domingo, 10 de fevereiro de 2013

IEUA PROCURA IDEIAS DE NEGÓCIO PARA DINAMIZAR REGIÃO - ENTREVISTA A CELSO CARVALHO

Diário de Aveiro   

IEUAentreviewEm que consiste o Concurso de Ideias lançado pela IEUA?
Num conjunto de acções de capacitação para a qualificação de ideias de negócio, bem como para o seu desenvolvimento e apresentação à comunidade da Região de Aveiro. As ideias de negócio finalistas, para além da possibilidade de obterem financiamento através da plataforma Massivemov, vão receber apoio para a elaboração do Plano de Negócios. O vencedor final ganha um Programa de Imersão em Silicon Valley (Califórnia, EUA) uma oportunidade única de visitar o maior ecossistema mundial de criação de start-ups. Esta não é a primeira vez que a IEUA lança um concurso ideias.
Qual é a mais-valia deste?
A mais-valia do IEUA Start é que não são apenas os finalistas ou o vencedor a ganharem os prémios. Todos os candidatos ganham porque podem melhorar a sua ideia de negócio, através dos workshops, aumentarem a notoriedade da ideia, rede de contactos e, eventualmente, financiamento para concretizarem parte do seu projecto.
Quais são os requisitos para participar neste concurso?
São admitidos projectos que se enquadrem na área de produtos ou serviço (ex: mobiliário, aplicações web, vestuário) e, de preferência, que já tenham um modelo/protótipo desenvolvido para ser implementado na Região de Aveiro.
Como farão a selecção de candidatos?
Na primeira fase será avaliada a inovação, originalidade e exequibilidade da ideia de negócio, a resposta a necessidades de mercado identificadas e, por último, a possibilidade de sustentação da ideia num Plano de Negócios.
Têm recebido muitas candidaturas?
Temos recebido muitas intenções. Este concurso tem como parceira a Massivemov Crowdfunding.
Porquê a necessidade/oportunidade desta parceria?
Para que a comunidade da Região de Aveiro possa apoiar e contribuir para a selecção e para a concretização dos projectos que considere mais relevante, se possível através de financiamento.
Aliar-se a este conceito foi uma demonstração de inovação também?
Foi uma demonstração de que não temos a "verdade absoluta" de saber quais são os projectos mais relevantes para a comunidade, bem como que não apostamos apenas num vencedor, mas em apoiar e capacitar o maior número de projectos possíveis.
O crowdfunding é uma alternativa aos actuais sistemas de  incentivos para criação deempresas?
É sobretudo uma ferramenta para ajudar a qualificar o projecto, para os tirar "da gaveta" e para atrair um montante mínimo de capital.
O acesso ao crédito é uma nova dificuldade ao empreendedorismo e à constituição de empresas?
Eu diria que a dificuldade no acesso não é nova, mas antes a complexidade e a exigência.
A IEUA está à procura de novas ideias de negócio?
A IEUA está à procura de ideias de negócio para serem concretizadas na Região de Aveiro, e em todos os municípios. Este é mais um pequeno contributo que a UA oferece à região.
Ainda há lugar ao empreendedorismo numa altura em que a crise está instalada?
A crise é sempre temporária e conjuntural. Temos de ter uma perspectiva de médio e de longo prazo e mudar algumas das ideias pré-concebidas sobre o que é uma empresa. O ano passado foi o melhor ano de sempre na IEUA. Encerramos o ano com 18 empresas incubadas que são responsáveis por 62 postos de trabalho directos e mais de três milhões de euros de facturação.
Só é possível ultrapassar o actual momento económico com ideias inovadoras e novos modelos de negócio? Quais os mais "apetecíveis"?
Tudo é possível desde que seja que a proposta de valor seja evidente e que o promotor saiba, no mínimo, responder às seguintes questões: qual é a melhoria que o produto ou serviço incorpora, porque é que se diferencia, para melhor, das soluções já existentes, quais as vantagens competitivas que apresenta face às alternativas concorrentes, quais são as necessidades de mercado a que o produto ou serviço pode dar resposta. De uma forma geral, devem ser claro por que razão as pessoas estarão dispostas a pagar para ver a sua necessidade satisfeita, tendo em conta a solução que lhes é proposta.
O vencedor terá oportunidade de participar no programa de imersão em Silicon Valley. É uma oportunidade única?
Se tivermos em atenção que o programa custa cerca de 10 mil euros e que só há uma edição por ano...
O que implica esta "imersão"?
O interesse e a capacidade de interagir com especialistas reputados num âmbito de elevado dinamismo, nomeadamente através de sessões de trabalho e de visitas às mais inovadoras e bem sucedidas empresas, como a IDEO, Cisco, VMware, Zynga, Intel, e a algumas das prestigiadas universidades do mundo, como Stanford University, Cambridge Innovation Center. Por último, implica a disponibilidade para promover a ligação do seu projecto à economia mais inovadora a nível mundial – Silicon Valley, o maior berço de inovação a nível mundial.
O que espera deste concurso de ideias?
Contribuir para a concretização de projectos que possam apoiar o desenvolvimento económico da Região de Aveiro... e para concretizar alguns dos sonhos de potenciais empreendedores. In Crup

Nenhum comentário:

Postar um comentário