domingo, 24 de fevereiro de 2013

CEC e AIMINHO vão apoiar 1400 Empresas na área da Propriedade Industrial




14.02.2013 - CEC Comunicação
Projeto + Valor PME cria Gabinete para aconselhamento nos processos de proteção e na obtenção de direitos de exclusividade sobre invenções.
Sensibilizar as Pequenas e Médias Empresas (PME) para a questão da Propriedade Industrial, visando a promoção da inovação e da competitividade do tecido empresarial nacional, é o objetivo do + Valor PME - Apoiar, Difundir e Organizar a Propriedade Industrial (PI). O projeto do AIMinho, em parceria com o CEC - Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC), prevê apoiar mais de 1 400 empresas do Norte e Centro do País.
A AIMinho e o CEC vão apostar em novas metodologias que privilegiam os contactos de proximidade, enquanto implementam atividades de suporte à difusão e partilha de informação sobre a PI, reforçando o Sistema da Propriedade Industrial nacional.
O + Valor PME terá à disposição das empresas um Gabinete de Apoio Técnico e Aconselhamento naquela área. Além de assessoria especializada na elaboração das estratégias das empresas em matéria de proteção das suas criações empresariais, dará apoio nos processos de proteção das empresas e na obtenção de direitos de exclusividade, entre outros serviços.
Alargar a Rede de Apoio à Propriedade Industrial, que conta já com 19 entidades relevantes do Norte e Centro do País, é outro dos objetivos do projeto. Além disso, será criada uma Plataforma colaborativa, fundamental para que a AIMinho e o CEC/, em estreita colaboração com os principais atores (redes e empresários), possam garantir a gestão e disseminação de conhecimento e informação estratégica de suporte ao planeamento, programação, execução e avaliação de iniciativas a promover.
No âmbito do projeto + Valor PME serão ainda realizados dois estudos, um de benchmark, para identificar, no mercado internacional, dois países líderes no desenvolvimento de diferentes metodologias de apoio à Propriedade Industrial e outro que reúne casos de sucesso empresarial nacionais também na área da Propriedade Industrial, seja pela notoriedade da marca alcançada, pela patenteabilidade de um produto de sucesso ou pelo registo de design.
Ao longo da vigência do projeto será ainda organizado um ciclo de seminários para impulsionar, incentivar e facilitar a utilização da PI pelas empresas.
O + Valor PME – Apoiar, Difundir e Organizar a Propriedade Industrial constitui-se como um instrumento colocado à disposição das empresas no seu trajeto para a adoção e monitorização de processos inovadores na vertente da proteção dos direitos da PI. Cofinanciado pelo POFC/SIAC – Programa Operacional Factores de Competitividade/ Sistema de Apoio a Acções Colectivas.
Para mais informações contactar:
CEC/António Ferreira
T: 239 497 160

Nenhum comentário:

Postar um comentário