sábado, 8 de junho de 2013

Jovem portuguesa cria cosmética natural com produtos da Cova da Beira

Jovem portuguesa cria cosmética natural com produtos da Cova da Beira (com FOTOS)
É exactamente para quem gosta de cuidar do seu corpo de forma natural, bem longe da presença de químicos tóxicos, que nasceu a Da’ki. Trata-se da criação de cosmética natural, de fabrico artesanal. E o melhor de tudo é que a sua origem não é longínqua – todos os produtos têm origem daqui, de Portugal.
Francisca Vidal, de 25 anos, é a impulsionadora deste projecto. É designer gráfico, nascida em Coimbra, mas vive actualmente no Fundão. Foi por via de uma série de experiências bem-sucedidas e “da vontade de mudar alguma coisa no mundo” que fez nascer no início deste ano a Da’ki, explica a jovem ao Green Savers.
A influência para esta aventura surgiu, de forma muito natural, das mais-valias de viver junto de duas magníficas serras, a Estrela e a Gardunha. “A Da’ki veio fortalecer a ligação com os ambientes que me rodeiam, criando produtos que têm na sua origem aromas da Cova da Beira”, explica Francisca. “O nome surge precisamente quando me apercebi que o ímpeto era esse, criar produtos de cosmética natural, com matérias-primas desta região.”
O projecto teve início apenas com a produção de sabonetes com 100% de azeite, com aroma de limão – do quintal de Francisca – e canela. Neste momento, a oferta já é mais variada: há sabão de azeite com alecrim e canela, com zimbro, com argila e canela, com hortelã e limão ou com pétalas de rosa e mel.
A Da’ki disponibiliza ainda uma gama de hidratantes labiais que conjugam óleos e cera de abelha com alfazema, citronela, mel e alecrim.
O azeite usado nos sabonetes é produzido no lagar do Fundão, com azeitonas colhidas numa quinta de amigos de Francisca. A cera de abelha e o mel são provenientes da Casa do Mel, situada em Bogas de Cima. Os limões, a hortelã e as rosas são colhidos do próprio quintal da artesã. “Apenas adquiro alguns aromas, sendo os óleos essenciais certificados e biológicos”, afirma.
“A ideia é comprar o menos possível, usando as matérias-primas que estão mais próximas e fazendo com que estas se transformem em produtos com a máxima qualidade, sempre produzidos com técnicas artesanais, com o devido tempo de secagem”, explica a jovem.
A produção é toda feita por Francisca – que já conta também com a ajuda do namorado, com quem partilha esta paixão. A aprendizagem tem sido feita através de pesquisas e ensinamentos transmitidos por amigos que já faziam este tipo de produtos para consumo próprio.
Os hidratantes, vendidos em embalagens de 10 ml, têm o preço fixo de €2,50. O sabão custa €0,30 por cada 10 gramas, sendo que cada unidade tem entre 80 a 100 gramas.
Os produtos podem ser adquiridos online ou numa das quatro lojas físicas onde já se encontram à venda – no Fundão, na Covilhã, em Castelo Novo e em Tavira. A partir de meados de Junho estarão disponíveis também na Guarda.
Francisca há-de continuar a criar os seus produtos biológicos e artesanais a partir do interior do país, entre muitas experiências com as matérias-primas da Cova da Beira. O seu grande objectivo é fazer prosperar não só a Da’ki, mas também a região que lhe vale de inspiração.
Siga a Da’ki no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário