segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Maior capacidade de integração dos desempregados. Maior captação e satisfação das ofertas de emprego

26-12-2012
 
 
No que respeita aos candidatos destaca-se a oportunidade destes procederem à sua inscrição no IEFP, I.P., via Internet, assim como, da apresentação de proposta do seu Plano Pessoal de Emprego.
Quanto às entidades empregadoras, salienta-se, a possibilidade destas poderem selecionar um de três níveis, que determinam o envolvimento do IEFP no processo de gestão da sua oferta de emprego. A Divulgação da Oferta através do NETemprego, ficando o recrutamento e seleção a cargo do empregador (nível 3); a Divulgação da oferta e a identificação dos profissionais com perfil ajustável, ficando a seleção a cargo do empregador (nível 2), ou, o apoio ao empregador no processo de seleção do candidato a contratar (nível 1).
As alterações no NetEmprego e o novo Modelo de Intervenção para o Ajustamento, integram e foram concebidos no âmbito do Programa de Relançamento do Serviço Público de Emprego assentando aquele Modelo num conjunto de funcionalidades, de modalidades de serviços e instrumentos revestidos de um carater inovador, sustentado em soluções tecnológicas, que continuarão a ser desenvolvidas e aprofundadas para que seja possível garantir uma resposta mais célere e adequada às necessidades de quem se dirige ao serviço público de emprego.
Dos vários elementos indispensáveis à concretização do modelo, merecem referência duas figuras centrais: o Gestor de Carreira e oGestor da Oferta.
O primeiro é o responsável por acompanhar o percurso de um determinado número de desempregados, de forma próxima e regular, visando, deste modo, assegurar a sua integração no mercado de trabalho em tempo oportuno. O segundo, assume o papel de interlocutor privilegiado no relacionamento com o empregador, a quem compete fazer a intermediação entre as suas necessidades e os serviços e valências disponíveis no IEFP, I.P.
Fim do texto

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