domingo, 28 de abril de 2013

ANJE prepara novo concurso de ideias



19.04.2013 | Por Cátia Mateus
A Associação Nacional de Jovens Empresários já prepara a 17ª edição do Concurso Nacional de Ideias, A competição será promovida em 52 estabelecimentos de ensino e visa fomentar o espírito empreendedor entre os jovens sub-35, incentivando-os à criação de projetos empresariais inovadores. As candidaturas já decorrem.
As candidaturas para 17ª edição do Concurso Nacional de Ideias de Negócio, dinamizado pela Academia dos Empreendedores - uma marca da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) pensada para desenvolver o empreendedorismo - em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), já estão abertas. Até 8 de novembro, os promotores da iniciativa esperam detetar entre o público mais jovem, as mais inovadoras ideias de negócio.

Pensado para ajudar os jovens até aos 35 anos a materializarem os seus planos de negócio, disponibilizando-lhes os recursos humanos, técnicos, formativos e de consultoria necessários ao exercício da atividade empresarial, o Concurso Nacional de Ideias de Negócio tem também como missão “estimular a prática empreendedora e fomentar a iniciativa empresarial, não só junto de futuros gestores, mas também junto dos jovens cujas formações não estão tão vocacionadas para a criação de empresas, através dos protocolos estabelecidos com instituições de ensino nacionais”, explica a organização da competição. A pensar neste público, a edição deste ano será promovida em 52 estabelecimentos de ensino secundário, profissional e superior, de norte a sul do país.

Para além das escolas mais focadas no ensino da Economia, Gestão e Administração, como sejam a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, o Instituto Português de Administração e Marketing ou a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, a competição é também promovida noutros polos de qualificação, com especialidade em áreas tão diversas como a Engenharia, Turismo, Saúde ou Agricultura, abrangendo diversas instituições de ensino.
Segundo a ANJE, “cada uma das instituições de ensino a promover o Concurso Nacional de Ideias vai submeter as propostas dos seus alunos a um júri para seleção da melhor candidatura apresentada”. A associação acrescenta ainda que “as candidaturas independentes serão avaliadas em paralelo por um júri nacional, constituído por experientes consultores empresariais”.Entre as ideias de negócio mais inovadoras, selecionadas entre candidaturas independentes e as apresentadas pelas escolas, será apurada a Melhor Ideia de Negócio.

Os promotores das melhores ideias serão distinguidos com o Certificado de Jovem Empreendedor do Ano e beneficiarão de todo o apoio técnico e empresarial que viabilizará a conversão das ideias em planos de negócio. “Os vencedores são contemplados com uma formação, em formato high coaching, com duração de oito horas e avaliada no valor de mil euros”, adianta a organização acrescentando que “as ideias viáveis que rapidamente se estruturarem em planos de negócio promissores são posteriormente encaminhadas para o Prémio Jovem Empreendedor, que facilitará e potenciará a constituição da empresa”. Na última edição, o Concurso Nacional de ideias distinguiu a plataforma PTTecno, desenvolvida por dois estudantes de Ciências Biomédicas e pensada para facilitar a transferência de tecnologia dos centros de investigação para as empresas. As candidaturas para este ano podem ser formalizadas no site da associação em www.anje.pt. in expresso emprego

Nenhum comentário:

Postar um comentário