quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Newsletter Enterprise Europe Network em Portugal CRM:0001540

Enterprise Europe Network
Enterprise Europe Network em Portugal Newsletter

Horizonte 2020: 125 Convites à apresentação de propostas já publicados
27/12/2013
O Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração.
O próximo Programa Quadro de Investigação financiará todo o tipo de entidades - Universidades, Centros de Investigação, PMEs, grandes empresas, jovens empreendedores; e abrange todas as áreas científicas desde saúde às tecnologias de informação e comunicação, materiais, segurança e energia. Todas as prioridades para Portugal foram incluídas tais como uma linha de investigação autónoma para o Mar e outra para a Herança Cultural.
O apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.
H2020 é composto por três Pilares programáticos com âmbitos diferentes: Pilar I – Excelência Científica (com cerca de 32% do orçamento total);Pilar II – Liderança Industrial (correspondente a cerca de 22% do orçamento);Pilar III – Desafios Societais (com cerca de 39% do orçamento total).
O H2020 conta ainda com cerca de 2% do seu orçamento total como contributo financeiro para o Joint Research Center da Comissão Europeia.Para além destes três pilares, existem ainda outros instrumentos que representam, no total, cerca de 6% do orçamento do H2020. Adicionalmente, o programa EURATOM, destinado a atividades na área da energia nuclear, tem um orçamento, no âmbito do H2020, de 2,37 milhões de euros para o período de 2014 a 2020.
No dia 11 de Dezembro a Comissão Europeia anunciou a primeira abertura de concursos para apresentar projetos no âmbito do Horizonte 2020. O financiamento conta com mais de 15 mil milhões de euros para os dois primeiros anos. Há neste momento 125 convites publicados para apresentação de propostas ao Horizonte 2020, cujo conteúdo pode ser consultado aqui.
Consulte aqui o calendário de Sessões de Informação sobre o Horizonte 2020 que o GPPQ está a organizar. Procure uma do seu interesse, que seja perto de si e participe.

Programa Europa Criativa: 170 milhões de euros disponíveis em 2014
27/12/2013
As organizações culturais e criativas que desejem concorrer para financiamento em 2014 graças ao programa Europa Criativa, o novo programa da União Europeia para os setores culturais e criativos, podem começar a preparar os seus pedidos de subvenção. Encontrarão os primeiros detalhes das oportunidades de financiamento (convites à apresentação de propostas) aqui.
A fim de ajudar a preparar as candidaturas, o novo Guia do programa Europa Criativa contém uma grande variedade de informações sobre o processo de financiamento. São disponibilizados quase 170 milhões de euros de financiamento no quadro dos primeiros convites à apresentação de propostas do programa para 2014. Os particulares não podem concorrer diretamente às subvenções; devem, sim, contactar organizações relevantes como associações culturais, festivais, teatros e distribuidores cinematográficos, etc., que apresentam a proposta. Podem ainda contactar a sua rede nacional de centros de informação Europa Criativa.
O programa Europa Criativa, que será dotado de um orçamento total de 1,46 mil milhões de euros nos próximos sete anos - 9 % mais do que atualmente — apoiará artistas, profissionais da cultura e organizações culturais em domínios como as artes do espetáculo, belas artes, edição, filmes, televisão, música, jogos de vídeo, artes interdisciplinares, património e jogos de vídeo que possam operar noutros países e desenvolver as competências que são necessárias na era digital. Ao aumentar a visibilidade das obras culturais europeias noutros países, também irá promover a diversidade cultural e linguística.
Para além dos subprogramas Cultura e MEDIA, o programa Europa Criativa incluirá uma vertente intersectorial para apoiar a cooperação política, intervenções transversais e um novo mecanismo de garantia financeira, que permitirá às pequenas e médias empresas dos setores culturais e criativos acederem a empréstimos bancários até ao montante de 750 milhões de euros. O mecanismo estará operacional a partir de 2016.
O novo programa, que substitui os programas MEDIA, MEDIA Mundus e Cultura, irá afetar 56 % do seu orçamento ao apoio do cinema e o setor audiovisual e 31 % ao apoio à cultura.
Os setores culturais e criativos europeus representam até 4,5 % do PIB europeu, correspondendo a cerca de 3,8 % da mão-de-obra da UE (8,5 milhões de pessoas).

Comissão quer tornar a mobilidade urbana mais fácil e mais ecológica
27/12/2013
A Comissão Europeia vai aumentar o seu apoio às cidades através do novo «pacote da mobilidade urbana» adotado a 17 de Dezembro, intensificando o intercâmbio de boas práticas, prestando apoio financeiro específico e investindo na investigação e desenvolvimento. Além disso, vai estimular o desenvolvimento de «planos de mobilidade urbana sustentável», para fomentar a evolução para transportes mais limpos e mais sustentáveis nas zonas urbanas.
As cidades representam mais de 70 % da população e cerca de 85 % do PIB da União. A maior parte das viagens começa e termina nas cidades. Em muitas zonas urbanas, no entanto, o aumento da procura de mobilidade urbana criou uma situação insustentável: grandes congestionamentos, má qualidade do ar, emissões sonoras e níveis elevados de emissões de CO2. O congestionamento urbano compromete os objetivos da UE para um sistema de transportes competitivo e eficiente em termos de recursos.
Um novo inquérito Eurobarómetro (ref. 406) revela que os cidadãos europeus estão preocupados com o impacto negativo da mobilidade urbana e muitos estão pessimistas quanto às perspetivas de melhoria da mobilidade nas suas cidades. Uma grande maioria (76 %) considera que o congestionamento, a qualidade do ar (81 %) e os acidentes (73 %) são problemas graves. Menos de um quarto acredita que a situação vá melhorar no futuro (24 %) e muitos pensam que se deverá manter (35 %) ou piorar (37 %).

As PME europeias estão cada vez mais verdes
27/12/2013
Comparando com o ano passado, as PME europeias estão se tornando mais eficiente na utilização dos recursos e estão contribuindo substancialmente para a transição para uma economia de baixo carbono, de acordo com os resultados do inquérito Eurobarómetro 2013 sobre " PMEs, Eficiência na utilização dos Recursos e Mercados Ecológicos”.
Por exemplo, a pesquisa mostra que 42% das PME da UE têm agora pelo menos um emprego verde (a tempo inteiro ou parcial) um aumento de 5% a partir de 2012, o  que excede as expectativas criadas pelas empresas há quase dois anos.
Além disso, mais de nove em cada dez PME estão a tomar pelo menos uma ação no sentido de tornarem mais eficiente a utilização dos recursos e o nível desses esforços tem aumentado desde o ano passado. As ações mais comuns são a minimização dos resíduos (67%), economia de energia (67%) e a poupança de materiais (59%). Pelo menos metades estão também a reciclar, através da reutilização dentro da empresa de materiais ou desperdícios e poupando água (ambos 51%).
Metade das PME europeias operam em mercados verdes, oferecem produtos e serviços com características ambientais, como a produção biológica e rotulagem ecológica ou eco-design (51%) . Mais de um terço (35%) oferece produtos ou serviços na área de material reciclado - 6 % a mais que em 2012. Construção, alimentos e bebidas e equipamento eletrônicos e mecânicos de máquinas e equipamentos ainda são os produtos e serviços verdes mais vendidos.
Mais informações aqui (Ref. 381).

Sobre outras matérias de interesse e acções da Enterprise Europe Network, não deixe de consultar o nosso portal, acedendo a www.enterpriseeuropenetwork.pt ou enviando um e-mail para qualquer membro da rede.
IAPMEI - Parcerias para o crescimentoAssociação Comercial e Industrial do FunchalAgência de InovaçãoAssociação Industrial do Distrito de AveiroAssociação Industrial do MinhoConcelho Empresarial do CentroCâmara do Comércio e Industria dos AçoresInstituto Nacional Da Propriedade IndustrialProjecto co-financiado pela Comissão EuropeiaComissão De Coordenação E Desenvolvimento Regional Do Algarve
Enterprise Europe Network Portugal - 2008 - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário