Por Nota de Imprensa N.º 263
Na passada sexta-feira, dia 19 de outubro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho encheu para assistir à Apresentação
| Entidades públicas e privadas, empresários e cidadãos de Albufeira compareceram no Salão Nobre dos Paços do Concelho para participar na cerimónia de apresentação pública do AGE – Gabinete de Empreendedorismo da Câmara Municipal. Ana Rico, a jovem designer que venceu o concurso de ideias para criação do Logótipo do AGE também esteve presente. |
Na passada sexta-feira, dia 19 de outubro, foram várias as entidades, empresários e cidadãos de Albufeira que fizeram questão de marcar presença na apresentação pública do Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira –AGE, cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.O serviço que funciona informalmente desde o início do ano, na dependência da Divisão de Turismo e Desenvolvimento Económico da Autarquia, com a coordenação de Paulo Dias, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira “teve a sua génese há cerca de um ano e meio, primeiro com a prospeção e aproximação às entidades que trabalham na área do empreendedorismo e que nos podiam ajudar a tornar os projetos viáveis” disse aquele responsável durante a apresentação do AGE. Fez também questão de salientar que se trata de um serviço transversal que irá trabalhar em articulação com outros serviços da Autarquia e diversas entidades externas, apostando numa atitude proactiva, focada no empreendedorismo e na inovação com vista a dinamizar a economia local.
O AGE tem por objetivo promover o desenvolvimento económico do concelho e do seu tecido empresarial através da competitividade, empreendedorismo, inovação, apoio ao investidor e empregabilidade. Para alcançar os referidos objetivos, o Gabinete atua ao nível de três vertentes que considera prioritárias: Informação, Acompanhamento e Captação de Investimentos. Das várias competências destacamos: a recolha e sistematização de informação estatística com interesse para o desenvolvimento de projetos de investimento e estudos de mercado, apoio no âmbito dos sistemas de incentivo ao investimento (a nível nacional e comunitário), informação sobre áreas de acolhimento empresarial ou zonas de expansão dos usos comercial, industrial e serviços, acompanhamento de ideias e pretensões de negócio, promoção de um programa de desenvolvimento estratégico que identifique as áreas de maior potencial do concelho e criação de um sistema de incentivos locais com vista à atração e fixação de empresas.
Depois da apresentação do Gabinete, Ana Rico, a jovem designer de Albufeira que venceu o concurso de ideias para criação do Logótipo do AGE, apresentado oficialmente durante a cerimónia, foi publicamente agraciada com a atribuição de um cheque Fnac, no valor de 100,00€, uma oferta da empresa Beltrão Coelho.
Durante a sua intervenção Desidério Silva agradeceu a todos os parceiros e, em especial à equipa do AGE pela excelência do projeto e do trabalho já desenvolvido, bem como pela importância do papel deste Gabinete no desenvolvimento económico do concelho. “Atualmente estamos num mundo cada vez mais global e com enorme competitividade e os países, as regiões e, em última análise, as empresas que não apostarem na inovação e no empreendedorismo irão ficar para trás. Sendo Albufeira líder no Turismo, área em que a competitividade é cada vez maior, é muito importante a criação deste Gabinete que irá sistematizar e clarificar a informação dispersa, articulando com os vários serviços e entidades parceiras de forma a viabilizar os projetos dos cidadãos e das empresas que muitas vezes andam perdidos sem saber a quem recorrer”, afirmou o responsável.Por sua vez o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, salientou que as dificuldades económicas são uma excelente oportunidade para pensar, para refletir antes de agir e o AGE é disso um excelente exemplo ao desenvolver um trabalho que permite ir para a frente e “encontrar novos caminhos que passam pela cooperação estratégica com diferentes entidades e pela aposta num tipo de pensamento: motivar os empresários para virem investir em Albufeira, criar empregos e riqueza no concelho”. Exortou os presentes a não cruzarem os braços e a apostarem na inovação e criatividade para criarem os seus próprios empregos. “Hoje em dia tudo tem que ser repensado, começando pelas formas de financiamento dos municípios que têm que criar condições para atrair emprego e riqueza com vista ao seu próprio desenvolvimento”. Carlos Silva e Sousa terminou a sua intervenção afirmando que a criação do AGE “é uma prova de que é necessário contrariar inevitabilidades”.
Refira-se que o site do AGE já está disponível através do site institucional do Município emwww.cm-albufeira.pt, onde pode encontrar informação sobre o Gabinete, os parceiros e diversas entidades públicas e privadas que interagem com o serviço, informação sobre eventos anteriormente organizados pelo AGE, bem como as iniciativas programadas até ao final do ano.

Nenhum comentário:
Postar um comentário