quinta-feira, 11 de abril de 2013

Empreendedores de Condeixa vencem concurso de ideias de negócio




Uma empresa de formação na área florestal foi uma das três ideias de negócio vencedoras da primeira edição do Concurso Regional de Empreendedorismo lançado pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM).

Jorge Freire e Victor Cunha, ambos de Condeixa, licenciados pela Escola Superior Agrária de Coimbra em Engenharia Florestal, tiveram a ideia, apresentaram-na, com êxito, a concurso e agora querem passá-la à prática.

O objectivo do negócio é “promover e realizar projectos de formação e consultoria de intervenção social inovadores, de qualidade e de valor sustentável, que contribuam para o desenvolvimento económico, social e humano”.

Segundo os promotores, a ideia está em “fase de angariação de parceiros, criação de uma bolsa de formadores e elaboração do processo de certificação para a formação”.

Numa região onde detectaram “lacunas” ao nível da formação florestal (“Há pessoas a procurar formação em Espanha”, diz Victor Cunha), os dois empreendedores lembram que “os trabalhadores de uma empresa, têm que ter formação sendo estas penalizadas se a mesma não ocorrer “.

“A maior exigência no mercado laboral faz com que as pessoas queiram reforçar os seus conhecimentos de forma a ter mais oportunidades de conseguir um emprego”, realçam sobre a viabilidade do negócio.

Os três projectos vencedores do primeiro concurso de empreendedorismo foram ontem, em Coimbra, apresentados pelos seus autores.

Na sessão, foi também apresentado o programa do II Ciclo Regional de Capacitação, integrado na segunda fase de um programa de actividades para os empreendedores dos dez municípios do Baixo Mondego, que inclui um novo concurso de empreendedorismo.

O projecto visa a criação de iniciativas empresariais, “mobilizando um conjunto diversificado de actores locais”, destacou Jorge Bento, presidente da CIM-BM e autarca de Condeixa, que entregou as distinções aos vencedores(foto).

O período de candidatura à segunda edição do concurso decorre até 26 de Julho, estando programadas várias acções para os diversos concelhos que constituem aquela comunidade.

Em Condeixa, no dia 10 de Maio, decorre o ciclo local de capacitação do empreendedorismo e para 1 de Julho está agendado o “II Desafio de criação de ideias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário