sábado, 10 de novembro de 2012

Plataforma de alojamento universitário vence prémio de indústrias criativas


Plataforma de alojamento universitário vence prémio de indústrias criativas

O projecto que criou uma plataforma de alojamento universitário ganhou a edição de 2012 do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves e vai representar Portugal no concurso mundial «Creative Business Cup», na Dinamarca, de 12 a 14 de Dezembro.

UniPlaces foi desenvolvido por uma equipa internacional que criou uma «plataforma on-line que procura colmatar as falhas existentes na oferta de alojamento a universitários», segundo explica um comunicado enviado à Lusa pela Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas (ADDCT).
A distinção foi feita na quinta-feira, em Guimarães, uma vez que a quarta edição do prémio integrou a programação da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.
O concurso tem como objectivo «apoiar e incentivar jovens empreendedores a transformar as suas ideias em negócio».
O projecto foi desenvolvido por uma equipa internacional, composta por um Miguel Amaro (Portugal), Ben Grech (Inglaterra) e Leo Lara e Matiano Kostelec (Espanha) e consiste numa «plataforma on-line que procura colmatar as falhas existentes na oferta de alojamento a universitários».
Para isso, explica a ADDICT, é estabelecido «contacto entre senhorios e estudantes de uma forma simples e eficiente, adequado às necessidades de cada uma das partes».
Disponível a partir de Novembro de 2011, Uniplaces tem asseguradas «24 parcerias com universidades portuguesas, permitindo-lhe ser reconhecido como o portal oficial de arrendamento universitário».
Esta nova plataforma vai agora representar Portugal no evento que premeia os «melhores empreendedores criativos a nível mundial», o concurso ‘Creative Business Cup’, em Dezembro, cujo prémio é de 50 mil euros.
Além do prémio monetário, o vencedor do prémio irá concorrer com 24 projectos pelo acesso a um «programa de apoio com mentores na fase inicial de desenvolvimento do negócio».
Com o Uniplaces foi distinguido também, com menções honrosas, o projecto Safecity 3D, «um jogo educativo digital que permite que as crianças aprendam e treinem comportamentos de segurança», e o Limetree, que consiste numa aplicação ‘web’ e ‘mobile’ para arquivo de memórias e recordações de crianças.
O Prémio Nacional de Indústrias Criativas Super Bock / Serralves recebeu para esta 4.ª edição 443 candidaturas, o que, segundo a organização, «supera o total de candidaturas recebidas nas três primeiras edições» e «demonstra o carácter empreendedor dos portugueses no desenvolvimento de negócios em território nacional, alguns com potencial de internacionalização».
Diário Digital com Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário