e facilitar a utilização da PI pelas empresas.
O + Valor PME – Apoiar, Difundir e Organizar a Propriedade Industrial constitui-se como um instrumento colocado à disposição das empresas no seu trajeto para a adoção e monitorização de processos inovadores na vertente da proteção dos direitos da PI. Cofinanciado pelo POFC/SIAC – Programa Operacional Factores de Competitividade/ Sistema de Apoio a Acções Colectivas.
Para mais informações contactar:
CEC/António Ferreira
T: 239 497 160

Newsletter Inovação e Empreendedorismo nº 37‏

INOVAÇÃO

 

NEWSLETTER N.º 37 | FEVEREIRO 2013
Esta mensagem foi-lhe enviada pela Vida Económica. Se não consegue visualizar correctamente clique aqui

Caro(a) leitor(a):


Veja nesta edição
 
seta
"... O empreendedorismo e a inovação, serão com toda a certeza, fatores desequilibradores." Quem afirma é Paulo Ramalho Vereador do Desenvolvimento e das Relações Internacionais da Câmara Municipal da Maia.
 
seta
Como Crescer, na sua habitual página de opinião, Jaime Quesado alerta para que não é só a plataforma de desenvolvimento económico do país, mas também a criatividade e a inovação deverão fazer parte dos novos investimentos.
 
seta
Redes Sociais, desta vez sem os nossos habituais especialistas, mas com alguns destaques que serão do interesse dos nossos leitores.
 
seta
Notícias e artigos onde destacamos prémio recebido pelo UPTEC, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e a candidatura à 3ª edição do Prémio Inovação e Empreendedorismo, publicações com interesse e o calendário de eventos relacionados com a Inovação.
 
seta
Gestão preventiva e proativa, da autoria de Luís Archer.
 
 
  facebook


download PDF

Concurso de Ideias e Protótipos “Prototype” - Candidaturas abertas‏

A DNA Cascais associa-se à divulgação desta informação.


Estão abertas as candidaturas para o Concurso de Ideias e Protótipos “Prototype”. Promovida pela NOVABASE, a competição desafia os participantes a criar um protótipo de uma ideia que torne a vida das pessoas mais simples e feliz.

Não existem temas de participação, pelo que qualquer pessoa, com qualquer ideia, sobre qualquer assunto, pode concorrer. Basta identificar um problema do dia-a-dia e apresentar a ideia de solução em forma de protótipo, construído com recurso a materiais tão simples como papel, palhinhas e cola. As candidaturas devem ser acompanhadas de uma curta apresentação em vídeo.

O concurso “Prototype” é aberto à participação de qualquer pessoa, independentemente da área de formação e idade. O único requisito é ser cidadão de língua portuguesa. Os vencedores irão receber um prémio no valor de 1000 euros e os finalistas terão a oportunidade de integração num estágio profissional na unidade de negócio de Business Design da NOVABASE.


Fases de candidatura

Fase A: candidaturas até 24 de fevereiro;
Fase B: candidaturas de 25 de a 24 de março;
Fase C: candidaturas de 25 de março a 21 de abril;

Ver vídeo | Guia do Participante | Informações em www.ido.pt 

Concurso de Ideias e Protótipos “Prototype”



Estão abertas as candidaturas para o Concurso de Ideias e Protótipos “Prototype”.
Promovida pela NOVABASE, a competição desafia os participantes a criar um protótipo de uma ideia que torne a vida das pessoas mais simples e felizNão existem temas de participaçãopelo que qualquer pessoa, com qualquer ideiasobre qualquer assuntopode concorrerBasta identificar um problema do dia-a-dia e apresentar a ideia de solução em forma de protótipoconstruído com recurso a materiais tão simples comopapelpalhinhas e cola. As candidaturas devem ser acompanhadas de uma curta apresentação em vídeo.
concurso “Prototype” é aberto à participação de qualquer pessoaindependentemente da área de formação e idade. O único requisito é ser cidadão de língua portuguesaOs vencedores irão receber um prémio no valor de 1000 euros e os finalistas terão a oportunidade de integração num estágio profissional na unidade de negócio de Business Design da NOVABASE.
Fases de candidatura
Fase A: candidaturas até 24 de fevereiro;
Fase B: candidaturas de 25 de a 24 de março;
Fase C: candidaturas de 25 de março a 21 de abril;
Ver vídeo | Guia do Participante | Informações em www.ido.pt

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Menina de oito anos quer tornar as outras crianças em empreendedoras

Menina de oito anos quer tornar as outras crianças em empreendedoras


Quando andava na pré-escola, nos EUA, Kylee chegou uma vez a casa com um desenho de uma banca de venda de limonadas. O trabalho respondia à pergunta da professora “O que queres ser quando fores grande?”. A mãe não deixou a ocorrência passar em branco e resolveu incentivar a filha a ter ferramentas para concretizar esse ou outros sonho – hoje ela é uma mini empresária.
Kylee tem agora 8 anos. Percebendo que existe uma lacuna entre o que é ensinado na escola e o que é o mundo real, mãe e filha puseram mãos à obra e decidiram ser empreendedoras. Em 2011, Kylee criou um clube para inspirar as amigas a aprender mais acerca do empreendedorismo – trata-se do Little Ladies Inventing Fun Through Entrepreneurship (lLIFTE).
Ao longo dos últimos anos, o lLIFTE tem servido para ensinar conceitos básicos de negócio às meninas da sala da Kylee e mostrar-lhes que ser empreendedor significa fazer o que se gosta, projectando o seu próprio emprego.
Mas, como jovem empreendedora que é, Kylee ambiciona criar um espaço onde mais crianças tenham contacto com o empreendedorismo. Para isso, avançou com o projecto online Tomorrow’s Lemonade Stand, que visa informar crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, por todo o mundo, acerca desta temática.
O Tomorrow’s Lemonade Stand dará acesso a cursos, conteúdos e jogos de alta qualidade, adequados às idades em questão e construídos para aumentar o interesse das crianças pela matéria. Este será um ambiente seguro e divertido, onde as crianças poderão partilhar ideias, explorar a criatividade e aprender competências empresariais básicas.
Por detrás do projecto está a ideia de que aprender acerca do dinheiro e do trabalho em equipa é fundamental nos nossos dias, sendo igualmente importante em idades tão precoces saber ser criativos, assumir riscos e descobrir as paixões.
Foi já lançada uma campanha na Kickstarter para ajudar a converter o protótipo da Kylee em realidade. Ao avançar, espera-se que o projecto permita que mais crianças possam ser inspiradas por seus próprios sonhos, motivadas pelas suas próprias paixões e capazes de enfrentar os desafios com confiança, tornando-se mais felizes. In Greensavers

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Prémio SPE



Prémio SPE é atribuído 3 vezes por ano, nos meses de OutubroFevereiro e Julho.
Os concorrente deverão apresentar um projecto de negóciosendo o prémio a elaboraçãopor consultores da SPE, de um plano de negócios completo para o projecto vencedor.
Prémio SPE será realizado através da Rede Nacional de Empreendedorespelo que é necessário fazer o respectivoregisto em www.rnempreendedores.orgonde se encontram todas as informações necessárias.
Não perca esta oportunidadeEstá neste momento a decorrer o Prémio SPE Outubro 2012, estando também  abertasas candidaturas ao Prémio SPE Fevereiro 2013..