quarta-feira, 4 de maio de 2011

Financiamento Criação Micro e Pequena Empresas

Os empreendedores dispõem de mais um instrumento de financiamento à instalação de novas empresas.


A Câmara Municipal de Lisboa vai aproveitar os Fundos do programa FINICIA para criar um fundo de 500 mil euros com o objectivo de apoiar financeiramente as pessoas que pretendam criar o seu próprio negócio.


Estes importantes apoios financeiros, são disponibilizados em parceria com o IAPMEI e no âmbito do programa em vigor, o “FINICIA”. A autarquia lisboeta vai desta formar apoiar a criação de novas empresas, incrementando assim a constituição de novas PME´s no município.


O apoio da Câmara Municipal de Lisboa na criação de novas estruturas empresariais, será efectivada através do referido fundo. O modelo será equivalente ao de capital de risco, pois o fundo participará no capital social dessas PME’s em 20% do capital social.


Esta proposta foi apresentada pelo presidente António Costa (PS), a qual foi bem acolhida e aprovada por maioria, contando apenas com a abstenção do PCP.


Esta importante medida vai beneficiar os potenciais empresários que além de não disporem da totalidade do capital social para criarem o seu próprio negócio, contarão com uma instituição pública, que por si só, alavancará as possibilidades de obtenção dos restantes meios financeiros à instalação do negócio. Por outro lado, este fundo conta com um banco de referência na aplicação dos fundos - o Montepio Geral.


Aproveitando o FINICIA, a cooperação do IAPMEI e a intervenção do Montepio Geral, a Câmara Municipal de Lisboa dará um importante passo no incremento e incentivo ao empreendorismo, à instalação de unidades empresariais pequena e média dimensão, e, por conseguinte, potenciará a criação de emprego, diminuindo desta forma o desemprego no seu município.


O banco de referência na participação deste fundo é o Montepio Geral, que entrará com quatrocentos, dos quinhentos mil euros previstos para o arranque do fundo.


O Montepio Geral ficará incumbido de movimentar o fundo, com vista à atribuição dos subsídios municipais a conceder aos empreendedores que queiram instalar o seu negócio no município de Lisboa.


O limite máximo de concessão do subsídio municipal para a criação de PM´s será de 45 mil euros, valor bastante razoável para se iniciar um pequeno/médio negócio.


Tal como nas linhas de crédito Microinvest e Invest+, a SGM (Sociedade de Garantia Mútua) garantirá em 75% o financiamento do projecto. O subsídio atribuído pela CML é reembolsável, embora se possa converter em não reembolsável, caso o projecto/negócio seja considerado de interesse estratégico para o município de Lisboa. Os subsídios atribuídos pela CML estão isentos de juros.


A parte financiada pelo Montepio Geral terá uma taxa de juro equivalente à Euribor a 180 dias, tratando-se portanto de uma taxa de juro bonificada, e, bastante atractiva para o inicio de novos investimentos/negócios.


Para o efeito, os empreendedores interessados deverão providenciar o respectivo Plano de Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário