sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Cantanhede cria 100 postos de trabalho em nova fábrica de fungicida biológico

Cantanhede cria 100 postos de trabalho em nova fábrica de fungicida biológico


Em 2011, uma equipa de investigadores portugueses desenvolveu e patenteou um fungicida biológico de elevada eficácia, extraído do tremoço. O projecto está agora a ser posto em prático pela Converde, uma empresa de biotecnologia que inaugurou uma fábrica num parque industrial de Cantenhede e que irá criar 100 postos de trabalho, até 2016, em todo este processo.
Segundo o jornal Campeão das Províncias, o produto será comercializado para todo o mundo e tem uma eficácia igual ou até superior à dos melhores fungicidas sintéticos disponíveis no mercado.
Com um investimento total de cerca de €30 milhões na fábrica, a Converde vai aproveitar uma investigação pioneira realizada no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, onde foi identificada a proteína multifuncional BLAD. Produzida durante a germinação de uma variedade de tremoço denominada “lupinus albus”, esta proteína funciona como substância activa do fungicida.
A descoberta, que teve início em 1991 e à qual se seguiram mais de dez anos de investigação, culminou com a participação do projeto no Programa COHiTEC, da COTEC Portugal, que viabilizou a vertente comercial do projecto.
A COTEC salienta que a inauguração da unidade industrial marca uma nova fase para a empresa Converde. Com uma área coberta de 17 mil m2, a unidade está projectada de forma a triplicar a capacidade de produção, que é actualmente de 2 mil toneladas por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário