domingo, 4 de novembro de 2012

Apresentação Pública do Gabinete do Empreendedorismo de Albufeira



Por Nota de Imprensa N.º 263
2012-10-25
Na passada sexta-feira, dia 19 de outubro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho encheu para assistir à Apresentação

Entidades públicas e privadas, empresários e cidadãos de Albufeira compareceram no Salão Nobre dos Paços do Concelho para participar na cerimónia de apresentação pública do AGE – Gabinete de Empreendedorismo da Câmara Municipal. Ana Rico, a jovem designer que venceu o concurso de ideias para criação do Logótipo do AGE também esteve presente.

Na passada sexta-feira, dia 19 de outubro, foram várias as entidades, empresários e cidadãos de Albufeira que fizeram questão de marcar presença na apresentação pública do Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira –AGE, cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O serviço que funciona informalmente desde o início do ano, na dependência da Divisão de Turismo e Desenvolvimento Económico da Autarquia, com a coordenação de Paulo Dias, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira “teve a sua génese há cerca de um ano e meio, primeiro com a prospeção e aproximação às entidades que trabalham na área do empreendedorismo e que nos podiam ajudar a tornar os projetos viáveis” disse aquele responsável durante a apresentação do AGE. Fez também questão de salientar que se trata de um serviço transversal que irá trabalhar em articulação com outros serviços da Autarquia e diversas entidades externas, apostando numa atitude proactiva, focada no empreendedorismo e na inovação com vista a dinamizar a economia local.

O AGE tem por objetivo promover o desenvolvimento económico do concelho e do seu tecido empresarial através da competitividade, empreendedorismo, inovação, apoio ao investidor e empregabilidade. Para alcançar os referidos objetivos, o Gabinete atua ao nível de três vertentes que considera prioritárias: Informação, Acompanhamento e Captação de Investimentos. Das várias competências destacamos: a recolha e sistematização de informação estatística com interesse para o desenvolvimento de projetos de investimento e estudos de mercado, apoio no âmbito dos sistemas de incentivo ao investimento (a nível nacional e comunitário), informação sobre áreas de acolhimento empresarial ou zonas de expansão dos usos comercial, industrial e serviços, acompanhamento de ideias e pretensões de negócio, promoção de um programa de desenvolvimento estratégico que identifique as áreas de maior potencial do concelho e criação de um sistema de incentivos locais com vista à atração e fixação de empresas.

Depois da apresentação do Gabinete, Ana Rico, a jovem designer de Albufeira que venceu o concurso de ideias para criação do Logótipo do AGE, apresentado oficialmente durante a cerimónia, foi publicamente agraciada com a atribuição de um cheque Fnac, no valor de 100,00€, uma oferta da empresa Beltrão Coelho.

Durante a sua intervenção Desidério Silva agradeceu a todos os parceiros e, em especial à equipa do AGE pela excelência do projeto e do trabalho já desenvolvido, bem como pela importância do papel deste Gabinete no desenvolvimento económico do concelho. “Atualmente estamos num mundo cada vez mais global e com enorme competitividade e os países, as regiões e, em última análise, as empresas que não apostarem na inovação e no empreendedorismo irão ficar para trás. Sendo Albufeira líder no Turismo, área em que a competitividade é cada vez maior, é muito importante a criação deste Gabinete que irá sistematizar e clarificar a informação dispersa, articulando com os vários serviços e entidades parceiras de forma a viabilizar os projetos dos cidadãos e das empresas que muitas vezes andam perdidos sem saber a quem recorrer”, afirmou o responsável.

Por sua vez o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, salientou que as dificuldades económicas são uma excelente oportunidade para pensar, para refletir antes de agir e o AGE é disso um excelente exemplo ao desenvolver um trabalho que permite ir para a frente e “encontrar novos caminhos que passam pela cooperação estratégica com diferentes entidades e pela aposta num tipo de pensamento: motivar os empresários para virem investir em Albufeira, criar empregos e riqueza no concelho”. Exortou os presentes a não cruzarem os braços e a apostarem na inovação e criatividade para criarem os seus próprios empregos. “Hoje em dia tudo tem que ser repensado, começando pelas formas de financiamento dos municípios que têm que criar condições para atrair emprego e riqueza com vista ao seu próprio desenvolvimento”. Carlos Silva e Sousa terminou a sua intervenção afirmando que a criação do AGE “é uma prova de que é necessário contrariar inevitabilidades”.

Refira-se que o site do AGE já está disponível através do site institucional do Município emwww.cm-albufeira.pt, onde pode encontrar informação sobre o Gabinete, os parceiros e diversas entidades públicas e privadas que interagem com o serviço, informação sobre eventos anteriormente organizados pelo AGE, bem como as iniciativas programadas até ao final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário