terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Empreendimento turístico “Casas de Carya Tallaya” nasce em Vale das Éguas

Empresa recupera casas para fins turísticos e para apoio aos utentes das Termas do Cró
foto


A empresa Proença & Filhos, Lda., com sede em Vale das Éguas, no concelho do Sabugal, que iniciou a actividade em Novembro de 1995, vai proceder à recuperação de duas casas, no âmbito do Turismo Casas de Campo, para apoio aos futuros utilizadores das Termas do Cró.
O projecto denominado Casas de Carya Tallaya, dado o significado histórico que o nome representa para Vale das Éguas, irá “permitir a criação de novos postos de trabalho, na Freguesia e no concelho”, como referiu ao Jornal A Guarda o sócio-gerente da empresa, Vítor Proença.
O responsável indicou que as obras que estão a iniciar-se no terreno, contemplam a reconstrução de duas casas, para criação de 4 apartamentos com 7 quartos duplos, todos com sala de jantar, copa e “kitchenet”.
“O projecto está inserido no PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos) do Vale do Côa e foi recentemente candidatado à Associação de Desenvolvimento Pró-Raia, no âmbito do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural)”, contou o empresário, referindo que representa um investimento global de 300 mil euros.
Segundo Vítor Proença, com o investimento, pretende-se “aproveitar as potencialidades da Freguesia de Vale das Éguas, nomeadamente a Praia Fluvial, e a proximidade das Termas do Cró, que irão estar prontas em Maio deste ano”.
Referiu que os grandes objectivos deste projecto são “valorizar, recuperar e promover o património natural, paisagístico, arquitectónico, arqueológico e histórico-cultural, relacionando-se, desta forma, lazer, natureza e turismo no concelho em geral e área circundante a Vale das Éguas em particular”. Também pretende contribuir para a conservação da natureza e das condições ambientais; promover o desenvolvimento local, pela diversificação das actividades no meio rural; promover um modelo de actividade turística inovador no concelho; contribuir para a criação de novos postos de trabalho directos e indirectos; contribuir para procura do concelho como referência turística de qualidade; valorizar e promover os produtos locais; e diversificar e qualificar a actividade turística no concelho do Sabugal”.
Projecto de desenvolvimento sustentável

Segundo os promotores, o projecto Casas de Carya Tallaya “será um verdadeiro projecto de desenvolvimento sustentável, em que associado à eficiência económica haverá uma coesão social e uma preservação e conservação da natureza, alicerçado numa vontade efectiva de solidariedade com as populações locais”.
Referem que para a sua sustentabilidade, há que ser implementada uma gestão integrada de todas as actividades”, podendo haver duas hipóteses de exploração das diversas actividades turísticas: a exploração de todas as actividades turísticas, incluindo eventuais actividades de restauração e de venda dos produtos rurais e artesanais e a existência de micro empresas que explorarão as diversas actividades turísticas associadas ao projecto (actividade de restauração, loja de apoio ao desporto de natureza (passeios pedestres por trilhos com observação do património histórico e arqueológico, passeios de burro, passeios ou aulas de equitação, canoagem, BTT e outras).
O empresário salientou que o projecto contempla a utilização de equipamentos de eficiência energética e/ou energia renovável. “Pretendemos criar centrais de compostagem e de tratamento dos resíduos biodegradáveis; promover workshops de educação/sensibilização ambiental; organizar programas de observação de fauna e flora local, convidando para o efeito especialistas da área; desenvolver um projecto de horta e cultivo de produtos biológicos em espaço circundante à casa” e proceder à criação de asininos, animal em vias de extinção, adiantou o sócio-gerente da empresa responsável pelo projecto. in jornal a Guarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário