quarta-feira, 25 de julho de 2012

Lançada a iniciativa Naturfunding de crowdfunding ambiental


É lançada hoje a iniciativa Naturfunding http://www.indiegogo.com/partners/ntfd , uma iniciativa internacional de crowdfunding* ambiental que resulta de uma parceria estabelecida entre o portal ambiental português Naturlink http://naturlink.sapo.pt e a plataforma de crowdfunding norte-americana Indiegogo http://www.indiegogo.com .
O Indiegogo é a principal plataforma generalista mundial de crowdfunding, através da qual já foram apresentados milhares de projectos sedeados em quase 200 países, e uma análise realizada em 2011 recorrendo ao Google Ad Planner indicou que o portal Naturlink era o portal ambiental de maior tráfego da Europa.
 
Esta parceria tem por objectivo disponibilizar uma plataforma de referência e proporcionar visibilidade internacional a campanhas de crowdfunding ambiental. Assim, a Naturfunding encoraja e promove causas, iniciativas empresariais e/ou projectos criativos que contribuam para a conservação da natureza, o uso sensato dos recursos naturais e um dia-a-dia mais sustentável.
 
As duas primeiras campanhas lançadas no contexto desta parceria tratam de temas e têm objectivos muito distintos.
1) Por um lado, é solicitado pela organização não ambiental de ambiente Grupo Lobo apoio colectivo para a aquisição dos terrenos onde o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico tem estado localizado nos últimos 25 anos ( http://igg.me/p/175073?a=825388 ) dado que, apesar do reconhecimento nacional e internacional que esta instituição já granjeou, se não conseguir adquirir os 17 hectares de terreno onde o Centro está localizado, este terá de fechar as instalações e sair do local, colocando em risco a continuidade de um trabalho de referência e conferindo dramatismo ao apelo desta organização.
 
2) Por outro lado, a Iniciativa Construção Sustentável, constituída desde 2007 com o objectivo de contribuir activamente para o alargamento de boas práticas na construção, apresenta uma campanha destinada a angariar fundos para a produção de um livro e de uma ferramenta online que servirão deguia para a aplicação dos princípios e medidas de construção sustentável em regiões de Clima Mediterrânico ( http://igg.me/p/175649?a=825388 ). Estes produtos destinam-se não só a proprietários de imóveis e às equipas de projecto que participam na sua construção ou reabilitação, com vista a conferir-lhes salubridade, conforto e economia enquanto acrescentam valor ambiental, mas também a permitir aos moradores tomar decisões fundamentadas que contribuam para melhorar a sua qualidade de vida e a favorecer o orçamento familiar.
 
Agradecemos o apoio e máxima divulgação destas campanhas.
 
Convidamos todos aqueles que têm ou apoiam ideias inovadoras e causas ambientais a financiá-las através da iniciativa Naturfunding http://www.indiegogo.com/partners/ntfd. Se desejarem desenvolver campanhas associadas a esta iniciativa, beneficiando do apoio do portal Naturlink e da plataforma Indiegogo na sua preparação e promoção, sugerimos que nos contactem através do e-mailnaturlink@naturlink.pt
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário